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Carros vindos da China estão em risco? Quase 90% das montadoras chinesas podem DESAPARECER até 2030, diz estudo alarmante

Escrito por Alisson Ficher
Publicado em 20/07/2024 às 23:13
Atualizado em 28/07/2024 às 13:58
Estudo prevê que quase 90% das montadoras chinesas podem falir até 2030 devido à intensa competição. Apenas 19 devem permanecer lucrativas. (Imagem: reprodução)
Estudo prevê que quase 90% das montadoras chinesas podem falir até 2030 devido à intensa competição. Apenas 19 devem permanecer lucrativas. (Imagem: reprodução)

Quase 90% das montadoras chinesas podem desaparecer até 2030, afirma um estudo publicado pela consultoria automotiva AlixPartners. Leia e veja os motivos.

A indústria automotiva chinesa, que tem mostrado crescimento robusto nos últimos anos, pode estar prestes a enfrentar uma mudança dramática.

Um estudo alarmante da consultoria AlixPartners prevê que quase 90% das montadoras chinesas podem desaparecer até 2030. De acordo com a pesquisa, das 137 fabricantes atuais, apenas 19 devem continuar lucrativas ao final da década.

A análise da AlixPartners considera vários fatores, como o grande número de fabricantes e a feroz guerra de preços no mercado automotivo chinês.

Essa competição favorece empresas maiores e mais estruturadas, enquanto fabricantes menores lutam para sobreviver.

O estudo sugere que, até 2030, apenas uma em cada sete montadoras continuará operando com lucro, o que implica que cerca de 118 fabricantes fecharão suas portas nos próximos anos.

Entre as sobreviventes, destaca-se a BYD, que tem sido crucial para a expansão dos carros chineses em mercados como o Brasil.

A estratégia da BYD de reduzir suas margens de lucro para forçar concorrentes a venderem mais barato tem gerado um impacto significativo no setor.

Segundo a AlixPartners, essa abordagem colocou diversas marcas menores em uma posição difícil, como a WM, que declarou falência em 2023.

Sobrevivência das montadoras mais fortes na China

O estudo da AlixPartners indica que, se a situação atual persistir, aproximadamente 85% das montadoras chinesas poderão falir até 2030.

Para evitar esse destino, a consultoria sugere que as fabricantes mudem suas estratégias, focando em nichos de mercado menores em vez de competir diretamente com gigantes como a BYD.

Essa adaptação pode ser crucial para a sobrevivência das marcas menores no altamente competitivo mercado chinês. No Brasil, a influência das montadoras chinesas é significativa, especialmente com o crescimento da BYD.

A empresa se destacou ao oferecer veículos a preços competitivos, atraindo muitos consumidores. Essa agressiva estratégia de preços é uma das principais razões para o sucesso da BYD no Brasil e em outros mercados.

A guerra de preços e seus efeitos

A guerra de preços no mercado automotivo chinês tem benefícios e desvantagens. Enquanto os consumidores ganham acesso a veículos mais acessíveis, as montadoras enfrentam uma pressão intensa, especialmente aquelas sem os mesmos recursos financeiros e operacionais das líderes do setor.

As marcas menores, incapazes de competir em preços, precisam buscar alternativas, como especialização em nichos de mercado ou inovação tecnológica. Segundo o estudo, a perspectiva futura para as montadoras chinesas aponta para uma significativa consolidação do setor.

Com a saída de cena de muitas fabricantes, as marcas sobreviventes poderão emergir mais fortes, aproveitando uma base de consumidores menos fragmentada. No entanto, essa consolidação também representa um desafio para a diversidade e inovação no mercado automotivo da China.

O futuro das montadoras chinesas

O estudo da AlixPartners ainda oferece uma visão clara do futuro incerto das montadoras chinesas. A intensa competição e a guerra de preços estão moldando um cenário onde apenas as mais fortes sobreviverão.

Adaptação e mudança de estratégias serão essenciais para as fabricantes que desejam permanecer relevantes e lucrativas nos próximos anos na China. Para consumidores e o mercado global, essa evolução promete uma nova era para os carros chineses, com potencial para redefinir o panorama automotivo mundial.

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Alisson Ficher

Jornalista formado desde 2017 e atuante na área desde 2015, com seis anos de experiência em revista impressa e mais de 12 mil publicações online. Especialista em política, empregos, economia, cursos, entre outros temas. Se você tiver alguma dúvida, quiser reportar um erro ou sugerir uma pauta sobre os temas tratados no site, entre em contato pelo e-mail: alisson.hficher@outlook.com. Não aceitamos currículos!

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