1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Acerto entre Petrobras e Naturgy prevê suspensão de multas em contratos de gás para indústrias do Rio para minimizar crise econômica 
Tempo de leitura 2 min de leitura

Acerto entre Petrobras e Naturgy prevê suspensão de multas em contratos de gás para indústrias do Rio para minimizar crise econômica 

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 30/03/2020 às 16:24
Atualizado em 31/03/2020 às 06:24
Acerto entre Petrobras e Naturgy prevê suspensão de multas em contratos de gás para indústrias do Rio para minimizar crise econômica
Acerto entre Petrobras e Naturgy prevê suspensão de multas em contratos de gás para indústrias do Rio para minimizar crise econômica
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

As indústrias fluminenses terão uma flexibilização em seus contratos de compra de gás natural junto à Petrobras,  Ceg e a Ceg Rio, distribuidoras de gás natural no Estado do Rio que pertencem aos grupo Naturgy. Petrobras fará importação de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) devido a “escassez pontual” causada pela grande procura das famílias. 

Leia também

Dentre as medidas acertadas na última sexta-feira entre a Naturgy e Petrobras, com a participação da Secretária de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, estão a flexibilização do consumo mínimo contratado e a não cobrança de penalidades contratuais.

Pai e filho sorrindo ao fundo de arte promocional da Shopee para o Dia dos Pais, com produtos e caixas flutuantes em cenário laranja vibrante.
Celebre o Dia dos Pais com ofertas incríveis na Shopee!
Ícone de link VEJA AS OFERTAS!

A decisão foi tomada a fim de minimizar os impactos da crise econômica acentuada pela pandemia do novo coronavírus.

Com essa flexibilização as indústrias só pagarão pelo gás natural consumido e não pelos volumes constantes nos contratos.

Segundo nota da Secretaria neste sábado, o acordo “vai proporcionar tranquilidade principalmente para a indústria, em razão do compromisso de pagamento mínimo da capacidade contratada.”

Na semana passada, o Governo do Rio também negociou com a Naturgy a suspensão, por 30 dias, de cortes e desligamentos de gás em razão da inadimplência dos consumidores dos segmentos residencial e comercial de pequeno porte.

A Naturgy, controladora da Ceg e da Ceg Rio, explicou que o acordo acertado com a Petrobras vai beneficiar todos os clientes industriais e grandes clientes que têm contratos de compra de gás natural com a cláusula take or pay, ou seja, pagem por um volume fixado, independente se foi consumido ou não. Com a flexibilização, as empresas vão pagar apenas o gás consumido e não o previsto nos contratos.

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas militar, segurança, indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato com flaviacamil@gmail.com para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não enviar currículo.

Compartilhar em aplicativos