Iniciativas, estudos, eventos e cursos estão entre as estratégias das entidades para ampliar a representação racial na indústria de petróleo e gás.
As entidades líderes do setor energético, Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Universidade Zumbi dos Palmares e a Iniciativa Empresarial pela Equidade Racial, estabeleceram uma parceria estratégica em prol de ações de Diversidade e Inclusão (D&I) no segmento de óleo e gás. Firmaram na quarta-feira, 28/6, dois acordos direcionados à atração, capacitação e retenção de jovens negros no mercado de trabalho do setor energético brasileiro.
Ampliando a visibilidade dos profissionais negros no setor de óleo e gás
A aliança entre o IBP e a Universidade Zumbi dos Palmares é consolidada através de um acordo de cooperação que tem como foco principal ampliar a visibilidade dos profissionais negros no mercado de óleo e gás. “Com 56% da população do Brasil sendo negra e parda, cabe a nós, do IBP, destacar a falta de representatividade negra, especialmente nos cargos de liderança”, declarou Fernanda Delgado, diretora-executiva Corporativa do IBP.
Por outro lado, o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, Professor Doutor José Vicente, salientou que esta colaboração realiza um desejo antigo da comunidade negra. Ele ressaltou o potencial da indústria de petróleo para ser um agente de transformação para a igualdade racial, especialmente pela contratação de jovens negros recém-formados.
- PETRONAS Brasil fortalece educação e cultura com iniciativas em sustentabilidade e inclusão social
- Guia Completo da Arval: Dicas Incríveis para Maximizar a Vida e Desempenho dos Seus Carros Elétricos
- Impulsionando o Futuro: MTR Solar Revoluciona o Setor com Complexo Inovador e Soluções Verdes
- Sil Fios e Cabos Elétricos: Vencedor do Prêmio Anamaco 2024 pelos 50 Anos de Excelência em Condutores Elétricos.
Promovendo a equidade racial: um compromisso empresarial
Adicionalmente, o IBP firmou um acordo com a Iniciativa Empresarial pela Equidade Racial, assumindo dez compromissos voltados para a promoção da igualdade racial. Tatiana Pio, coordenadora geral da Iniciativa Empresarial, destacou a importância de romper barreiras e buscar diversidade nos níveis mais altos das empresas.
Durante o evento, foram discutidas possíveis melhorias. Fernanda Delgado, do IBP, enfatizou a necessidade de diversidade de pensamento, que inclui o mapeamento e a capacitação. Nesse sentido, ela defende a liderança de mulheres, negros, PcD, LGBTQIAPN+ e todas as novas formas de pensamento necessárias para a evolução do mercado de trabalho.
“Nossa meta é evoluir. Em breve, lançaremos um formulário voluntário de autoidentificação de profissionais negros no setor de óleo e gás. Além disso, planejamos preparar jovens negros através de trilhas de aprendizagem para qualificação no setor de energia, focando em tecnologia, gestão financeira, gestão e jurídico”, anunciou a diretora-executiva Corporativa do IBP.