Iniciativas, estudos, eventos e cursos estão entre as estratégias das entidades para ampliar a representação racial na indústria de petróleo e gás.
As entidades líderes do setor energético, Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Universidade Zumbi dos Palmares e a Iniciativa Empresarial pela Equidade Racial, estabeleceram uma parceria estratégica em prol de ações de Diversidade e Inclusão (D&I) no segmento de óleo e gás. Firmaram na quarta-feira, 28/6, dois acordos direcionados à atração, capacitação e retenção de jovens negros no mercado de trabalho do setor energético brasileiro.
Ampliando a visibilidade dos profissionais negros no setor de óleo e gás
A aliança entre o IBP e a Universidade Zumbi dos Palmares é consolidada através de um acordo de cooperação que tem como foco principal ampliar a visibilidade dos profissionais negros no mercado de óleo e gás. “Com 56% da população do Brasil sendo negra e parda, cabe a nós, do IBP, destacar a falta de representatividade negra, especialmente nos cargos de liderança”, declarou Fernanda Delgado, diretora-executiva Corporativa do IBP.
Por outro lado, o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, Professor Doutor José Vicente, salientou que esta colaboração realiza um desejo antigo da comunidade negra. Ele ressaltou o potencial da indústria de petróleo para ser um agente de transformação para a igualdade racial, especialmente pela contratação de jovens negros recém-formados.
-
ABM Week 2025 amplia integração entre estudantes e indústria com debates e desafios técnicos
-
Indústria siderúrgica brasileira aposta em descarbonização e busca liderança global até 2050
-
CPF vira chave de acesso ao SUS e governo desativa milhões de cadastros até 2026
-
The Town 2025 reforça segurança com cúpula antidrone e vigilância inteligente em Interlagos
Promovendo a equidade racial: um compromisso empresarial
Adicionalmente, o IBP firmou um acordo com a Iniciativa Empresarial pela Equidade Racial, assumindo dez compromissos voltados para a promoção da igualdade racial. Tatiana Pio, coordenadora geral da Iniciativa Empresarial, destacou a importância de romper barreiras e buscar diversidade nos níveis mais altos das empresas.
Durante o evento, foram discutidas possíveis melhorias. Fernanda Delgado, do IBP, enfatizou a necessidade de diversidade de pensamento, que inclui o mapeamento e a capacitação. Nesse sentido, ela defende a liderança de mulheres, negros, PcD, LGBTQIAPN+ e todas as novas formas de pensamento necessárias para a evolução do mercado de trabalho.
“Nossa meta é evoluir. Em breve, lançaremos um formulário voluntário de autoidentificação de profissionais negros no setor de óleo e gás. Além disso, planejamos preparar jovens negros através de trilhas de aprendizagem para qualificação no setor de energia, focando em tecnologia, gestão financeira, gestão e jurídico”, anunciou a diretora-executiva Corporativa do IBP.
Comentários fechados para esse artigo.
Mensagem exibida apenas para administradores.