Inovação descoberta por cientistas pode acabar de vez com a sede no mundo com a utilização da energia solar. Saiba como funciona!
Uma inovação promete mudar a realidade de milhões de pessoas em todo o mundo: um sistema de dessalinização movido a energia solar capaz de transformar água salgada em potável. Desenvolvida por cientistas do King’s College London em colaboração com o MIT e o Instituto Helmhotz, essa tecnologia apresenta um potencial incrível para revolucionar o acesso à água limpa, especialmente em países em desenvolvimento, de acordo com o site Olhar Digital.
O sistema utiliza membranas especializadas para separar íons de sal da água, ajustando a voltagem e o fluxo de água com base na disponibilidade de luz solar. Em testes na Índia e nos EUA, o sistema com uso de energia solar demonstrou produzir uma quantidade significativa de água doce diariamente, oferecendo uma solução econômica e sustentável para comunidades afetadas pela escassez de água.
Aplicações além da dessalinização
Além de transformar água salgada em potável utilizando a energia solar, essa tecnologia tem potencial para:
-
Setor solar dos EUA: Tarifaço põe em risco viabilidade de fornecedores indianos
-
Energia renovável em Minas Gerais ganha incentivo com nova medida tributária
-
Energias renováveis se tornarão a maior fonte de eletricidade do mundo até 2026
-
Eis o hidrogênio branco: “combustível do futuro” limpo, barato e abundante que especialistas dizem estar pronto para ser explorado
- Ser usada em irrigação e tratamento de águas residuais;
- Reduzir custos e emissões de carbono no setor agrícola;
- Fornecer uma solução sustentável para problemas hídricos e climáticos globais;
- Mitigar os efeitos das mudanças climáticas, especialmente na agricultura;
Além disso, ao fornecer água doce para irrigação a um preço reduzido, sem comprometer o volume, pode-se ajudar os agricultores a enfrentar desafios como a seca e os custos elevados de água.
Como funciona o processo de dessalinização usando a energia solar?
Foto: Reprodução King’s College London
Próximos passos e impacto futuro
Os pesquisadores estão planejando aplicar essa tecnologia que utiliza a energia solar a outros setores, como o tratamento de águas residuais e a produção de alcalino para ajudar o oceano a absorver mais CO2 da atmosfera. Isso não apenas descarbonizaria a agricultura, mas também traria benefícios ambientais e climáticos mais amplos.
Em um mundo onde cerca de 40% da população enfrenta escassez de água, essa inovação promete ser um divisor de águas, oferecendo acesso confiável a água potável segura, livre de emissões no local e com um desconto de aproximadamente 22% em comparação com métodos tradicionais.
Novo sistema que transforma água salgada em potável:
Com relação à este sistema, que considero impactante pelos benefícios que poderá produzir, principalmente, em regiões tão carentes com relação a água potável. Não obstante, a minha indagação como leigo no assunto que não quer calar é a seguinte: É certo que em todo processo envolvendo mudança com relação ao meio ambiente geram externalidades positivas e negativas. Com relação as negativas, que eu acho ser uma, gostaria de saber qual o destino da quantidade de sal que é separada da água salgada.
Que maravilhosa descoberta. Isso é um bem pra humanidade. Se os governantes não extorquir esse bem, será uma alegria para a humanidade.👏👏👏👏👏👏
Entendo que, no processo, ocorre a extração do sal, que precisará ter alguma destinação, de modo a não promover o desequilíbrio na salinizascao da água do mar; que poderá ter efeitos devastadores no bioma marinho. Estou correto?
Era isso que estava pensando. O que vão fazer com os rejeitos do sal? Será que nossos oceanos vão virar um mar Morto? Como vai ser o mar Vermelho e o golgo Pérsico?
O oceano Pacífico vai se tornar revoltoso?
O oceano Atlântico já foi conhecido como Tenebroso! E o aquecimento das águas dos oceanos, como o do Pacífico, que já causa o El Niño? Comi fica a situação?
Como o processo é feito sobre o mar,e menos complicado