O acordo para geração de energia solar entre as gigantes de energia foi firmado durante um evento na Alemanha
A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) acaba de firmar um acordo de cooperação com a Federação Nacional de Energia Solar da Índia (NSEFI), marcando um marco importante na colaboração internacional para o desenvolvimento da energia solar. A parceria visa fortalecer os setores solares dos dois países, aumentando investimentos e abrindo novas oportunidades de negócios, com um foco especial no uso de energia solar fotovoltaica e tecnologias sinérgicas para impulsionar a transição energética, de acordo com o site Portal Solar.
O acordo foi formalizado durante o evento Intersolar Europe, realizado em Munique, na Alemanha, no mês de junho. A iniciativa tem como objetivo acelerar o crescimento dos mercados de energia solar tanto no Brasil quanto na Índia. Além disso, pretende promover a troca de experiências, melhores práticas em termos de políticas, programas e incentivos, bem como atrair novos investimentos para criar empregos e oportunidades de negócios no setor de energia solar.
Índia e Brasil como destaques solares globais
Os números deixam claro por que essa parceria é tão significativa. De acordo com a Agência Internacional de Energia Renovável (Irena), até o final de 2022, a Índia era o quinto país com maior capacidade instalada acumulada de energia solar fotovoltaica, com mais de 62 GW em operação. Enquanto isso, o Brasil ocupava a décima posição, com 24 GW. Ambos os países também são líderes na adição anual de nova capacidade solar.
- Lucro da Petrobras! Empresa entra no top 5 das petroleiras mais lucrativas do trimestre com resultados espetaculares; atrás de Aramco, ExxonMobil e Shell
- Poluição mais perigosa dos carros realmente vem do cano de escapamento? Nova pesquisa revela fonte surpreendente e negligenciada de poluição dos carros
- Quer trabalhar 3 dias por semana e receber R$ 10,700 mil? USP abre processo seletivo com diversos benefícios!
- Carros mais roubados no Brasil: Roubo de caminhonetes aumenta 85,9% no Brasil em 2024, com modelos a diesel como principais alvos
Rodrigo Sauaia, CEO da Absolar, enfatizou a relevância do acordo e o potencial de colaboração: “A Índia possui metas ousadas no campo da energia solar e tem conquistado avanços notáveis na fabricação local, energia solar off grid, microrredes e minirredes. A Absolar e a NSEFI unirão esforços para transformar a transição energética em uma oportunidade de desenvolvimento socioeconômico e ambiental no Brasil e na Índia.”
Importante colaboração entre as empresas de energia
Subrahmanyam Pulipaka, CEO da NSEFI, também destacou a importância da colaboração, reforçando o papel crucial do Brasil na jornada global da transição energética. Ele afirmou: “Embora a Índia e o Brasil possam se orgulhar de serem dois dos quatro países com mais de 150 GW de capacidade renovável instalada, ainda há um longo caminho a percorrer para atingir nossas metas climáticas. Assim, nesta jornada para a transição energética, acreditamos que o Brasil é um parceiro valioso e nossas sinergias podem ser exploradas nas áreas de fabricação de equipamentos, aplicações em termos de micro e mini redes e aplicações de armazenamento, incluindo armazenamento reversível.”
A parceria entre a Absolar e a NSEFI não apenas reflete a busca por uma energia mais limpa e sustentável, mas também destaca a importância da colaboração global para alcançar metas climáticas e energéticas ambiciosas. A união dessas duas organizações líderes está definida para impulsionar significativamente o setor de energia solar em ambos os países, abrindo portas para um futuro mais verde e resiliente.