Testada no Haras Tuiuti (SP), a nova Yamaha MT-07 2026 chega com chassi mais leve, suspensão invertida e motor ajustado para o Promot 5. Confira a ficha técnica completa.
A Yamaha apresentou no circuito do Haras Tuiuti, em São Paulo, a nova geração da sua naked de média cilindrada. A Yamaha MT-07 2026 chega ao Brasil totalmente renovada, trazendo o mesmo modelo que é comercializado na Europa, com um novo chassi, design atualizado, mais tecnologia e um preço sugerido de R$ 57.990.
Apesar de manter a base do consagrado motor CP2, a motocicleta passou por uma grande evolução em sua estrutura e eletrônica. O objetivo foi modernizar o modelo sem perder a característica principal da família MT (Master of Torque): a entrega de torque forte e divertida.
As novidades no chassi, design e iluminação da MT-07
A estrutura da Yamaha MT-07 2026 é totalmente nova, com um chassi mais leve que contribui para a agilidade da moto. O design foi revisado, com linhas mais agressivas, mas que mantêm a identidade visual da família. Uma das atualizações mais visíveis é o conjunto de iluminação, que agora é full LED, incluindo o farol, a lanterna e os piscas.
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Pensando na ergonomia, a Yamaha redesenhou o assento. Embora a altura em relação ao solo seja a mesma da versão anterior, o banco está mais estreito, o que facilita o alcance dos pés no chão por pilotos de menor estatura. O tanque de combustível, agora com capacidade para 13,6 litros, também ganhou novas ranhuras para melhorar a acústica do motor.
A MT-07 ficou mais mansa com o Promot 5?
O coração da moto continua sendo o motor de dois cilindros crossplane com 689 cm³. No entanto, ele foi adaptado para atender às novas regras de emissão de poluentes do Promot 5. Com isso, a potência foi ajustada para 73,4 cavalos, uma pequena redução em relação à geração anterior. O torque é de 6,9 kgf.m a 6.500 rpm.
Em testes realizados na pista, pilotos experientes notaram que a entrega de potência está mais progressiva. A moto parece mais “mansa” em baixas rotações, com o acelerador eletrônico abrindo a borboleta de forma mais suave. A força total aparece de forma mais explosiva acima dos 6.000 giros. Para iniciantes, essa característica torna a Yamaha MT-07 2026 mais controlável e segura.
Suspensão invertida e mais tecnologia para pilotagem
Uma das melhorias mais bem-vindas na ciclística foi a adoção de uma suspensão dianteira com garfo invertido. Embora não possua ajustes, o novo conjunto é mais robusto e melhora a dirigibilidade. Na traseira, a moto conta com um monoamortecedor com ajuste na pré-carga da mola.
O sistema de freios também foi aprimorado, com disco duplo de 298 mm na dianteira e um disco de 245 mm na traseira, ambos com ABS. Outra novidade importante é a inclusão do controle de tração, que possui diferentes níveis de intervenção e pode ser desligado pelo piloto.
A grande evolução tecnológica da Yamaha MT-07 2026
A maior evolução do modelo está na tecnologia embarcada. A Yamaha MT-07 2026 agora vem com um painel TFT de 5 polegadas, totalmente digital e colorido. Ele oferece quatro temas de visualização diferentes, permitindo que o piloto escolha entre um visual mais clássico ou um mais focado na performance para a pista.
Todos os controles do painel são feitos por um novo comando no punho esquerdo, sem a necessidade de tirar a mão do guidão. Além disso, o painel possui conectividade com o celular através do aplicativo Yamaha MyRide. Com ele, é possível receber notificações e usar um sistema de navegação curva a curva, desenvolvido em parceria com a Garmin.
Preço e primeiras impressões na pista
A nova Yamaha MT-07 2026 foi lançada com preço público sugerido de R$ 57.990. As primeiras impressões na pista do Haras Tuiuti foram positivas. A moto se mostrou extremamente leve, com um peso de 183 kg em ordem de marcha, e muito ágil, com uma ciclística que lembra a da MT-03, porém com muito mais motor.
O torque continua sendo o ponto alto, tornando a pilotagem divertida, especialmente em saídas de curva. A nova entrega de potência mais controlada foi vista como um ponto positivo para quem está saindo de uma moto de menor cilindrada. No entanto, foi apontada a falta de um quickshifter de série, item já presente em algumas concorrentes diretas.
Só precisa de um engenheiro que desenhe bonito
Absurdo custar tudo isso.