Lançada no Brasil com preços a partir de R$ 33.990, a Royal Enfield Super Meteor 650 chega como uma nova opção no segmento cruiser, com motor de dois cilindros e acabamento premium.
De acordo com uma avaliação completa realizada, a Royal Enfield Super Meteor 650 finalmente chegou ao mercado brasileiro. Apresentada mundialmente em 2022 no Salão de Milão, a motocicleta do tipo cruiser (estradeira) desembarca no país como uma opção robusta para quem busca um modelo de média cilindrada para pegar a estrada, com acabamento de alta qualidade e um pacote de equipamentos interessante para sua faixa de preço.
O modelo utiliza a mesma plataforma de motor e chassi já conhecida das “twins” da marca, a Interceptor e a Continental GT, mas com uma proposta totalmente voltada para o conforto em longas viagens. A seguir, detalhamos a ficha técnica, as versões disponíveis e as primeiras impressões sobre este importante lançamento da marca indiana no Brasil.
A chegada da Super Meteor 650 ao Brasil
A Royal Enfield Super Meteor 650 foi lançada no Brasil com um certo atraso em relação ao mercado global. Segundo a montadora, a demora ocorreu devido a questões de homologação do modelo para o mercado nacional e também por conta de conflitos internacionais recentes que impactaram a logística mundial. A moto chega para preencher uma lacuna no mercado, oferecendo uma opção zero quilômetro na faixa dos R$ 30 mil a R$ 40 mil para o segmento cruiser.
-
Sedã híbrido da BYD promete rodar até 2.000 km com uma carga e tanque, entenda a tecnologia
-
Parou de ser fabricado na geração anterior, mas ainda é um dos favoritos dos motoristas de app: o sedã automático da Nissan com porta-malas gigante e manutenção barata
-
Teste mostra qual moto 300 cilindradas é mais econômica: Yamaha MT-03 ou Honda CB Twister
-
Nova Honda XRE 300 Sahara 2026: com tecnologia FlexOne, entrega 25,2 cv com etanol e 24,8 cv com gasolina, sempre a 7.500 rpm. Veja os preços e o que muda nas novas versões
Design e acabamento: uma cruiser com inspiração clássica
O design da Royal Enfield Super Meteor 650 é um dos seus pontos altos. A moto segue o estilo clássico das estradeiras, com um tanque volumoso em formato de gota, para-lamas de metal e um uso extensivo de peças com acabamento em alumínio escovado. A iluminação conta com um farol projetor em LED, enquanto a lanterna e os piscas no formato “bullet” utilizam lâmpadas convencionais.
O acabamento é descrito como primoroso, com um capricho notável na pintura e nos detalhes. A moto transmite uma sensação de robustez, com um peso total de 241 kg em ordem de marcha. O assento, a 74 cm do solo, é baixo e acessível para a maioria dos pilotos.
Ficha técnica: motor, ciclística e freios
A Royal Enfield Super Meteor 650 compartilha seu motor com as outras bicilíndricas da marca. Trata-se de um motor de dois cilindros paralelos com 648 cm³ e refrigeração a ar e óleo. Ele gera 47 cavalos de potência e conta com um câmbio de seis marchas.
A ciclística é focada no conforto para a estrada. A suspensão dianteira é do tipo invertida, da marca Showa, com 43 mm de diâmetro e 120 mm de curso. Na traseira, a moto utiliza um sistema bi-choque com 101 mm de curso e ajuste manual na pré-carga da mola. As rodas são de liga leve, com aro 19 na dianteira e 16 na traseira. Os freios, da marca ByBre (subsidiária da Brembo na Índia), são a disco nas duas rodas (320 mm na frente e 300 mm atrás) e contam com sistema ABS de dois canais.
As três versões: Astral, Interstellar e Celestial
A Royal Enfield Super Meteor 650 chegou ao Brasil em três versões, que compartilham a mesma base mecânica e se diferenciam por acabamentos e acessórios.
Astral: é a versão de entrada, caracterizada pelo tanque em cor única.
Interstellar: a versão intermediária, que se diferencia pelo tanque com pintura em dois tons, conferindo um acabamento mais requintado.
Celestial: a versão topo de linha, que, além do grafismo diferenciado no tanque, já vem equipada de fábrica com acessórios importantes para viagem, como o para-brisa (bolha) e o encosto de lombar para o garupa (sissy bar).
Preço e primeiras impressões: vale a pena comprar a nova Royal Enfield?
A Royal Enfield adotou uma política de preço com frete incluso para a Super Meteor 650. Os valores de lançamento são:
- Astral: R$ 33.990
- Interstellar: R$ 34.490
- Celestial: R$ 34.990
As primeiras impressões de pilotagem destacam o conforto proporcionado pela posição de pilotagem, com as pedaleiras avançadas, e pelo assento. A moto se mostrou estável em velocidade de cruzeiro, rodando a 120 km/h sem vibrações exageradas.
O painel, que mistura um velocímetro analógico com um display digital, e a inclusão do sistema de navegação curva a curva Tripper de série são pontos positivos. A moto se apresenta como uma opção de excelente custo-benefício para quem busca uma estradeira clássica, bem acabada e pronta para viajar.
Gente vamos nos atentar a proposta da moto, ela é uma estradeira, não uma esportiva. Para mim 100km horário já tá de bom tamanho.
E quanto a carga entre passageiro e piloto? Qual a capacidade?
A gente sabe que as peças ñ custam esse absurdo comparada ao preço das motos. Todavia, representantes no Brasil, aptoveitam que ñ tem peças paralelas e cobram um RIM em qualquer pecinha que vc precisar. No Brasil é assim, se for acima de 300cc, prepara o bolso…rs