Parceria entre empresa canadense e chilena marca a primeira implantação industrial de dessalinização movida a ondas na América do Sul.
A inovação da dessalinização movida a ondas ganha destaque no Chile, onde a canadense Oneka Technologies e a chilena Asfalcom acabam de assinar um memorando de entendimento (MoU) para levar essa solução sustentável até uma instalação industrial do país. Além de reduzir o consumo de água doce e solo, o projeto reforça o potencial dessa tecnologia na América do Sul, ampliando o acesso a recursos hídricos confiáveis.
Em um cenário de crescente preocupação com a segurança hídrica, a dessalinização movida a ondas emerge como uma alternativa promissora. A iniciativa anunciada pela Oneka Technologies e a Asfalcom visa fornecer água dessalinizada gerada pela força das ondas do oceano, garantindo um abastecimento mais limpo, renovável e de baixo impacto ambiental.
Economia de recursos naturais
Segundo a Oneka Technologies, a integração do seu sistema na unidade de produção da Asfalcom impulsionará a eficiência hídrica, economizando recursos naturais e reduzindo a pressão sobre reservas terrestres.
-
4 antivírus gratuitos que protegem, detectam e removem vírus e malwares sem travar o PC
-
Com apenas 10 anos, ele criou um tênis capaz de gerar energia enquanto caminha e recarregar celulares — invenção do jovem inventor já desperta interesse de grandes empresas de tecnologia nos EUA
-
A China revela sua revolução: O supercarro elétrico que nada, o robô que luta Kung Fu e a cidade futurista onde se paga com a palma da mão
-
Com 45 mil km de extensão – maior que a própria circunferência da Terra – e velocidade capaz de baixar um filme em 4K em menos de um milissegundo, este megaprojeto submerso é o maior cabo submarino de internet do mundo e conecta 33 países sob o oceano
A parceria não apenas consolida a presença da dessalinização movida a ondas no ambiente industrial, como também sinaliza a abertura de portas para novos projetos na América do Sul. “A introdução de nossa tecnologia no Chile representa um passo importante rumo à segurança hídrica sustentável na região”, destacou Dragan Tutic, CEO da Oneka Technologies. “Estamos animados em colaborar com a Asfalcom para superar desafios locais de abastecimento de água.”
A Asfalcom, por sua vez, reforça o valor estratégico dessa parceria
Conforme Diego Andrade, gerente de Sustentabilidade e Novas Energias da empresa, a união com a Oneka Technologies reafirma o compromisso da Asfalcom em alinhar seus processos produtivos a práticas que atendam objetivos sustentáveis, fortalecendo o papel da inovação para enfrentar questões cruciais, como a crise hídrica.
A iniciativa marca também um novo capítulo para a Oneka Technologies no continente. Em abril de 2023, a empresa já havia dado mostras do potencial da dessalinização movida a ondas ao inaugurar uma subsidiária no Chile, após resultados positivos em demonstrações prévias da tecnologia.
Agora, a implantação no setor industrial reforça a viabilidade prática desse método, mostrando ao mercado sul-americano que há alternativas inovadoras para garantir água limpa, estável e em harmonia com o meio ambiente.
Parabéns, mas vao continuar a gastar água tratada pra sanita e rega de jardins?