1. Início
  2. / Automotivo
  3. / A partir de R$ 23 mil e com 42 cv e 0 a 100 km/h em 7 s, esta naked bicilíndrica de 321 cc entrega desempenho de moto maior e virou “caça-carros” nas cidades; Yamaha MT-03 usada
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

A partir de R$ 23 mil e com 42 cv e 0 a 100 km/h em 7 s, esta naked bicilíndrica de 321 cc entrega desempenho de moto maior e virou “caça-carros” nas cidades; Yamaha MT-03 usada

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 01/11/2025 às 08:11
Atualizado em 31/10/2025 às 19:13
A partir de R$ 23 mil e com 42 cv e 0 a 100 km/h em 7 s, esta naked bicilíndrica de 321 cc entrega desempenho de moto maior e virou "caça-carros" nas cidades; Yamaha MT-03 usada
Foto: A partir de R$ 23 mil e com 42 cv e 0 a 100 km/h em 7 s, esta naked bicilíndrica de 321 cc entrega desempenho de moto maior e virou “caça-carros” nas cidades; Yamaha MT-03 usada
  • Reação
Uma pessoa reagiu a isso.
Reagir ao artigo

Yamaha MT-03 usada: custa cerca de R$ 23 mil, tem motor 321 cc, 42 cv e faz 0 a 100 km/h em 7 s. Naked bicilíndrica que virou referência em custo-desempenho no Brasil.

No universo das motos com cara de esportiva e preço de moto de entrada, poucas conseguiram marcar uma geração como a Yamaha MT-03. Em um mercado onde modelos novos ultrapassam facilmente os R$ 35 mil, a possibilidade de comprar uma máquina com motor bicilíndrico, 42 cv, aceleração de carro esportivo e comportamento de naked premium por cerca de R$ 23 mil no mercado de usadas vira um diferencial que pesa e muito.

E não estamos falando de qualquer moto. A MT-03 ganhou fama por ser uma moto urbana com alma de pista, capaz de oferecer um pacote raro: agilidade de 250, força que surpreende acima dos 6.000 giros e um ronco que parece maior do que realmente é. Resultado? Virou “moto-desejo” de iniciantes e referência entre quem quer uma máquina versátil, rápida e com custo ainda acessível.

Com preços variando conforme o ano e quilometragem, a faixa de R$ 23 mil a R$ 30 mil costuma contemplar modelos entre 2017 e 2020 bem cuidados e não é exagero dizer que essa categoria oferece uma das melhores relações custo-desempenho do Brasil.

Uma naked compacta com desempenho de moto maior

YouTube Video

A Yamaha MT-03 esconde suas credenciais sob um visual agressivo e minimalista. Por trás do tanque musculoso e do farol característico, está um conjunto que surpreende:

  • Motor bicilíndrico de 321 cc
  • 42 cv de potência
  • Zero a 100 km/h em cerca de 7 segundos
  • Velocidade real próxima de 190 km/h
  • Câmbio de 6 marchas
  • Peso em torno de 168 kg

Na prática, esse conjunto entrega uma moto muito mais divertida do que sua ficha técnica faz parecer. O motor desperta em altos giros e embala com vigor, oferecendo uma pilotagem esportiva e uma elasticidade que monocilíndricas simplesmente não conseguem replicar.

O resultado? É comum ver donos relatando que, em estradas e avenidas mais abertas, a MT-03 surpreende carros turbo e sedãs de maior cilindrada, principalmente nas retomadas acima de 60 km/h.

Estabilidade, leveza e controle em qualquer situação

Parte do charme da MT-03 está na ciclística moderna. O quadro leve, suspensão dianteira invertida nas versões mais recentes, freios dimensionados para a proposta e distribuição de peso acertada tornam a pilotagem simples, precisa e envolvente.

YouTube Video

Na cidade, a moto parece flutuar no trânsito. Em estradas, transmite segurança e firmeza na pilotagem esportiva. Em curvas, obedece ao menor toque, um dos motivos pelos quais se tornou favorita de iniciantes que buscam uma moto “escola premium”, mas sem entrar no território de motos grandes e pesadas.

Consumo equilibrado e manutenção honesta

Apesar de toda a pegada esportiva, a MT-03 consegue entregar consumo dentro de uma faixa muito aceitável para sua proposta. Em uso real, é comum ver médias entre:

  • 22 a 28 km/l em condução econômica
  • 18 a 22 km/l em uso misto mais animado

A manutenção também é conhecida por ser razoável, principalmente considerando a performance. Com peças disponíveis na rede Yamaha e custo de revisão dentro do esperado para a categoria, a MT-03 se consolida como uma opção com baixo custo de entrada e boa previsibilidade de gastos — dois pontos-chave para quem busca upgrade de cilindrada sem sustos no orçamento.

Por que a MT-03 virou mito urbano?

Simples: ela entrega sensação de moto grande sem os custos de uma 600. Ela é rápida o bastante para empolgar, leve o suficiente para iniciantes e barata o bastante no mercado de usadas para caber no bolso de quem sempre sonhou com uma naked premium.

É o tipo de moto que você compra para o dia a dia, mas que, no fim de semana, te leva para a serra sorrindo dentro do capacete. Uma moto que não pede enrolação: girou o acelerador, ela responde.

Para muitos, é o passo perfeito entre motos menores e o mundo das cilindradas altas sem sacrifícios

Banner quadrado em fundo preto com gradiente, destacando a frase “Acesse o CPG Click Petróleo e Gás com menos anúncios” em letras brancas e vermelhas. Abaixo, texto informativo: “App leve, notícias personalizadas, comentários, currículos e muito mais”. No rodapé, ícones da Google Play e App Store indicam a disponibilidade do aplicativo.
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Formado em Jornalismo e Marketing, é autor de mais de 20 mil artigos que já alcançaram milhões de leitores no Brasil e no exterior. Já escreveu para marcas e veículos como 99, Natura, O Boticário, CPG – Click Petróleo e Gás, Agência Raccon e outros. Especialista em Indústria Automotiva, Tecnologia, Carreiras (empregabilidade e cursos), Economia e outros temas. Contato e sugestões de pauta: valdemarmedeiros4@gmail.com. Não aceitamos currículos!

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x