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A nova placa de trânsito azul com um losango no centro está confundindo motoristas — saiba o que ela realmente significa

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 14/06/2025 às 22:16
Atualizado em 17/06/2025 às 15:08
A nova placa de trânsito azul com um losango no centro está confundindo motoristas — saiba o que ela realmente significa
Nova placa de trânsito azul em estradas da França – Foto: Reprodução/https://www.carandmotor.gr/
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A nova placa de trânsito azul com um losango no centro já começou a ser aplicada na França. Ela indica faixas exclusivas para caronas e pode gerar multas para motoristas desavisados. Saiba como funciona e quem pode utilizá-la.

Uma nova placa de trânsito implementada na França está chamando atenção e causando dúvidas entre motoristas: trata-se de uma placa azul com um losango branco no centro, que começou a aparecer em vias expressas e rodovias do país. O que muitos ainda não sabem é que essa sinalização faz parte de uma nova regulamentação de trânsito voltada para a redução de congestionamentos e emissões de carbono. O símbolo, que parece simples à primeira vista, indica na verdade o funcionamento de faixas exclusivas para caronas (carpool) — um recurso que está se tornando comum em grandes centros urbanos da Europa para estimular a mobilidade compartilhada e sustentável.

Essa nova placa com o número 5 também está assustando motorista ao redor do mundo

Se mal interpretada, a nova placa de trânsito pode gerar multas de até 135 euros (aproximadamente R$ 872), aplicadas por sistemas de monitoramento implantados recentemente na região metropolitana de Paris. Por isso, entender o significado da placa de trânsito azul com um losango no centro é essencial para evitar penalidades e dirigir em conformidade com as novas normas.

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O que significa a nova placa de trânsito azul com losango branco?

A placa de trânsito azul com um losango branco no centro indica que a faixa onde ela está posicionada é reservada para veículos que compartilham o trajeto — o chamado “carpool”. Ela sinaliza faixas especiais onde só é permitido trafegar caso o veículo atenda a determinadas condições, como:

  • Estar com dois ou mais passageiros a bordo;
  • Ser um táxiônibus ou transporte público;
  • Ser uma viatura de emergência, como ambulâncias e viaturas policiais;
  • Transportar pessoas com deficiência ou ser credenciado para esse fim.

Ou seja, não é uma faixa exclusiva para ônibus como muitos motoristas inicialmente imaginaram. O objetivo da placa é diferenciar e organizar o uso dessas faixas dedicadas, promovendo o uso mais eficiente do espaço viário e incentivando a redução do número de carros particulares nas ruas.

Onde a nova sinalização está sendo usada?

Desde o dia 2 de maio deste ano, a nova placa já está em vigor em trechos do anel viário de Paris e em dois pontos importantes das rodovias da Île-de-France: a A1 e a A13. A implantação faz parte de uma política ambiental e de mobilidade urbana do governo francês que visa reduzir os congestionamentos e diminuir a emissão de gases poluentes.

As faixas exclusivas são normalmente posicionadas à esquerda da via, justamente para evitar interferências de entrada e saída de veículos — o que torna o fluxo mais contínuo e evita confusões com motoristas que não estão familiarizados com a nova placa de trânsito.

A circulação nas faixas com placa de trânsito azul com losango pode ser permanente ou limitada a determinados horários, principalmente nos períodos de pico.

Como funciona a fiscalização dessas faixas?

A fiscalização é feita por um sistema automatizado, mas com validação manual. Em Paris, 13 câmeras de monitoramento foram instaladas para verificar a circulação de veículos nessas faixas exclusivas para carona solidária. O sistema registra a placa do veículo e capta imagens dos passageiros, que são borradas para garantir a privacidade, conforme as regras da Lei Geral de Proteção de Dados francesa (CNIL).

Se for detectado que o carro não atende às exigências para estar na faixa, a infração é enviada para análise de uma autoridade competente, e não há aplicação automática de multas. Caso confirmada a infração, o motorista recebe uma multa de 135 euros, valor que pode ser reduzido a 90 euros se pago antecipadamente.

Importante: os radares não fiscalizam o trajeto inteiro da faixa, mas sim pontos específicos e horários determinados, geralmente nos dias úteis e horários de maior movimento.

O que é carona solidária ou “carpool”?

A carona solidária é um sistema em que os motoristas compartilham o carro com outras pessoas que vão para o mesmo destino ou rota similar. É uma prática cada vez mais incentivada na Europa, por ser uma alternativa sustentável ao transporte individual tradicional.

A ideia é transportar mais pessoas com menos veículos, o que reduz:

  • O número de carros nas ruas;
  • O consumo de combustível;
  • O tempo médio de deslocamento;
  • A emissão de CO₂ por pessoa.

A nova placa de trânsito azul representa esse conceito visualmente, com um losango que passou a ser símbolo oficial das faixas de carona em vários países.

Quem pode usar as faixas com a nova placa?

De acordo com a regulamentação em vigor na França, os seguintes veículos têm permissão para circular nas faixas sinalizadas com a nova placa:

  • Carros com dois ou mais ocupantes (incluindo o motorista);
  • Táxis em operação, com ou sem passageiros;
  • Transporte público (ônibus e vans licenciadas);
  • Motocicletas com dois ocupantes ou do tipo “cunha”;
  • Veículos de emergência (ambulâncias, bombeiros, polícia);
  • Veículos adaptados e cadastrados para pessoas com deficiência.

Já carros com apenas o motorista (sem carona ou passageiro) não podem utilizar essas faixas, mesmo que estejam em horário de pouco movimento ou se dirigindo para zonas de baixa emissão.

Por que a França decidiu adotar essa nova placa de trânsito?

A medida faz parte de um pacote de ações para tornar o trânsito francês mais inteligente, ecológico e eficiente. Segundo David Belliard, vice-prefeito de Paris responsável pelos transportes, a intenção não é arrecadar com multas, mas mudar a cultura de mobilidade.

O governo francês quer incentivar os cidadãos a:

  • Compartilhar veículos no trajeto casa-trabalho;
  • Reduzir a dependência do carro individual;
  • Diminuir os engarrafamentos crônicos nas principais vias urbanas;
  • Aumentar a eficiência do sistema viário já existente, sem ampliar faixas ou construir novas vias.

A placa azul com losango é uma forma visual clara e de fácil leitura, para facilitar a adesão da população a essa nova lógica de trânsito mais colaborativo.

A sinalização será adotada em outros países?

Sim, essa prática já existe ou está em análise em vários países da Europa e até nos Estados Unidos. O losango branco sobre fundo azul (ou branco sobre asfalto preto, em alguns casos) é o símbolo internacionalmente associado a faixas de carona (HOV – High Occupancy Vehicle).

Na Alemanha, por exemplo, estudos estão em andamento para a implantação em grandes centros como Berlim e Munique. Nos EUA, estados como Califórnia, Washington e Nova York já usam esse sistema há anos, com bons resultados.

No Brasil, ainda não há previsão para esse tipo de sinalização, mas com o aumento do debate sobre mobilidade urbana e sustentabilidade, é possível que projetos-piloto semelhantes surjam em breve — especialmente em capitais como São Paulo e Curitiba.

A nova placa de trânsito azul com um losango branco no centro representa mais do que uma mudança visual nas ruas da França. Ela é símbolo de um novo paradigma: usar menos carros para transportar mais pessoas. Em tempos de crise climática, trânsito caótico e excesso de veículos, iniciativas como essa apontam para o futuro da mobilidade urbana.

Para motoristas, o desafio é se adaptar. Para os governos, garantir infraestrutura, fiscalização justa e informação clara. E para todos, talvez seja o momento de pensar diferente sobre o uso do carro — e começar a enxergá-lo como uma solução compartilhada, e não individual.

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Thomé Mendes
Thomé Mendes
18/06/2025 18:42

Não há, sendo a proposta uma lei rodoviária da França, como não associar o símbolo da placa ao da montadora Renault – comicamente, parece que o carpool é uma pista exclusiva para carros Renault!!

Paulo besler monteiro
Paulo besler monteiro
17/06/2025 09:15

Excelente ideia. Espero que se essa norma vigore no Brasil seja respeitada e caso contrário sejam aplicadas as multas pois infelizmente quando tem engarrafamento muitos motoristas trafegam nas pistas laterais onde não são permitidas a passagem nesses acostamentos por serem para emergenciais.

Claude trufeal
Claude trufeal
Em resposta a  Paulo besler monteiro
17/06/2025 16:50

Ridículo!!! O trânsito da França não interessa para brasileiros.

Junior
Junior
16/06/2025 20:43

Quem é militar sabe : está placa está indicando que o sub. está na pista 🤭🤣

Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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