Com um motor 1.2 turbo atualizado e uma proposta focada no conforto, a nova Chevrolet Montana se reposicionou no mercado brasileiro para desafiar diretamente a Fiat Toro, deixando para trás sua antiga vocação para o trabalho pesado
A estratégia da nova Chevrolet Montana foi clara: transformar a picape em um “SUV com caçamba”. A versão Premier 2025, com 141 cavalos e preço de R$ 159.990 em junho de 2025, prioriza a dirigibilidade, a tecnologia e a eficiência, mirando um novo perfil de consumidor. A mudança, no entanto, levanta uma questão central: essa nova identidade é suficiente para superar a robustez e a versatilidade da sua principal concorrente?
A estratégia por trás da mudança, abandonando o trabalho pelo lazer
A General Motors tomou uma decisão ousada com a nova Chevrolet Montana. Em vez de lutar no segmento de trabalho pesado dominado pela Fiat Strada, a empresa mirou em um nicho diferente: o consumidor que valoriza o conforto e o lazer. A ideia foi criar um veículo que unisse o melhor de dois mundos.
Para isso, a picape foi construída sobre a mesma plataforma do SUV Tracker. Essa escolha resultou em uma dirigibilidade muito próxima à de um carro de passeio, eliminando os “pulos” na traseira comuns em picapes com a caçamba vazia. Contudo, essa base trouxe uma limitação crucial: o manual do proprietário veta a instalação de reboque, uma decisão que define claramente seu público.
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Para compensar, o foco foi na versatilidade da caçamba “Multi-Flex”. Com 874 litros, ela funciona como um porta-malas gigante e seguro, apresentando um sistema de vedação contra água e poeira superior ao da concorrente.
Análise técnica da nova Chevrolet Montana Premier 2025
A linha 2025 trouxe uma importante atualização mecânica. Para se adequar às normas do Proconve L8, o motor 1.2 Turbo passou a contar com injeção direta de combustível. Isso elevou a potência de 133 cv para 141 cv com etanol.
Essa mudança impactou diretamente o desempenho. O tempo de aceleração de 0 a 100 km/h, com gasolina, caiu de 10,1 para 9,5 segundos, superando a Fiat Toro 1.3T. O mais impressionante é que o ganho de agilidade não prejudicou a eficiência. O consumo urbano com gasolina permaneceu em 11,0 km/l, enquanto o rodoviário melhorou para 13,5 km/l, segundo dados oficiais.
Em termos de capacidade, a nova Chevrolet Montana oferece uma carga útil de 600 kg, inferior aos 670 kg da Toro, reforçando sua proposta de lazer. Apesar de ser menor externamente, o espaço para os passageiros no banco de trás é competitivo, superando a Toro em altura para a cabeça.
O confronto direto, nova Chevrolet Montana Premier vs. Fiat Toro Volcano T270
Colocar os dois modelos lado a lado revela duas filosofias diferentes. O motor 1.2 Turbo da Montana prioriza a agilidade para o dia a dia. Já o motor 1.3 T270 da Toro, com seus 185 cv, foca na força bruta, ideal para quem precisa de mais desempenho com o veículo carregado.
Nas dimensões, a Toro é 22 cm mais longa e possui uma caçamba com maior volume (937 litros). Essa diferença, junto à maior capacidade de carga, atrai o consumidor que busca uma picape mais tradicional e robusta.
Os números de vendas refletem essa diferença de proposta. Em 2024, a Fiat Toro emplacou 53.848 unidades, quase o dobro das 27.724 da Montana. A principal razão é a estratégia de portfólio da Fiat, que oferece versões diesel e com tração 4×4, um segmento que a nova Chevrolet Montana não atende.
Preços, versões e o custo de ser dono de cada uma
A linha Montana 2025 parte de R$ 130.990. A versão Premier, analisada aqui, tem preço sugerido de R$ 159.990, posicionada de forma competitiva contra a Toro Freedom (R$ 165.990). A Toro Volcano já sobe para R$ 182.990.
No custo de propriedade, a Montana leva vantagem. Uma análise de novembro de 2023 mostrou uma depreciação de 13,3% para a picape da Chevrolet após um ano, enquanto a Toro perdeu 15,7% no mesmo período.
Entre os proprietários, as queixas mais comuns sobre a Montana são a impossibilidade de reboque e a visibilidade traseira. Na Toro, os pontos negativos mais citados são a dificuldade de manobra em espaços apertados e o consumo elevado das versões flex.
Qual o perfil de comprador ideal para cada picape?
A escolha entre os dois modelos depende inteiramente do perfil de uso do comprador.
A nova Chevrolet Montana é a escolha ideal para o consumidor urbano que busca a versatilidade de uma caçamba sem abrir mão do conforto, da tecnologia e da eficiência de um SUV. É um carro para a família, para o lazer e para o dia a dia na cidade.
A Fiat Toro é a opção mais indicada para quem precisa de fato de uma picape mais forte e robusta. Seja para carregar mais peso, para enfrentar estradas de terra com a tração 4×4 ou para ter a autonomia do motor diesel, ela entrega um pacote mais alinhado ao trabalho e a aventuras mais exigentes.
Por isso faz jus ao apelido de Mancona.
Lixo de puck up
Gastei 7.500,00 e fiquei 27 dias pra eles negar a garantia, correia banhada a óleo desfiou dentro do motor, nunca mais chego perto, prejuízo e incomodação, na hora de vender eles te atendem bem, na hora de dar suporte, correm pra todos os lados, até negar a garantia.
Aonde a.Nova Premier faz 11 km/l na cidade. A minha nunca fez nem 8 km. Informação errada. Carro bonito, porém com muita consumação. Álcool na cidade 5,5 km/l sem puxar ,deixando ela ir.sozinha.
Vc que eh **** kkkkkkk pé pesado e não sabe dirigir,tenho uma manual e faz 9/10 na cidade (com escape direto ainda)
Eu tenho uma tbm! Minha faz 9.5 cidade
Eu ando bem!