O DER vai modernizar a fiscalização em 649 pontos de rodovias com novos radares altamente tecnológicos. Esses equipamentos, previstos para entrar em operação no 1º semestre de 2025, prometem mais segurança, precisão na contagem de veículos e monitoramento em tempo real.
Você é daqueles que desacelera apenas ao passar por radares e logo volta a acelerar? Essa estratégia está com os dias contados – mas com uma tecnologia diferente da esperada.
O Departamento de Estradas de Rodagem de São Paulo (DER-SP) esclareceu que os radares que serão instalados nas rodovias estaduais não são do tipo Doppler, conforme divulgado anteriormente, mas sim dos tipos Fixo-Controlador e Fixo-Redutor, que possuem tecnologia distinta.
Conforme o Edital nº 145/2023, os equipamentos estão em fase final de processo de licitação, com a contratação das empresas vencedoras já concluída.
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A previsão é que as instalações sejam efetivadas e os radares entrem em funcionamento ainda no primeiro semestre de 2025.
Como funcionam os novos radares
Diferentemente dos radares do tipo Doppler, que utilizam ondas de frequência para capturar imagens de veículos, os novos equipamentos adotam tecnologia com laço indutivo embutido no pavimento para medir a velocidade.
Esse sistema é considerado mais confiável e menos suscetível a interferências externas, garantindo maior precisão na fiscalização de trânsito.
Ademais, os radares do tipo Fixo-Redutor contarão com displays que exibem a velocidade dos veículos em tempo real, sendo instalados exclusivamente em locais onde o limite de velocidade é de até 60 km/h.
Isso significa que os motoristas serão imediatamente informados sobre sua velocidade, promovendo maior conscientização e segurança nas vias.
Segundo o DER-SP, os novos equipamentos serão mais modernos e eficientes, além de:
- Fiscalizar a velocidade de forma precisa;
- Contabilizar veículos para monitoramento de tráfego;
- Realizar leitura automática das placas;
- Transmitir dados em tempo real para a central de controle do DER.
Essa modernização não apenas aprimora o monitoramento, mas também facilita o trabalho das autoridades ao oferecer informações detalhadas sobre o fluxo de veículos nas rodovias paulistas.
Onde os radares serão instalados?
O plano do DER prevê a instalação de radares em 649 pontos distribídos por mais de 150 rodovias estaduais não concedidas à iniciativa privada.
Entre as rodovias contempladas está a Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), que conecta cidades importantes como Americana, Santa Bárbara d’Oeste e Piracicaba.
Veja algumas das localizações confirmadas para a SP-304:
Rodovia | Quilômetro | Cidade |
---|---|---|
SP-304 | 121,5 | Americana |
SP-304 | 126,3 | Americana |
SP-304 | 127,4 | Americana |
SP-304 | 128 | Americana |
SP-304 | 131,17 | Americana |
SP-304 | 133,4 | Santa Bárbara d’Oeste |
SP-304 | 134,3 | Santa Bárbara d’Oeste |
SP-304 | 150,3 | Piracicaba |
SP-304 | 167,1 | Piracicaba |
Esses pontos fazem parte de um planejamento abrangente para ampliar a segurança e melhorar o monitoramento das rodovias paulistas.
A escolha das localidades levou em conta fatores como histórico de acidentes, volume de tráfego e características das vias, priorizando regiões com maior necessidade de fiscalização.
Por que essa medida é necessária?
De acordo com o DER-SP, o objetivo é reduzir acidentes causados pelo excesso de velocidade, um dos principais fatores de fatalidades em rodovias do estado.
Dados recentes apontam que a imprudência, somada à alta velocidade, aumenta significativamente o risco de colisões graves, muitas vezes com vítimas fatais.
Comportamentos como acelerações bruscas e freagens repentinas não apenas colocam os motoristas infratores em risco, mas também prejudicam outros usuários da via.
“Não se trata apenas de punir; queremos mudar o comportamento dos condutores”, destacou um porta-voz do órgão.
Ele reforçou que a instalação dos novos radares busca criar um ambiente mais seguro para todos os usuários das rodovias, desde motoristas até pedestres que utilizam as travessias próximas às vias.
Além disso, a contagem de veículos, aliada à transmissão em tempo real dos dados, permitirá ao DER planejar melhor as manutenções e melhorias necessárias nas rodovias.
“Essa medida vai muito além da fiscalização; ela representa um avanço na gestão de trânsito em São Paulo”, completou o representante do DER.
Transparência e acesso às informações
O DER-SP reforça seu compromisso com a transparência e a disponibilização de informações para os cidadãos.
Motoristas interessados em mais detalhes sobre a licitação e os trechos contemplados podem acessar a íntegra do Edital nº 145/2023 no portal oficial do DER (www.der.sp.gov.br). Basta acessar o menu “Transparência”, na aba “Licitações”, e clicar em “Editais” para consultar as informações completas.
No portal, é possível encontrar:
- Detalhes sobre os critérios de escolha das empresas vencedoras;
- Especificações técnicas dos equipamentos que serão instalados;
- Mapa completo com a localização dos radares previstos.
Essa iniciativa de transparência busca garantir que a população esteja plenamente informada sobre as mudanças e possa acompanhar a implementação do projeto.
Modernização como solução
Com a implementação prevista para 2025, o DER-SP reforça seu compromisso com a segurança no trânsito e a modernização do sistema de fiscalização no estado.
A adoção de tecnologias avançadas para monitoramento e controle do tráfego representa um marco na gestão rodoviária, alinhando São Paulo às melhores práticas internacionais nesse setor.
Espera-se que, com a entrada em operação desses novos radares, haja uma redução significativa no número de acidentes e um aumento na eficiência da fiscalização, contribuindo para um trânsito mais seguro e organizado para todos.
Tinha que colocar também radares em semáforos.
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Pois e as autoridades nao poupam recursos para conseguirem aplicar o maior numero possivel de multas, agora sao incapazes de produzirem radares capaz de trazer seguranca nas estradas, isentificar ****, mostrar buracos, falta de sinalizacao, retorno para o contribuinte e zero, coisas de brasil.