Um projeto inusitado e ousado resultou na moto mais pesada do mundo: com mais de 5 toneladas, a máquina é movida por um motor de tanque soviético. A construção virou atração internacional e entrou para os livros dos recordes.
Parece mentira, mas não é. Uma moto de 5,5 toneladas roda pelas estradas da Alemanha e virou lenda, sendo a moto mais pesada do mundo.
Ela se chama Panzerbike e carrega esse nome com orgulho. Criada por dois irmãos alemães, ela é considerada a moto mais pesada do mundo.
Seu motor vem de um tanque soviético. O sidecar foi feito a partir da caixa de um míssil russo. E o farol? Esse veio de um antigo posto militar da antiga Alemanha Oriental.
- Nova lei de trânsito pode se tornar pesadelo dos motoristas com multa de R$ 2.934,70 e suspensão de 12 meses da CNH
- Esse botão do carro é muito útil, mas quase nenhum motorista usa! Conheça o Auto Hold
- Fim da tarifa dinâmica na Uber leva à alegria clientes do transporte por aplicativo
- Nova lei torna como hora trabalhada o tempo de deslocamento até a empresa
A moto mais pesada do mundo começou com uma visita a um quartel abandonado
Em 2003, os irmãos Tilo e Wilfried Niebel estavam explorando os restos de um quartel do Exército Vermelho em Halberstadt. A área estava sendo demolida. Eles eram conhecidos por reutilizar peças antigas para criar motos personalizadas.
No meio dos entulhos, encontraram algo curioso: um modelo recortado do motor de um tanque T-55. Levaram para casa por puro interesse.
Mas o motor virou mais que uma curiosidade. Aos poucos, uma ideia começou a crescer.
E se eles construíssem uma moto de verdade usando um motor de tanque? O desafio era enorme, mas eles decidiram tentar.
O motor verdadeiro só apareceu três anos depois
O motor recortado não funcionava. Por isso, os irmãos passaram três anos procurando um motor real.
Finalmente, encontraram um. A partir dali, mergulharam de cabeça no projeto.
Ficaram um ano praticamente trancados na oficina. Foi o tempo necessário para montar o que viria a ser chamado de Panzerbike.
O nome vem dos tanques Panzer usados pela Alemanha.
Mas a moto é um verdadeiro híbrido de culturas. Apesar de ter sido construída por alemães, praticamente todas as peças vêm do antigo bloco soviético.
Um projeto militar transformado em símbolo de paz
A Panzerbike parece saída de um filme. Tem visual robusto, industrial, imponente. Mas, segundo seus criadores, a intenção era mostrar o oposto da guerra.
A moto foi feita apenas com peças militares. Tudo foi reaproveitado. Rodas, tubos, parafusos.
Até o tanque de combustível veio de um antigo equipamento médico: um dispositivo de transfusão usado em hospitais militares.
O sidecar também chama atenção. Ele é tão grande que tem seu próprio sistema de direção.
Isso porque a roda dianteira da moto tem um raio de giro tão pequeno que não dá conta sozinha. Por isso, para funcionar direito, a Panzerbike precisa de no mínimo duas pessoas.
Um recorde mundial que ninguém ousou desafiar
Batizada oficialmente de “Katharina die Große” — Catarina, a Grande —, a moto levou 5 mil horas para ser construída. Foram usados cerca de 120 kg de fio de solda no processo.
Em 2007, ela entrou para o Guinness World Records como a moto mais pesada do mundo. E até hoje, ninguém conseguiu tirar esse título dela.
De tempos em tempos, vídeos da Panzerbike viralizam nas redes sociais. As imagens impressionam: uma moto gigante, pesada, com barulho de tanque, rodando tranquilamente em feiras e eventos.
Mas quem quiser vê-la de perto tem que ir até a Alemanha. Todo ano, ela aparece no salão de motocicletas Harzer Bike Schmiede, onde sempre chama atenção.
Uma última curiosidade
A Panzerbike pode ser enorme, mas ela anda. E anda mesmo. Seu motor de 38.000 cc tem força de sobra. É claro que não é prática para o dia a dia. Mas ninguém espera isso.
Ela não foi feita para correr. Foi feita para mostrar o que a criatividade pode fazer com peças antigas. E para lembrar que até o que nasceu para a guerra pode ganhar um novo sentido.
Com uma história cheia de detalhes curiosos, a Panzerbike continua sendo uma das motos mais inusitadas já construídas. E, pelo visto, vai continuar segurando seu lugar no livro dos recordes por muito tempo.