MENU
Menu
Início A maior usina solar do mundo! Bhadla Solar Park conta com 2.245 MW, 10 milhões de painéis solares e ocupa uma área de 5 mil hectares

A maior usina solar do mundo! Bhadla Solar Park conta com 2.245 MW, 10 milhões de painéis solares e ocupa uma área de 5 mil hectares

13 de abril de 2024 às 15:25
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
A maior usina solar do mundo! Bhadla Solar Park conta com 2.245 MW, 10 milhões de painéis solares e ocupa uma área de 5 mil hectares
Foto: Usina solar gigante/Dall-e

Índia é dona da maior usina solar do mundo. Chamada de ‘Bhadla Solar Park’, a usina conta com 10 milhões de painéis solares.

A maior usina solar do mundo, intitulada Bhadla Solar Park ocupa uma área de 56 km² em Bhadla, no estado indiano do Rajastão, no oeste do país. Com alta incidência solar, a média de temperatura local oscila entre 46°C e 48°C. O clima seco, árido e as frequentes tempestades de areia que assolam a região são tidos como ideais para a geração de energia dos painéis solares.

Engenheiros da maior usina solar do mundo comentam sobre o empreendimento

O projeto, que teve início em 2015, teve quatro fases de construção, a última em 2020, e é tocado por uma joint venture, fruto de uma parceria entre o governo do Rajastão e o Ministério de Energia Nova e Renovável (MNRE, na sigla em inglês) da Índia. Com painéis solares fotovoltaicos, o Bhadla Solar Park possui capacidade para abastecer mais de uma cidade inteira.

Artigos recomendados

Além de contribuir para que a Índia alcance suas metas de produção de energia limpa, tornando o país menos dependente de combustíveis fósseis, a maior usina solar do mundo também reduz a emissão de gases de efeito estufa, evitando que cerca de 4 milhões de toneladas de CO² sejam liberadas na atmosfera por ano.

Em tempo: a China possui a segunda maior usina solar do mundo, a terceira também está instalada na Índia. Trata-se do Pavagada Solar Park, que fica situado no distrito de Tumakuru, ao sul do país.

Desafios encontrados pelos engenheiros do Bhadla Solar Park

A construção da maior usina solar do mundo, perto da fronteira da Índia com o Paquistão, começou a aparecer em imagens de satélite em 2015, como citado anteriormente.

Atualmente, milhões de painéis solares fotovoltaicos cobrem uma parte de Phalodi, dando uma aparência metálica a paisagens que antes eram arenosas e marrons. O Operational Land Imager (OLI) do satélite Landsat 8 capturou imagens de satélite em cores naturais do Bhadla Solar Park em 2022.

Blackridge Research & Consulting/Reprodução

A maior usina solar do mundo se espalha por mais de 5.700 hectares (57 km²). Com uma capacidade total de 2.245 MW, ele está entre os maiores parques solares do mundo. Sua presença recentemente ajudou o Rajastão a ultrapassar Karnataka como estado indiano com maior capacidade solar instalada.

Apesar dos céus claros da área significarem que a luz solar é abundante, as frequentes tempestades de poeira representam um desafio de engenharia. Elas revestem os painéis solares com camadas de minerais e areia que dificultam a produção de energia.

Alguns operadores optaram por liberar milhares de robôs de limpeza nos módulos, uma tática projetada para reduzir as necessidades de trabalho manual e a quantidade de água necessária para a limpeza. Algumas pesquisas sugerem que as imagens do Landsat podem ajudar a esses sistemas, ajudando a identificar o acúmulo de poeira e otimizar as operações de limpeza. 

Índia também é dona do terceiro maior parque de energia solar do mundo!

É importante mencionar que a Índia também é dona do terceiro maior parque solar do mundo, chamado Pavagada Solar Park, como mencionado anteriormente.

O empreendimento de energia solar está localizado no distrito de Karnataka, ocupando um espaço de 13 mil hectares, com uma capacidade instalada de 2,05 GW de potência instalada.

Contudo, é importante mencionar que o país ainda conta com outros problemas, tendo em vista que mesmo que pudesse investir em grandes usinas de energia solar ou outras fontes renováveis para avançar na transição energética, o país conta com infraestruturas básicas muito deficitárias, onde se incluem várias zonas sem acesso à eletricidade regularmente.

Inscreva-se
Notificar de
guest
Para confirmar a sua inscrição e receber notificações quando alguém responder seu comentário, coloque o e-mail no-reply@clickpetroleoegas.com.br na lista de contato confiáveis, as vezes a mensagem pode cair na caixa de lixo/spam, então verifique nestas pastas também.
14 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Nildemar Ramos
Nildemar Ramos
Visitante
13 de abril de 2024 18:55

O consumo de energia está aumentando, a população não para de aumentar, a energia solar simplesmente é a salvação da humanidade, temos um consumo enorme previsto com a popularização do carro elétrico, acho que a popularização do carro elétrico será muito mais rápido do que se imagina, as pessoas precisam colocar energia solar em suas casas rapidamente, para que elas possam abastecer seus veículos elétricos com a energia que elas mesmas produzem, fora disto o Brasil poderá entrar em colapso no setor elétrico, me parece que ninguém está preocupado com isto.

Julinê Santos
Julinê Santos
Visitante
Responder a  Nildemar Ramos
13 de abril de 2024 21:09

O Brasil, tem o equivalente a matriz elétrica inteira atual, para entrar em operação, somente em energia solar. São 36 GW de energia solar, 6° maior do mundo! E temos temos 85% da matriz elétrica ⚡, entre solar eólica e hidrelétrica ! Vai se informar melhor, porquê as tuas tuas informações são de 40 anos atrás!

oscar BOCZKO
oscar BOCZKO
Visitante
13 de abril de 2024 21:16

Tanto no sub-título quanto no primeiro parágrafo, o mesmo ERRO foi cometido :

“afirma gerar mais de 700 mil MW por ano.:
e
“o Bhadla Solar Park possui capacidade para gerar 732.874 MW de energia renovável por ano.”

…porque MW é unidade de POTÊNCIA
e a unidade de ENERGIA é MWh

Luiz Prado
Luiz Prado
Visitante
14 de abril de 2024 06:04

Além disso, a Índia está implantando um dos maiores programas de b geração nuclear do mundo, com a previsão de um total de 19 centrais de grande porte, com tecnologia própria.

Antônio Carlos Bueno Angelino
Antônio Carlos Bueno Angelino
Visitante
14 de abril de 2024 07:04

A potência instalada dessa usina é de 2245 MW, isto é, enquanto tiver, sol, claridade, ela produz essa quantidade de energia instantaneamente.

Sergio Morgan
Sergio Morgan
Visitante
14 de abril de 2024 09:50

Sou um grande entusiasta da energia solar e da eletrificação automobilística. Mais do que energia, gera independência e sustentabilidade para as concessionárias e usuários. Sempre haverá espaço para os dois. Nestas ondas de calor que tivemos, o ar condicionado passou a ser necessidade (há tempos não é mais luxo) e acredito que as placas fotovoltaicas tiveram uma grande participação para evitar sobre carga do sistema de fornecimento de energia elétrica. Abraço a toldos!

Ivan Koerich Schmitt
Ivan Koerich Schmitt
Visitante
14 de abril de 2024 11:27

Para evitar o acúmulo de poeira, pode ser instalado sistemas com ar comprimido, em torno dos painéis liberando a cada hora um jato de ar afim de expulsar a areia dos painéis
Dessa maneira aumentaria o tempo entre as limpezas e economizaria água

Geraldo
Geraldo
Visitante
14 de abril de 2024 12:23

Alguém já fez as contas do aumento ou diminuição da temperatura nos locais dos grandes parques fotovoltaicos? O que acontece com a vida ******, adaptada a milhares de anos nesses locais? Os desertos não são estéreis como se imagina. Qual será o custo da manutenção e amortecimento dessas instalações?

Fábio Gomes
Fábio Gomes
Visitante
14 de abril de 2024 19:19

Um novo deserto criado pelo homem.

Enderson
Enderson
Visitante
14 de abril de 2024 21:36

“Bhadla Solar Park possui capacidade para abastecer mais de uma cidade inteira”
Quantos habitantes e em caso de cidade com grande centro indústria, qual a capacidade da usina solar de fato.

Enderson
Enderson
Visitante
14 de abril de 2024 21:37

Centro industrial*

Sadoc
Sadoc
Visitante
15 de abril de 2024 10:09

E depois de algum tempo… Vamos ver a montanha de lixo, de placa solar substituída, que vai se formar ao redor deste empreendimento, será que vai dar pra olhar também pelo Google Maps??

Marcelo
Marcelo
Visitante
15 de abril de 2024 12:54

Parabéns pela reportagem. Temos muitos a favor e outros contra a instalações e terras ocupadas. O que sabemos é: A mais de 18 anos na Europa e Estados Unidos já está liberado para os clientes escolherem comprar ou fazer parte de uma empresa X ou Y que gera sua própria energia.

Aqui no Brasil demorou um bom tempo, mas felizmente ou infelizmente para alguns foi assinado em 2022 uma Lei que nos permite fazer parte de uma usina compartilhando os créditos da mesma através de empresas; Isso se chama Transição energética; Agora Janeiro de 2024 abriu o tão esperado Mercado Livre de Energia. Isso mesmo.

Está acontecendo já a quase 2 anos. Você, eu, nós podemos fazer parte desse movimento igual aconteceu com o Mercado de telefonia em 1990.

Eu adquiri minha Licença ( Franquia) e hoje tenho a oportunidade de ter a minha própria energia renovável sem precisar adquirir placas ou instalar qualquer equipamento.

Se você quiser conhecer nosso projeto ou até mesmo expandir conosco adquirindo sua Licença ( Franquia) é só me chamar no Watts 51984863327 Marcelo Jacobsen.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
14
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x