Menu
Início Nova turbina eólica revolucionária promete gerar 400% mais energia e desbancar painéis solares em 2024! 

Nova turbina eólica revolucionária promete gerar 400% mais energia e desbancar painéis solares em 2024! 

5 de março de 2024 às 21:15
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Nova turbina eólica revolucionária promete gerar 400% mais energia e desbancar painéis solares em 2024! 
Foto: Youtube

Nova turbina eólica desenvolvida por estudantes do Reino Unido promete tornar os painéis solares obsoletos ainda em 2024, podendo gerar mais energia com menos investimento.

Uma nova turbina eólica que pode capturar vento de qualquer direção. A turbina eólica em formato de “O” tem como objetivo capturar ventos de áreas urbanas e residenciais e transformá-lo em eletricidade, podendo superar até mesmo os painéis solares. Esta é uma solução omnidirecional para coletar vento que sobe, desce ou ao redor da turbina eólica sem pás e que pode gerar eletricidade

Jovens engenheiros ganham prêmio de inovação

Essa incrível invenção é chamada de O-Wind turbine, ou turbina de vento em O. Ela foi desenvolvida pela NASA e uma equipe de Engenheiros do Reino Unido e é muito eficiente e acessível. A nova turbina eólica foi inventada por dois estudantes da Universidade de Lancaster ou Lancaster University, no Reino Unido, e eles ganharam o prêmio James Dyson em 2022 pelo seu design incrivelmente inovador.

Artigos recomendados

O dispositivo, que promete acabar com os painéis solares, consiste em uma estrutura esférica com aberturas para ventilação que permite que o vento flua através dele. Vindo de qualquer direção, o vento faz com que gire a esfera em torno de um eixo, que está conectado a um gerador que produz eletricidade.

Esse dispositivo é leve e fácil de instalar, tornando-o ideal para áreas urbanas e residenciais onde o espaço é limitado e as condições de vento são imprevisíveis. Ao contrário de turbinas eólicas convencionais, que são instaladas já em regiões muito abertas e com altos índices de vento, a nova turbina “O” não requer direção ou velocidade mínima de vento para sua operação e produz muito pouco ou nenhum ruído e poluição visual.

Nova turbina eólica recebe investimentos do governo do Reino Unido

A dupla de engenheiros fez uma parceria com a NASA e com a empresa O-Innovations, uma empresa especializada em turbinas eólicas omnidirecionais, e juntaram forças para desenvolver e comercializar esse produto. Além disso, receberam um financiamento muito grande do concurso Solar for All, que aloca 7 bilhões do fundo de redução de gases de efeito estufa para levar energias renováveis a pessoas de baixa renda e comunidades desfavorecidas.

Eles também receberam apoio do governo do Reino Unido com a lei bipartidária de infraestrutura inglesa, que inclui quase 58 bilhões de dólares para iniciativas de energias limpas sustentáveis e renováveis, e pretendem lançar sua nova turbina eólica já em 2024. Inclusive já receberam pedidos de clientes ao redor do mundo inteiro.

A energia eólica, assim como a energia dos painéis solares fotovoltaicos, é uma das fontes de energia limpa sustentável e renovável mais abundantes da Terra, de acordo com a Agência Internacional de Energia Elétrica. A energia eólica foi responsável por 6% da geração global de eletricidade no ano de 2022.

A turbina eólica funciona convertendo a energia cinética do ar em movimento em energia elétrica utilizando um gerador. A quantidade de energia que pode ser extraída de uma turbina eólica depende de vários fatores como velocidade e intensidade do vento, a altura em que ela está alocada, a região em que se encontra, entre outros fatores.

Por que a nova turbina eólica pode ser melhor que os painéis solares?

A nova turbina eólica, conforme informações, pode ter uma geração de energia de 200 kWh e pode ser feita de diversos tamanhos, chegando até a ter um tamanho de diâmetro de 2,2 m.

É claro que a geração de energia que vai ser obtida dessa turbina, por mais que ela possa captar vento de todas as direções, dependerá da incidência de vento da região e o local em que ela estiver instalada, mas sabemos que isso poderia ser o suficiente para abastecer uma casa pequena, por exemplo, ou pelo menos carregar baterias.

Os painéis solares fotovoltaicos, por um outro lado, podem atingir uma potência de 250w por metro quadrado. É claro que a geração que um painel solar fotovoltaico vai ter vai depender também das condições em que ele estiver instalado, da irradiação Solar do local que ele estiver instalado, da inclinação que esses módulos forem dispostos, entre outros fatores.

A empresa afirma que a tecnologia O-Wind pode chegar até a uma eficiência de 20%, já os painéis solares fotovoltaicos possuem uma eficiência de 25%. Contudo, o que diferencia a nova turbina serão seus valores, que podem ser muito menores. Entretanto, só poderemos afirmar este dado quando o produto for lançado ao mercado.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x