1. Início
  2. / Construção
  3. / A MAIOR revolução logística da década: Nova construção ferroviária no Brasil promete transformar o transporte e gerar milhares de empregos
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

A MAIOR revolução logística da década: Nova construção ferroviária no Brasil promete transformar o transporte e gerar milhares de empregos

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 12/11/2024 às 22:30
A MAIOR revolução logística da década: Nova construção ferroviária no Brasil promete transformar o transporte e gerar milhares de empregos
A mais nova obra de construção ferroviária no Brasil promete revolução logística e econômica (Imagem: Reprodução)

A Estrada de Ferro 118 se destaca como um marco no transporte e infraestrutura do país, com conexões estratégicas e impacto econômico significativo

O Brasil, um país com vasto território, ainda enfrenta desafios no desenvolvimento de sua malha ferroviária. Com uma infraestrutura de apenas cerca de 30 mil km de ferrovias — um número baixo se comparado a países com áreas similares — a “construção ferroviária no Brasil” é uma demanda crescente.

Dentro desse contexto surge a audaciosa “Estrada de Ferro 118”, projeto que promete transformar a logística e impulsionar o crescimento econômico de regiões estratégicas.

A construção ferroviária no Brasil vem se mostrando essencial para a sustentabilidade e a eficiência logística. A Estrada de Ferro 118 tem como objetivo conectar o Porto do Açu, no Rio de Janeiro, a uma malha ferroviária nacional de 577,4 km de extensão.

Além de sua importância como um novo corredor de transporte, a obra incluirá infraestrutura de ponta, como túneis, viadutos, pontes, passarelas e passagens inferiores, com o intuito de reduzir o impacto ambiental e atender às crescentes necessidades de escoamento de produtos.

Impacto econômico e social

Nova construção ferroviária no Brasil promete transformar o transporte e gerar milhares de empregos

Espera-se que a construção da Estrada de Ferro 118 gere um impacto direto no Produto Interno Bruto (PIB) da região, adicionando R$ 2,5 bilhões à economia local, além da criação de 68 mil empregos, diretos e indiretos, nos municípios envolvidos.

S24 ULTRA

GALAXY S24 ULTRA - Black Friday

Em termos fiscais, estima-se uma arrecadação de cerca de R$ 457 milhões em impostos estaduais e federais ao longo do trajeto, que cruzará 25 municípios.

Essas cifras destacam a relevância dessa nova construção ferroviária no Brasil, consolidando-a como uma ferramenta crucial para o desenvolvimento sustentável e a integração de importantes regiões econômicas.

Conexões estratégicas e infraestrutura de ponta

A Estrada de Ferro 118 será integrada à rede ferroviária da MRS Logística em Nova Iguaçu, RJ, e à Estrada de Ferro Vitória a Minas, administrada pela Vale em Cariacica, ES.

Essas conexões facilitarão o transporte de mercadorias entre o sudoeste e outras partes do país. Entre os pontos de conexão estão importantes terminais portuários, como o Porto de Ubu e Anchieta no Espírito Santo e o Porto Central em Presidente Kennedy.

No Rio de Janeiro, a ferrovia se ligará ao Porto do Açu e ao Distrito Industrial de São João da Barra, consolidando um novo corredor logístico.

Esse projeto de construção ferroviária no Brasil também considera a utilização de técnicas de engenharia avançadas, como as tuneladoras TBMs, que já são amplamente utilizadas em outros países para construções subterrâneas complexas, e o método de balanço sucessivo para viadutos e pontes, garantindo durabilidade e segurança estrutural.

Importância histórica e a necessidade de modernização

O projeto da Estrada de Ferro 118 é uma tentativa de reviver a infraestrutura ferroviária nacional, que já foi uma das maiores da América Latina.

No entanto, a malha ferroviária do Brasil sofreu declínio nas últimas décadas, com trechos desativados e falta de manutenção, especialmente no estado do Rio de Janeiro.

Hoje, a construção ferroviária no Brasil visa retomar esse desenvolvimento, com foco em melhorias logísticas e atendimento às demandas de exportação do Porto do Açu, um dos maiores centros de exportação do país.

A primeira linha ferroviária do Brasil, a Estrada de Ferro Mauá, foi inaugurada em 1854 no Rio de Janeiro, simbolizando o pioneirismo ferroviário nacional. A Estrada de Ferro 118, portanto, surge como uma extensão desse legado, atualizando o setor ferroviário do país com inovações e novos padrões de sustentabilidade.

Comparações com megaprojetos internacionais

Embora menor que outros megaprojetos ferroviários, como a Transiberiana, com seus mais de 9 mil km de extensão, ou a North South Railway, que atravessa a Arábia Saudita de norte a sul, a Estrada de Ferro 118 visa alcançar objetivos semelhantes: aumentar a eficiência do transporte e promover o crescimento econômico. Sua importância, apesar de regional, coloca o Brasil em um novo patamar de desenvolvimento de infraestrutura logística.

Perspectivas para o futuro da construção ferroviária no Brasil

A implementação da Estrada de Ferro 118 reforça a infraestrutura de transporte do Brasil e promove um desenvolvimento equilibrado e sustentável.

Com um impacto positivo na logística, economia e meio ambiente, essa obra simboliza um avanço na construção ferroviária no Brasil e pode servir de referência para futuras iniciativas de infraestrutura.

Aguardamos agora que esse projeto ganhe forma e traga todos os benefícios previstos, colocando o Brasil em uma posição de destaque na América Latina e, futuramente, no mundo.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Bruno Teles

Falo sobre tecnologia, inovação, petróleo e gás. Atualizo diariamente sobre oportunidades no mercado brasileiro. Com mais de 2.300 artigos publicados no CPG. Sugestão de pauta? Manda no brunotelesredator@gmail.com

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x