1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / A maior petroleira da China é autorizada a escoar o gás natural oriundo do campo de Búzios, no pré-sal, e processá-lo em plantas das Petrobras de SP e RJ
Tempo de leitura 2 min de leitura

A maior petroleira da China é autorizada a escoar o gás natural oriundo do campo de Búzios, no pré-sal, e processá-lo em plantas das Petrobras de SP e RJ

Escrito por Flavia Marinho
Publicado em 29/12/2022 às 09:13
china - chineses - petróleo - pré-sal - búzios - petrobras

Na construção de um mercado aberto e competitivo, Petrobras assina contrato com petroleira da China para escoamento e processamento de gás no pré-sal da Bacia de Santos

Mirando a construção de um mercado aberto e competitivo, a Petrobras assinou no dia 27 de dezembro um contrato do Sistema Integrado de Processamento de gás natural (SIP) com a CNOOC Petroleum, a maior petroleira da China.

Em conjunto com Petrogal Brasil, Repsol Sinopec Brasil e Shell Brasil, sócios nos gasodutos offshore do pré-sal da Bacia de Santos, concluiu o processo de adesão da CNOOC aos contratos vigentes do Sistema Integrado de Escoamento de gás natural da Bacia de Santos (SIE-BS). 

Com assinatura destes contratos, a partir de 01/01/2023, a petroleira chinesa poderá escoar o gás natural oriundo do campo de Búzios, localizado no pré-sal da Bacia de Santos, por qualquer uma das rotas de exportação do SIE-BS e processá-lo nas plantas de propriedade da Petrobras, viabilizando o atendimento direto ao mercado de gás natural pela CNOOC.

Petrobras incentiva a construção de um mercado de gás natural aberto, competitivo e sustentável no Brasil

Assinatura do contrato garante mais um passo da Petrobras na construção de um mercado de gás natural aberto, competitivo e sustentável e faz parte do conjunto de compromissos assumidos junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), em julho de 2019. 

O SIE-BS é composto pelas Rotas 1, 2 e 3 de escoamento do Polo pré-sal da Bacia de Santos e o SIP contempla as plantas de processamento conectadas ao SIE-BS, de propriedade da Petrobras, localizadas em Caraguatatuba, São Paulo, Cabiúnas e Itaboraí (em construção), ambas no Rio de Janeiro.

Além do SIE-BS e SIP, a Petrobras também compartilha, desde 2022, com a empresa Potiguar E&P (subsidiária da PetroReconcavo) o Sistema de Escoamento de Gás Natural de Guamaré (SEG Guamaré) e a planta de processamento de gás natural na UPGN Guamaré.

Flavia Marinho

Flavia Marinho é Engenheira pós-graduada, com vasta experiência na indústria de construção naval onshore e offshore. Nos últimos anos, tem se dedicado a escrever artigos para sites de notícias nas áreas da indústria, petróleo e gás, energia, construção naval, geopolítica, empregos e cursos. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.

Compartilhar em aplicativos