1. Início
  2. /
  3. / A Karoon busca parceiros na Bacia de Santos
Tempo de leitura 3 min de leitura

A Karoon busca parceiros na Bacia de Santos

Escrito por Paulo Nogueira
Publicado em 05/04/2019 às 08:50

Sem categoria

Karoon Brasil Neon

A empresa australiana de petróleo e gás Karoon ainda não encontrou um parceiro para seu campo de petróleo Neon offshore, no Brasil, estando em negociações com potenciais fornecedores de FPSO. A empresa pode perfurar outro poço para não arriscar ainda mais o desenvolvimento.

No ano passado, a Karoon fez a transição dos blocos da bacia de Santos contendo dois campos de petróleo da fase de exploração para a próxima fase de desenvolvimento e produção. Como parte da transição, os campos de petróleo, anteriormente conhecidos como Echidna e Kangaroo, foram renomeados para Neon e Goia, respectivamente. A Karoon na época disse que poderia tomar a decisão final de investimento para a Neon em 2018, mas isso não aconteceu.

Em uma atualização nesta sexta-feira, a Karoon informou que o Plano de Desenvolvimento de Neon deve ser apresentado ao regulador nacional de petróleo e gás ( ANP ) durante o terceiro trimestre de 2019.

Karoon sublinhou que a apresentação do plano de desenvolvimento não obriga a empresa a tomar uma decisão final de investimento. A empresa australiana disse que seu plano, como divulgado anteriormente, é encontrar um parceiro de farm-in antes de fazer o FID. Além disso, olhando à frente, a Karoon disse que poderia perfurar outro poço antes da decisão do FID.

O poço testaria a parte sul do campo para reduzir a incerteza da estimativa de recursos contingentes.

Além deste objetivo, o poço também ajudaria a planejar e projetar futuros poços de desenvolvimento e, assim, reduzir o risco de desenvolvimento, além de acordar melhores condições com equipamentos e provedores de serviços, e potenciais parceiros.

A empresa disse que está avaliando a análise de custo e benefício do poço adicional, sem fornecer um cronograma sobre quando o poço pode ser perfurado. Em 2017, a Karoon escolheu um conceito de desenvolvimento fino que consiste em dois poços horizontais e um poço de injeção de gás com uma unidade FPSO arrendada.

Parceiro ideal para à Karoon

Este conceito ainda está em vigor, e haverá uma opção para estendê-lo ao longo do tempo, “à medida que surjam oportunidades para criar mais valor a partir de recursos próximos”.

As opções de tie-in para o futuro incluem o bloco de falha de imersão em campo de Neon, o pool de petróleo de Neon Maastrichtian, o campo de petróleo de Goia e o prospecto Emu up-dip.

“Após a adoção do conceito SDP, a Karoon passou por um extenso processo de licitação com prestadores de serviços e equipamentos buscando contratar uma solução integrada de desenvolvimento de campo, incluindo poços, infraestrutura submarina e um FPSO. Essas negociações continuaram até 2018 e continuam em andamento hoje ”, disse a Karoon na sexta-feira.

“De acordo com o conselho anterior, a Karoon continua comprometida em reduzir o patrimônio líquido da Neon antes de alcançar a FID no desenvolvimento. Coincidindo com o trabalho acima, um processo de farmout renovado para Neon e Goia está em andamento, com material geotécnico detalhado atualizado sendo recentemente disponibilizado para as partes interessadas. ”

Tags
Paulo Nogueira

Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.

Compartilhar em aplicativos