O mundo automotivo está sempre em busca de motores compactos e potentes. Atualmente, os motores a gasolina pequenos não são suficientes, e os motores a diesel são grandes e pesados. É por isso que uma empresa chamada Liquid Piston desenvolveu o que parece ser o futuro dos motores de combustão e da mobilidade.
O novo motor rotativo da Liquid Piston, chamado XTS 210, está causando um grande impacto na indústria automobilística. Esse motor rotativo de 210cc e 25 cavalos de potência é supercompacto, supercarregado e refrigerado a líquido. O design do XTS 210 inverte a lógica do tradicional motor Wankel. Enquanto o motor Wankel tem um rotor triangular dentro de uma carcaça oval, o XTS 210 tem um rotor oval dentro de uma carcaça triangular. Isso resulta em menos peças móveis, menor fricção e maior eficiência.
O motor também utiliza um ciclo termodinâmico patenteado chamado Ciclo Híbrido de Alta Eficiência (HC), que combina as melhores características dos motores a diesel e a gasolina. Isso permite que o motor funcione com qualquer tipo de combustível, desde gasolina até diesel e até combustível de aviação, com alta eficiência e baixas emissões.
Este novo motor rotativo pode ser pequeno, mas seu impacto na indústria automobilística promete ser gigantesco
Essa inovação surgiu após a Liquid Piston assinar um contrato de 9 milhões de dólares com o Exército dos EUA no final de 2022. Esse contrato permitiu que a empresa criasse um protótipo do XTS 210 para uso militar. O protótipo deve estar pronto em 2024 e será testado em uma plataforma de veículo elétrico híbrido. O objetivo do Exército é substituir seus atuais motores a diesel por algo significativamente menor e mais leve, quase 80% menor.
- Super ímã 100.000x mais forte que o campo magnético da Terra pode revolucionar a energia nuclear
- Mitsubishi Triton 2025 chega para virar o jogo e deixar Fiat Titano e Nissan Frontier para trás no mercado brasileiro!
- Com investimento COLOSSAL de R$ 9,5 BILHÕES, Stellantis adquire 20% da Leapmotor e agora pode produzir, vender e exportar os carros elétricos para a Europa e EUA!
- Volkswagen Taos 2025 chegou para roubar a cena: design elétrico, tecnologia incrível e a missão de desbancar Compass e Tiggo 7 no Brasil
A Liquid Piston vem desenvolvendo e refinando sua tecnologia de motor rotativo há mais de uma década, com apoio de diversas agências governamentais e investidores privados. A empresa já demonstrou seus motores em drones, geradores e motocicletas, e afirma que seus motores oferecem até 10 vezes mais densidade de potência do que os motores convencionais.
Liquid Piston espera revolucionar o mercado de motores rotativos
O XTS 210 se destaca por sua capacidade de produzir mais potência com menos peso e tamanho, crucial para aplicações que exigem alta densidade de potência e baixo peso, como drones e veículos elétricos. Esse motor também é flexível quanto ao tipo de ignição, podendo usar tanto ignição por faísca quanto por compressão, dependendo do combustível utilizado.
Com um motor tão inovador, a Liquid Piston espera revolucionar o mercado de motor rotativo e oferecer uma alternativa viável aos motores a pistão para diversas aplicações, incluindo carros elétricos, aeronaves urbanas, drones e geração de energia. A empresa também planeja licenciar sua tecnologia para outros fabricantes interessados em usar seus motores em seus produtos.