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A indústria automobilística está em choque com o novo motor rotativo da Liquid Piston, um motor compacto e poderoso que promete revolucionar o mercado

Escrito por Rafaela Fabris
Publicado em 27/06/2024 às 16:04
A indústria automobilística está em choque com o novo motor rotativo da Liquid Piston, um motor compacto e poderoso que promete revolucionar o mercado
O mundo automotivo está sempre em busca de motores compactos e potentes. Atualmente, os motores a gasolina pequenos não são suficientes, e os motores a diesel são grandes e pesados. É por isso que uma empresa chamada Liquid Piston desenvolveu o que parece ser o futuro dos motores de combustão e da mobilidade. Imagem: Liquid Piston/Divulgação

O mundo automotivo está sempre em busca de motores compactos e potentes. Atualmente, os motores a gasolina pequenos não são suficientes, e os motores a diesel são grandes e pesados. É por isso que uma empresa chamada Liquid Piston desenvolveu o que parece ser o futuro dos motores de combustão e da mobilidade.

O novo motor rotativo da Liquid Piston, chamado XTS 210, está causando um grande impacto na indústria automobilística. Esse motor rotativo de 210cc e 25 cavalos de potência é supercompacto, supercarregado e refrigerado a líquido. O design do XTS 210 inverte a lógica do tradicional motor Wankel. Enquanto o motor Wankel tem um rotor triangular dentro de uma carcaça oval, o XTS 210 tem um rotor oval dentro de uma carcaça triangular. Isso resulta em menos peças móveis, menor fricção e maior eficiência.

O motor também utiliza um ciclo termodinâmico patenteado chamado Ciclo Híbrido de Alta Eficiência (HC), que combina as melhores características dos motores a diesel e a gasolina. Isso permite que o motor funcione com qualquer tipo de combustível, desde gasolina até diesel e até combustível de aviação, com alta eficiência e baixas emissões.

Este novo motor rotativo pode ser pequeno, mas seu impacto na indústria automobilística promete ser gigantesco

Essa inovação surgiu após a Liquid Piston assinar um contrato de 9 milhões de dólares com o Exército dos EUA no final de 2022. Esse contrato permitiu que a empresa criasse um protótipo do XTS 210 para uso militar. O protótipo deve estar pronto em 2024 e será testado em uma plataforma de veículo elétrico híbrido. O objetivo do Exército é substituir seus atuais motores a diesel por algo significativamente menor e mais leve, quase 80% menor.

A Liquid Piston vem desenvolvendo e refinando sua tecnologia de motor rotativo há mais de uma década, com apoio de diversas agências governamentais e investidores privados. A empresa já demonstrou seus motores em drones, geradores e motocicletas, e afirma que seus motores oferecem até 10 vezes mais densidade de potência do que os motores convencionais.

Liquid Piston espera revolucionar o mercado de motores rotativos

O XTS 210 se destaca por sua capacidade de produzir mais potência com menos peso e tamanho, crucial para aplicações que exigem alta densidade de potência e baixo peso, como drones e veículos elétricos. Esse motor também é flexível quanto ao tipo de ignição, podendo usar tanto ignição por faísca quanto por compressão, dependendo do combustível utilizado.

Com um motor tão inovador, a Liquid Piston espera revolucionar o mercado de motor rotativo e oferecer uma alternativa viável aos motores a pistão para diversas aplicações, incluindo carros elétricos, aeronaves urbanas, drones e geração de energia. A empresa também planeja licenciar sua tecnologia para outros fabricantes interessados em usar seus motores em seus produtos.

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Paulo Cardoso
Paulo Cardoso
28/06/2024 14:28

Qualquer maquina que queime combustivel para produzir torque, acaba gastando mais energia nos efeitos colaterais, produzindo muito calor que precisa ser descartado e tentando contornar o atrito.

Alem da queima de combustiveis lancar muito material poluente na atmosfera, continua com muitas pecas moveis, precisa de lubrificacao, bomba de oleo, bomba de combustivel, velas, correias, polias, cano de escape, catalizador, filtro de combustivel, filtro de ar, filtro de oleo….., lista eh longa.

Dificil conseguir eficiencia com esta complexidade.
Procure um motor com uma unica peca movel, ali estara a eficiencia, o resto me parece ilusao.

Alison
Alison
28/06/2024 17:14

Chupa meu ku

Danielgt4
Danielgt4
Em resposta a  Paulo Cardoso
28/06/2024 19:05

Que monte de bobagem que vc disse cara. Tudo no mundo tem perda, vai depender somente do que vc quer pelo custo que vc aceita pagar. A pesquisa serve para isso, melhorar a eficiência para um determinado custo. Tudo tem perda, isso se chama entropia.
E vc vai me dizer que o motor elétrico não tem perda? Ele pode até ter uma alta eficiência, mas que gera a energia que ele consome tem uma eficiência pífia.

Rafaela Fabris

Fala sobre inovação, energia renováveis, petróleo e gás. Com mais de 1.200 artigos publicados no CPG, atualiza diariamente sobre oportunidades no mercado de trabalho brasileiro.

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