A concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, a GRU Airport, informou nesta terça-feira (17), que o aeroporto de Guarulhos, o mais movimentado da América do Sul, registrou cerca de 34,4 milhões de passageiros no ano de 2022.
De janeiro até dezembro do ano anterior, foram mais de 243.888 voos que pousaram ou decolaram no aeródromo, fazendo a soma de viagens nacionais e as internacionais. Com todo esse número, fica em 2,87 milhões de passageiros em média e 19,6 mil decolagens e pousos por mês nesse terminal aeroportuário de São Paulo.
Apenas no mês de dezembro do ano passado, a movimentação foi para cerca de 3,3 milhões de passageiros. Neste longo período, foram registrados 23.183 decolagens e pousos, tanto nacionais quanto internacionais, sendo que nas operações nacionais houve uma média de 70.672 passageiros por dia com mais de 500 pousos e decolagens. A GRU Airport operou para 112 destinos, sendo mais de 50 internacionais e 60 domésticos, tudo isso no ano anterior. Os lugares com mais procura foram: Porto Alegre, Belo Horizonte/Confins, Recife, Buenos Aires, Cidade do Panamá e Santiago do Chile.
Voos internacionais
A representação dos voos internacionais representam cerca de 31% do volume total de passageiros transportados no mês de dezembro de 2022. Em relação ao ano todo (janeiro até dezembro), foram mais de 10,8 milhões de passageiros transportados.
- Estado inova e anuncia que suas ferrovias serão fixadas no chão com SUPERCOLA
- Quebrando barreiras: Força Aérea Brasileira (FAB) impulsiona tecnologia espacial com foguete 100% nacional
- Rodovias (BRs) terão pedágios que mudam de preço conforme o horário! Decisão segue o que é feito em outros países
- Maior ferrovia do Nordeste tem data para ficar pronta e se tornar rota fixa de minerais importantes extraídos do Brasil pra China e Índia
Ainda falando do Aeroporto de Guarulhos, em dezembro, o Terminal de Cargas (TECA) fez um registro sobre a movimentação de cerca de 23,7 mil toneladas de produtos referentes às cargas internacionais operadas no terminal, entre exportação e importação.
Cerca de mais de 12,2 mil toneladas de cargas foram movimentadas referindo-se às importações, sendo mais de 106 toneladas de carga processadas, por meio das suas importações nos armazéns couriers. Entretanto, por sua vez, a exportação fez um total de 11,5 mil toneladas movimentadas, sendo cerca de 193 toneladas processadas pelos armazéns de couriers. Sendo os volumes de movimentação pelos correios e as cargas domésticas não inclusas nesse levantamento.
O armazenamento das cargas serão feitas em áreas segregadas e autorizadas pela Receita Federal.
Os seus agentes de carga que estiverem interessados na operação, deveram solicitar uma autorização ao órgão e podem consultar também os sites da concessionária para a obtenção de outras e novas informações.
O Teca de GRU é um dos maiores, se não o maior, complexo aeroportuário do Brasil – localizado em uma área de aproximadamente 100 mil m² – e conta com um dos maiores complexos de frigoríficos em aeroportos do Brasil, com mais ou menos 30.000 mil m³ de capacidade para armazenamento de importação e exportação. As 24 câmeras frias que alcançam todo aquele espaço e ranges de temperaturas atendem uma variedade de produtos. Além disso, esse espaço conta com mais de 400 posições para contêineres refrigerados na importação.