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A grande aposta da BMW: a marca investe pesado em um sistema de hidrogênio próprio que será 25% menor e produzido em série em 2028

Escrito por Carla Teles
Publicado em 07/09/2025 às 20:25
A grande aposta da BMW: a marca investe pesado em um sistema de hidrogênio próprio que será 25% menor e produzido em série em 2028
Descubra a revolução do hidrogênio da BMW! A nova geração de células de combustível, 25% menor e mais eficiente, entra em produção em 2028. Saiba tudo.
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Com um sistema 25% menor, desenvolvimento próprio e produção em série marcada para 2028, a BMW se prepara para um grande salto tecnológico em parceria com a Toyota.

A BMW está acelerando seus planos para a mobilidade a hidrogênio. A empresa já testa protótipos de seu sistema de célula de combustível (HFC) de terceira geração e prepara o início da produção em série para 2028 em sua moderna fábrica de Steyr, na Áustria.

Contagem regressiva para 2028: a fábrica de Steyr no centro da produção

O futuro da propulsão a hidrogênio da BMW tem data e local definidos. A fábrica de Steyr é o coração dos preparativos para a produção em série. Atualmente, os protótipos da inovadora terceira geração do sistema de célula de combustível estão em fase final de testes, com a produção em larga escala confirmada para iniciar em 2028.

Parceria estratégica: a colaboração entre BMW e Toyota se aprofunda

A aliança entre BMW e Toyota entra em uma nova fase. As células de combustível, um componente vital, continuam sendo fornecidas pela Toyota. No entanto, a dinâmica da parceria mudou: enquanto a primeira geração foi um projeto da Toyota e a segunda um esforço conjunto, o novo sistema de terceira geração é desenvolvido inteiramente pela BMW, com exceção das células. Essa colaboração se estenderá a unidades de propulsão para diversos veículos, otimizando os custos para ambas as marcas.

Inovação e eficiência: os segredos da terceira geração

A nova tecnologia da BMW se destaca pela eficiência. O sistema de terceira geração é 25% menor que o seu antecessor. Seu design foi pensado para ocupar o mesmo espaço de um motor a combustão tradicional. Essa compactação permite uma integração muito mais simples em arquiteturas de veículos, sejam elas novas ou já existentes. Além disso, uma estratégia operacional aprimorada e uma tecnologia de acionamento recém-desenvolvida prometem um aumento significativo na eficiência.

Do protótipo à realidade: testes rigorosos garantem a qualidade

Antes de chegar às ruas, a tecnologia da BMW passa por uma bateria de testes. Estão sendo realizadas avaliações completas de ruído, vibração e aspereza (NVH), além de testes de potência para comparar o desempenho com outras formas de propulsão. Os protótipos, montados em Munique, funcionam como a prova final de conceito e segurança, estabelecendo as diretrizes para a produção em massa em Steyr.

Sinergia industrial: o papel das unidades de Munique e Landshut

Este projeto é um esforço conjunto de várias fábricas do BMW Group. Os componentes do sistema HFC serão fabricados nas unidades de Steyr, Landshut e Munique. A planta de Landshut, responsável pela montagem da frota piloto do iX5 Hydrogen, seguirá produzindo peças essenciais, como carcaças e placas de pressão, para a próxima geração de veículos a hidrogênio da BMW.

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Carla Teles

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