Com um sistema 25% menor, desenvolvimento próprio e produção em série marcada para 2028, a BMW se prepara para um grande salto tecnológico em parceria com a Toyota.
A BMW está acelerando seus planos para a mobilidade a hidrogênio. A empresa já testa protótipos de seu sistema de célula de combustível (HFC) de terceira geração e prepara o início da produção em série para 2028 em sua moderna fábrica de Steyr, na Áustria.
Contagem regressiva para 2028: a fábrica de Steyr no centro da produção
O futuro da propulsão a hidrogênio da BMW tem data e local definidos. A fábrica de Steyr é o coração dos preparativos para a produção em série. Atualmente, os protótipos da inovadora terceira geração do sistema de célula de combustível estão em fase final de testes, com a produção em larga escala confirmada para iniciar em 2028.
Parceria estratégica: a colaboração entre BMW e Toyota se aprofunda
A aliança entre BMW e Toyota entra em uma nova fase. As células de combustível, um componente vital, continuam sendo fornecidas pela Toyota. No entanto, a dinâmica da parceria mudou: enquanto a primeira geração foi um projeto da Toyota e a segunda um esforço conjunto, o novo sistema de terceira geração é desenvolvido inteiramente pela BMW, com exceção das células. Essa colaboração se estenderá a unidades de propulsão para diversos veículos, otimizando os custos para ambas as marcas.
-
Esse motor elétrico pesa só 39 kg, gera 800 cv, combina fluxo axial e radial e equipa super carro de 2.300 cv
-
Homem que diz ter o maior QI do mundo investe tudo em Bitcoin, quer criar Segundo Bitcoin, igrejas e causa polêmica online
-
Exército dos EUA dispara Switchblade 600 pela primeira vez: drone kamikaze que voa 43 km, carrega ogiva Javelin e desvia em pleno voo
-
China injeta 3 trilhões em ciência e dispara investimentos recordes em pesquisa para dominar a inovação mundial
Inovação e eficiência: os segredos da terceira geração
A nova tecnologia da BMW se destaca pela eficiência. O sistema de terceira geração é 25% menor que o seu antecessor. Seu design foi pensado para ocupar o mesmo espaço de um motor a combustão tradicional. Essa compactação permite uma integração muito mais simples em arquiteturas de veículos, sejam elas novas ou já existentes. Além disso, uma estratégia operacional aprimorada e uma tecnologia de acionamento recém-desenvolvida prometem um aumento significativo na eficiência.
Do protótipo à realidade: testes rigorosos garantem a qualidade
Antes de chegar às ruas, a tecnologia da BMW passa por uma bateria de testes. Estão sendo realizadas avaliações completas de ruído, vibração e aspereza (NVH), além de testes de potência para comparar o desempenho com outras formas de propulsão. Os protótipos, montados em Munique, funcionam como a prova final de conceito e segurança, estabelecendo as diretrizes para a produção em massa em Steyr.
Sinergia industrial: o papel das unidades de Munique e Landshut
Este projeto é um esforço conjunto de várias fábricas do BMW Group. Os componentes do sistema HFC serão fabricados nas unidades de Steyr, Landshut e Munique. A planta de Landshut, responsável pela montagem da frota piloto do iX5 Hydrogen, seguirá produzindo peças essenciais, como carcaças e placas de pressão, para a próxima geração de veículos a hidrogênio da BMW.