Renováveis – Engie irá comprar energia renovável de usinas produtoras em contratos de longo prazo, em leilão eletrônico
A empresa que atua na geração e distribuição de eletricidade, gás natural e energia renovável, a Engie, vai fazer dois leilões eletrônicos, para adquirir a produção futura de usinas de energia renovável, em contratos de longo prazo. Os leilões irão ocorrer em outubro nas datas do dia 13 e 15. A companhia não informou quanto pretende contratar em energia nas licitações.
Veja ainda outras notícias:
- Cadastro de currículo no RJ em muitas funções para obras de construção civil e industrial na Companhia Brasileira de Serviços de Infraestrutura (CBSI)
- Petrobras prorroga contrato com a fornecedora de produtos e serviços no setor de petróleo e gás Sapura Energy
- Mais de 80 cursos online e gratuitos são oferecidos por startup curitibana, neste dia 17
A Engie está acompanhando a nova tendência do mercado de energia no Brasil, concorrendo com empresas de cunho estatal como a Cemig e a Copel, adquirindo energia de usinas a serem construídas por terceiros. A empresa informou em nota que selarão contratos de fornecimento de 5 e de 15 anos. A Engie não informou o tanto que pretende contratar em energia nas licitações.
No dia 13, irá adquirir energia “incentivada” de projetos eólicos ou solares no período 2023 a 2037, ou seja, o direito de usufruir de desconto de 50% nas tarifas de uso da rede, o que garante a geração de energia renovável. Em nota a Engie diz que “Esse certame é destinado a empresas que possuam projetos de geração em desenvolvimento, implantação ou operação”.
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
- Importante Usina (BR) será reaberta com produção histórica e gerará 1.200 novos empregos diretos!
No segundo leilão, no dia 15, a empresa também visa a compra de energia “incentivada”, mas não limitada pela fonte, que abre espaço para usinas eólicas e solares, bem como usinas de biomassa e pequenas centrais hidrelétricas.
No segundo evento, podem participar empresas cadastradas na Câmara dos Comercializadores de Energia Elétrica (CCEE), como geradoras, autoprodutoras e comercializadoras, e o prazo do contrato é de 2022 a 2026.