1. Início
  2. / Construção
  3. / A construção que é uma das 7 maravilhas do mundo moderno: um túnel de 120 bilhões de reais que conecta dois países através de 50 km por mar a 75 metros de profundidade
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 20 comentários

A construção que é uma das 7 maravilhas do mundo moderno: um túnel de 120 bilhões de reais que conecta dois países através de 50 km por mar a 75 metros de profundidade

Escrito por Noel Budeguer
Publicado em 14/09/2024 às 08:27
Atualizado em 18/09/2024 às 13:57
túnel - Eurotúnel - construção - maravilhas do mundo -
O Eurotúnel é uma das sete maravilhas do mundo moderno. Com mais de 50 km de comprimento e um custo de quase 120 bilhões de reais

O Eurotúnel é uma das sete maravilhas do mundo moderno. Com mais de 50 km de comprimento e um custo de construção de quase 120 bilhões de reais

O Eurotúnel é uma das sete maravilhas do mundo moderno, segundo a Sociedade Americana de Engenharia. Com mais de 50 km de comprimento e um custo de quase 120 bilhões de reais, esta construção é um dos projetos mais notáveis e úteis da engenharia recente da humanidade.

Criado para simplificar o transporte e favorecer a economia de duas das principais potências econômicas do mundo, Inglaterra e França, o Eurotúnel celebra em 2024 30 anos do início das atividades. Neste artigo, você vai conhecer mais sobre essa obra-prima e todos os benefícios que ela tem proporcionado a milhões de europeus.

A ideia de criar uma ligação fixa entre a Grã-Bretanha e a França remonta ao início do século XIX, mas foi apenas em 1986 que o projeto ganhou impulso significativo, com a assinatura do Tratado Anglo-Francês sobre o Túnel da Mancha. Este tratado estabeleceu as bases para a construção e operação do Eurotúnel por empresas privadas, culminando na formação da Joint venture TransManche Link, composta por construtoras britânicas e francesas.

A construção do Eurotúnel: Uma breve história

Inaugurado em 1994, o Eurotúnel conecta a cidade de Folkestone, no condado de Kent, na Inglaterra, até a comuna de Coquelles, no departamento de Pas-de-Calais, na França. Este túnel submarino atravessa abaixo do Canal da Mancha, um trecho do Oceano Atlântico que separa o sul da Inglaterra do norte francês, sendo a única ligação fixa entre a ilha da Grã-Bretanha e o continente europeu.

Com 50,45 km de comprimento, o Eurotúnel é o terceiro túnel ferroviário em atividade mais longo do planeta. A seção subaquática do túnel, com 37,9 km de comprimento, é a maior do mundo nesse quesito. A construção anglo-francesa é composta por dois túneis ferroviários principais com 7,6 m de diâmetro, separados por um túnel de serviço, todos conectados por passagens transversais e dutos de alívio do pistão.

Benefícios e serviços oferecidos pelo Eurotúnel

O Eurotúnel oferece diversos serviços, incluindo o Eurostar, um trem rápido que conecta Londres a Paris e Bruxelas; o Le Shuttle, que transporta veículos através do túnel; o transporte de caminhões em trem, que permite que motoristas viajem separadamente; e o Europorte, que é o serviço de transporte de carga convencional. Esses serviços contribuem significativamente para a integração e o desenvolvimento econômico das regiões atendidas pelo Eurotúnel.

Desafios e impactos do Eurotúnel

Durante sua construção, o Eurotúnel enfrentou diversos desafios técnicos, incluindo a variação geológica da região e a necessidade de escavar através de condições geológicas variadas. Além disso, o túnel também enfrentou desafios relacionados à imigração ilegal, sendo considerado uma rota atrativa para pessoas que buscam entrar clandestinamente no Reino Unido.

O Eurotúnel é verdadeiramente uma obra-prima da engenharia global, representando uma união bem-sucedida entre a Inglaterra e a França para benefício mútuo. Ao longo dos anos, o Eurotúnel tem proporcionado uma ligação eficiente entre o Reino Unido e a Europa Continental, gerando melhor acessibilidade e fortalecendo a economia local. Como uma das maiores realizações da engenharia moderna, o Eurotúnel continuará a ser uma parte importante da história e da infraestrutura da Europa.

Inscreva-se
Notificar de
guest
20 Comentários
Mais votado
Mais recente Mais antigos
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Noel Budeguer

De nacionalidade argentina, sou redator de notícias e especialista na área. Abordo temas como ciência, petróleo, gás, tecnologia, indústria automotiva, energias renováveis e todas as tendências no mercado de trabalho.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x