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A construção do novo estádio do Flamengo enfrenta crise milionária e POLÊMICA com tubulação de gás

Escrito por Carla Teles
Publicado em 25/01/2025 às 22:05
A construção do novo estádio do Flamengo enfrenta crise milionária e POLÊMICA com tubulação de gás
O principal problema na construção do novo estádio do Flamengo é uma tubulação de gás enorme que ocupa parte do terreno escolhido. Para removê-la, o custo é alto, cerca de R$ 50 milhões, e ninguém sabe ao certo quem vai pagar essa conta.
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Impasse com tubulação de gás no terreno do Gasômetro gera custo de R$ 50 milhões e acirra disputas entre Flamengo, prefeitura e governo estadual, colocando em risco cronograma da construção.

Quando o Flamengo anunciou seu desejo de construir um estádio próprio, a torcida vibrou. Afinal, nada mais simbólico do que um lar exclusivo para um dos maiores clubes do Brasil. Mas, como toda grande obra, os desafios logo apareceram, transformando o sonho em um quebra-cabeça complexo. E o principal “peça fora do lugar”? Uma tubulação de gás.

O sonho do Flamengo: um estádio para chamar de seu

Quem acompanha o Flamengo sabe que a ideia de ter um estádio próprio não é novidade. Desde que o clube começou a sonhar com independência em relação ao Maracanã, a busca por um terreno adequado virou prioridade. Um estádio próprio não é apenas concreto e arquibancadas; é símbolo de identidade, autonomia e, claro, receitas exclusivas.

Mas, como diz o ditado, “sonhar grande dá trabalho”. No caso do Flamengo, o trabalho envolve milhões de reais, negociações políticas e muitos estudos de viabilidade. O terreno do Gasômetro, no Rio de Janeiro, parecia o lugar ideal, mas logo surgiu um problema enterrado literalmente.

O terreno do Gasômetro e a tubulação de gás: o principal entrave

O Flamengo quer construir um estádio próprio no terreno do Gasômetro, no Rio de Janeiro, para ter sua casa exclusiva e aumentar a renda do clube. O projeto é grandioso e muito aguardado pelos torcedores, mas enfrenta desafios antes mesmo de começar.
O Flamengo quer construir um estádio próprio no terreno do Gasômetro, no Rio de Janeiro, para ter sua casa exclusiva e aumentar a renda do clube. O projeto é grandioso e muito aguardado pelos torcedores, mas enfrenta desafios antes mesmo de começar.

Você consegue imaginar uma tubulação de gás de 3 mil metros quadrados como vilã de uma obra? Pois é exatamente isso que acontece. O terreno escolhido pelo Flamengo abriga uma estrutura da Companhia Estadual de Gás (CEG), que precisa ser removida para que a construção avance. E aí começam os problemas.

A realocação da tubulação tem um custo estimado em R$ 50 milhões, além de ser um desafio técnico que pode atrasar o cronograma. Enquanto alguns argumentam que a remoção é viável e não prejudicará o projeto, outros alertam para o impacto financeiro e logístico. No meio disso tudo, surge a grande pergunta: quem vai pagar essa conta?

Quem paga a conta? As discussões sobre os R$ 50 milhões

Aqui entra o clássico jogo de empurra. O Flamengo defende que o custo deve ser compartilhado entre o clube, a prefeitura e o governo estadual. Do outro lado, figuras públicas como o prefeito Eduardo Paes e o deputado Pedro Paulo garantem que a remoção da tubulação não será um obstáculo para o cronograma ou para o orçamento.

Enquanto isso, a torcida acompanha a novela, esperando que a política não atrapalhe o progresso. O que parece um problema técnico rapidamente se transformou em uma disputa de narrativas, onde cada lado tenta convencer o público de que está fazendo sua parte.

Estudos, prazos e o papel da nova gestão do Flamengo

Com tantos fatores em jogo, a nova gestão do Flamengo decidiu adotar uma abordagem cautelosa. Um estudo de viabilidade econômica foi encomendado à Fundação Getúlio Vargas (FGV) para avaliar o impacto financeiro do projeto. A expectativa é que, em abril, o clube apresente novos números sobre custos, prazos e planejamento.

Por enquanto, a assinatura do termo final de compra do terreno foi adiada. A estratégia é clara: evitar compromissos precipitados até que todas as variáveis estejam mapeadas. É um passo que pode atrasar o projeto, mas também garantir decisões mais seguras no futuro.

O que esperar do futuro do projeto

Segundo o NSC Total, o novo estádio do Flamengo continua sendo um sonho possível, mas ainda cercado de incertezas. Resolver o impasse da tubulação de gás será um divisor de águas, e o sucesso dependerá da capacidade do clube de negociar e superar os desafios técnicos.

Seja como for, o torcedor rubro-negro pode ter certeza de uma coisa: quando o primeiro gol for marcado no novo estádio, todo esse esforço terá valido a pena. Afinal, grandes conquistas exigem coragem e perseverança, duas qualidades que o Flamengo tem de sobra.

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Hamilton
Hamilton
29/01/2025 09:45

Tudo isso aí mentira, tubulação de gás entre outras coisas que estão falando, a verdade é que esse **** que virou presidente do Flamengo junto com **** dele, já tinha falado que não iria fazer o estádio ele vai ajudar o Flamengo, tem mas fica falando que não quer safe e vai fazer safe no Maracanã e esquece estádio com esse presidente nunca vai sair.

Herbert
Herbert
27/01/2025 17:25

Melhor ampliar o puleiro da Gávea e assim não complicar mais aquela área do gasômetro.

Jorge Gama de Barros
Jorge Gama de Barros
27/01/2025 14:24

O problema não se resume na retirada ou transferência da tubulação. O grande problema é a localização totalmente inadequada. Há um gigantesco entroncamento rodoviário no local. A Rodoviária Novo Rio , o Terminal Gentileza (Gente Leza), O acesso para a Ponte Rio Niterói tudo isso junto inviabiliza qualquer Estádio 🏟️ nas proximidades. A mobilidade sofrerá um colapso total. E mais , para receber patrocínio não poderá ser apenas um Estádio, será uma Arena multiuso o que torna a área inviável. Nada disso está sendo observando. Ainda há tempo de evitar o fracasso.

Carla Teles

Produzo conteúdos diários sobre tecnologia, inovação, construção e setor de petróleo e gás, com foco no que realmente importa para o mercado brasileiro. Aqui, você encontra oportunidades de trabalho atualizadas e as principais movimentações da indústria. Tem uma sugestão de pauta ou quer divulgar sua vaga? Fale comigo: carlatdl016@gmail.com

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