A grandiosa construção da Ponte Ayrton Senna que mudou a história
Se você acha que já viu tudo em termos de construções impressionantes, prepare-se para conhecer a história da construção da Ponte Ayrton Senna! Esta obra de arte da engenharia não apenas redefiniu padrões, mas também trouxe uma integração sem precedentes entre regiões e países.
Localizada na BR-163 sobre o Rio Paraná, na divisa entre Paraná, Mato Grosso do Sul e Paraguai, a construção da Ponte Ayrton Senna foi um marco na engenharia brasileira. Por muito tempo, ela foi considerada uma das maiores pontes fluviais do país, perdendo apenas para a ponte rodoferroviária sobre o Rio Paraná, com uma diferença mínima de 100 metros—o que em nada diminui a grandiosidade do projeto.
Senna não teve a oportunidade de conhecer a construção
A ponte recebeu o nome em homenagem ao grande campeão das corridas, Ayrton Senna, um dos maiores esportistas do país. Em 1980, o piloto competiu em Guaíra numa competição de kart, chamando a atenção de todos pelo profissionalismo e paixão pela velocidade. Infelizmente, Senna não teve a oportunidade de conhecer a construção que leva seu nome, já que sua carreira foi interrompida por uma fatalidade em 1994.
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O início da construção da Ponte Ayrton Senna ocorreu em 1985, quando a Eletrosul decidiu erguer a ponte para atender o complexo da hidrelétrica de Ilha Grande. Em outubro do ano seguinte, um convênio com o Departamento Nacional de Estradas de Rodagem permitiu o início das obras. No entanto, a construção foi suspensa em julho de 1990. Três anos depois, o DNER do Paraná firmou um novo convênio com o DNER nacional e assumiu a responsabilidade pela conclusão da ponte, que foi finalmente inaugurada em 24 de janeiro de 1998, após aproximadamente 12 anos de construção.
Construção da Ponte Ayrton Senna possibilitou a integração
A construção da Ponte Ayrton Senna possibilitou a integração das fronteiras agrícolas das regiões Norte e Centro-Oeste com a região Sul. Antes, essa conexão era realizada por balsa, um método que demorava muito e nem sempre oferecia qualidade na travessia, devido ao maior tempo e alto risco envolvidos.
Esta mega construção tem aproximadamente 3.600 metros de extensão, divididos em quatro trechos. O primeiro trecho é composto por 30 vãos de 32 metros de distância entre os apoios; o segundo trecho é formado por 24 vãos de 32 metros; o terceiro trecho, sobre o canal de navegação, possui 2 vãos com 52 metros de distância; e o quarto trecho é composto por 41 vãos com 52 metros entre os apoios. O projeto foi elaborado para suportar 45 toneladas por vão.
Única ponte do mundo, até o presente momento, com uma curva na parte central em formato de tobogã
Um fato interessante sobre a construção da Ponte Ayrton Senna é que ela é a única ponte do mundo, até o presente momento, com uma curva na parte central em formato de tobogã. Muitas pessoas acham que a curva no vão central tem referência ao nome da ponte, onde o “S” seria de Senna, mas isso tem uma explicação técnica. Em 1982, existia um projeto para a construção de uma hidrelétrica na região pelo governo federal. Porém, esse projeto não teve sucesso devido à falta de incentivos. O projeto original previa uma barreira em um pequeno trecho para a ponte, mas quando paralisaram a construção da usina, boa parte do trecho da ponte já estava instalado. Para não atrapalhar a parte de concreto da usina hidrelétrica de Ilha Grande, optou-se pelo formato geométrico que se assemelha ao “S”, não interferindo nas obras da barragem caso fossem retomadas.
Dados técnicos
Em 1995, após uma solicitação dos moradores exigindo o término da ponte—movimento conhecido na região como “Ponte Já”—as obras foram retomadas. Dados técnicos apontam que o segmento de acesso à ponte no lado paranaense tem extensão de 946,39 metros e, no lado sul-mato-grossense, 950 metros. Sua pista possui 7,20 metros de largura, mais 2,80 metros de acostamento. Foi construída sobre 98 colunas de concreto dentro do rio, com vãos de 32, 42 e 52 metros, e altura máxima do canal de navegação de 13 metros.
A ponte já passou por uma grande reforma?
Desde sua inauguração, a ponte nunca passou por uma grande reforma. Por isso, o governo do estado do Paraná e outras parcerias reuniram-se para debater sobre melhorias, sendo discutida uma revitalização no local. A previsão para início das obras era para 2022, visando a correção de manifestações patológicas, sinalização, recuperação asfáltica, substituição da iluminação e outros serviços, com duração prevista de 18 meses.
Construção da Ponte Ayrton Senna marcou um sonho de mais de 40 anos
A construção da Ponte Ayrton Senna marcou um sonho de mais de 40 anos da população regional, trazendo progresso e integração. No dia de sua inauguração, houve uma meia maratona simbolizando as boas-vindas e o avanço para toda a região. O volume diário médio de tráfego na ponte é de 15 mil veículos, dividido principalmente entre carros de passeio.
Esta notícia pode ser acessada diretamente no site do governo do Paraná para acompanhar cada etapa. Deixamos aqui nosso singelo agradecimento a toda a equipe que esteve à frente do projeto e execução, tornando possível a concretização dessa mega construção no Brasil, marcada pela bela paisagem e natureza incrível que trouxe progresso a toda uma nação, principalmente para o Paraná, Mato Grosso do Sul e Paraguai.
E você, já teve a oportunidade de atravessar a Ponte Ayrton Senna e presenciar sua grandiosidade? Compartilhe sua experiência nos comentários!