A geração de energia elétrica solar e eólica é um dos principais objetivos da Cemig, área popularmente conhecida como “greenfield”
A brasileira Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais) planeja investir R $ 3,1 bilhões (US $ 540 milhões) em 2021, um aumento de 62,4% em relação ao ano passado, anunciou a empresa na segunda-feira, durante um webcast para investidores. Como em 2020, a maior parte do capex (2,32 bilhões de reais) será destinada ao segmento de distribuição de energia elétrica. O restante será investido em transmissão (276 milhões de reais), geração (238 milhões de reais) e aquisições.
Uma das metas do atual governo é investir em projetos de geração de energia eólica e solar. Em setembro de 2020, a estatal mineira lançou uma chamada pública para aquisição de empreendimentos em estágio avançado de desenvolvimento.
“Nosso foco é greenfield [projetos], aproveitando nossa capacidade técnica e de comercialização, mas isso não significa que não possamos olhar para fusões e aquisições”, disse o presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, ao webcast.
- Internet de Elon Musk (Starlink) chega ao Brasil com desconto de MAIS DE 50% visando acabar com a concorrência e inovar na conectividade brasileira, chegando em QUALQUER parte do país
- Crise sem fim! Volkswagen enfrenta demissões em massa e crise tecnológica: será o próximo caso Kodak e Nokia?
- Umas das maiores BR do Brasil será transformada! Rodovia terá duplicação de 221km e R$ 7 bi em investimentos, podendo gerar até 100 MIL empregos
- Noruega investe R$ 350 milhões em energia solar no norte de Minas Gerais
O diretor de comercialização da empresa de energia elétrica, Dimas Costa, disse que parte significativa dos projetos de geração a serem adquiridos serão direcionados à autoprodução.
“Há uma grande demanda dos nossos clientes para isso”, disse o executivo, destacando que a meta de preço da energia da Cemig é em torno de 115 reais / MWh e 135reais / MWh para energia eólica e solar, respectivamente.
Desinvestimentos
Cerca de dois meses após a venda de sua participação na Light , com sede no Rio de Janeiro , a Cemig anunciou que havia começado a estudar o desinvestimento da Transmissora Aliança de Energia Elétrica ( Taesa ).
“É muito importante para a Cemig focar nos negócios que conhece melhor. Estamos voltando ao básico e queremos ter o controle [dos projetos] ”, disse Passanezi Filho.
Resultados de Investimentos da Cemig em 2020
A Cemig registrou lucro líquido de 1,33 bilhão de reais no quarto trimestre de 2020, aumento de 136% em relação ao ano anterior. No ano todo, seu lucro líquido foi de R $ 2,86 bilhões, uma queda de 10,3% em relação a 2019.
A receita líquida totalizou R $ 6,87 bilhões no quarto trimestre (+ 5,8% ano-a-ano) e R $ 25,2 bilhões no ano (-1% ano-a-ano).