Início A cidade do Petróleo, Macaé, tem zero casos de internações de covid-19 e o uso de máscara em ambientes fechados não é mais obrigatório

A cidade do Petróleo, Macaé, tem zero casos de internações de covid-19 e o uso de máscara em ambientes fechados não é mais obrigatório

25 de março de 2022 às 11:57
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Macaé: a cidade do petróleo está desobrigada a usar máscara contra covid-19
Macaé é conhecida como Cidade do Petróleo devido a força da etração do produto na região | Imagem: Petrobras via Google

O cenário de queda nos casos de Covid-19 foi apontado pelos indicadores do Comitê Especial de Acompanhamento e Enfrentamento à Pandemia de Macaé.

O município de Macaé, conhecido como a Cidade do Petróleo, no Rio de Janeiro, está com a ocupação de pacientes em leitos de enfermaria e CTI da Covid-19 zerada e a taxa de positividade de novos casos foi reduzida pela metade. Sendo assim, o prefeito Welberth Rezende assinou um decreto que desobriga o uso de máscara em ambientes abertos e fechados. O anúncio foi feito nas redes sociais do gestor.

Welberth Rezende no Twitter: máscaras não são mais obrigatórias

A decisão foi tomada diante do cenário de queda nos principais indicadores da pandemia em Macaé, analisado ao longo dos últimos 15 dias pelo Comitê Especial de Acompanhamento e Enfrentamento à Pandemia da Covid-19. Assim, as flexibilizações dos protocolos sanitários de enfrentamento à doença é ampliado. A população vacinada em Macaé alcançou 68%, considerando as duas doses e dose única da vacina.

No decreto assinado por Rezende, no entanto, existe a recomendação para o uso da proteção facial no transporte público, escolas, bancos, unidade de saúde, rodoviárias, aeroportos e portos; e por pessoas imunesuprimidas, com sintomas de doenças respiratórias, gestantes e idosos.

Prefeito de Macaé pede colaboração da população

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, pediu que a população continue colaborando com as normas de segurança e fez um agradecimento. “Macaé teve a média de metade de mortes que aconteceu no restante do estado. Com certeza foi graça a essa parceria com a Universidade (Federal do Rio de Janeiro), comitê científico e a população que aderiu e participou diretamente de toda campanha”, destacou o gestor.

Até agora o estado do Rio de Janeiro registrou 72.591 mortes por Covid-19 e cerca de 2.700 casos atualmente. De acordo com o boletim epidemiológico do município de Macaé, a Cidade do Petróleo foram contabilizados 823 óbitos pela doença.

Por que Macaé é a Cidade Nacional do Petróleo?

No início da década de 1970, Macaé passou a viver um novo momento econômico com a descoberta do petróleo na Bacia de Campos, plataforma continental brasileira. Assim, houve um grande impulso à economia local, com interesse da Petrobras que se instalou no município.

Desta forma, Macaé fez com que o Brasil contribuiu para que o Brasil se tornasse um país dos mais avançados na prospecção em águas profundas pela extração de petróleo no país, tornando o município conhecido como a Cidade do Petróleo.

É em Macaé que se situam várias instalações da Petrobras e de empresas do setor offshore. Da bacia são extraídos 80% do petróleo brasileiro e 47% da produção de gás natural do país.

Fonte: Prefeitura de Macaé

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes