O cenário de queda nos casos de Covid-19 foi apontado pelos indicadores do Comitê Especial de Acompanhamento e Enfrentamento à Pandemia de Macaé.
O município de Macaé, conhecido como a Cidade do Petróleo, no Rio de Janeiro, está com a ocupação de pacientes em leitos de enfermaria e CTI da Covid-19 zerada e a taxa de positividade de novos casos foi reduzida pela metade. Sendo assim, o prefeito Welberth Rezende assinou um decreto que desobriga o uso de máscara em ambientes abertos e fechados. O anúncio foi feito nas redes sociais do gestor.
A decisão foi tomada diante do cenário de queda nos principais indicadores da pandemia em Macaé, analisado ao longo dos últimos 15 dias pelo Comitê Especial de Acompanhamento e Enfrentamento à Pandemia da Covid-19. Assim, as flexibilizações dos protocolos sanitários de enfrentamento à doença é ampliado. A população vacinada em Macaé alcançou 68%, considerando as duas doses e dose única da vacina.
No decreto assinado por Rezende, no entanto, existe a recomendação para o uso da proteção facial no transporte público, escolas, bancos, unidade de saúde, rodoviárias, aeroportos e portos; e por pessoas imunesuprimidas, com sintomas de doenças respiratórias, gestantes e idosos.
- Fim da apreensão em blitz: veículos irregulares agora têm nova chance, mas há um porém!
- 2025 será o ano dos feriados prolongados: confira as datas que prometem mudar o ritmo do seu ano!
- BRAVA Energia: Impulsionando Resultados e Crescimento no 3º Trimestre de 2024
- Fim das multas abusivas? Lei acaba com radares móveis e adota drones para ‘fiscalização clara’
Prefeito de Macaé pede colaboração da população
O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, pediu que a população continue colaborando com as normas de segurança e fez um agradecimento. “Macaé teve a média de metade de mortes que aconteceu no restante do estado. Com certeza foi graça a essa parceria com a Universidade (Federal do Rio de Janeiro), comitê científico e a população que aderiu e participou diretamente de toda campanha”, destacou o gestor.
Até agora o estado do Rio de Janeiro registrou 72.591 mortes por Covid-19 e cerca de 2.700 casos atualmente. De acordo com o boletim epidemiológico do município de Macaé, a Cidade do Petróleo foram contabilizados 823 óbitos pela doença.
Por que Macaé é a Cidade Nacional do Petróleo?
No início da década de 1970, Macaé passou a viver um novo momento econômico com a descoberta do petróleo na Bacia de Campos, plataforma continental brasileira. Assim, houve um grande impulso à economia local, com interesse da Petrobras que se instalou no município.
Desta forma, Macaé fez com que o Brasil contribuiu para que o Brasil se tornasse um país dos mais avançados na prospecção em águas profundas pela extração de petróleo no país, tornando o município conhecido como a Cidade do Petróleo.
É em Macaé que se situam várias instalações da Petrobras e de empresas do setor offshore. Da bacia são extraídos 80% do petróleo brasileiro e 47% da produção de gás natural do país.
Fonte: Prefeitura de Macaé