1. Início
  2. / Logística e Transporte
  3. / A China lançou o maior navio porta-contêineres elétrico do mundo com uma bateria de 50 MWh!
Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

A China lançou o maior navio porta-contêineres elétrico do mundo com uma bateria de 50 MWh!

Escrito por Noel Budeguer
Publicado em 03/06/2024 às 20:09
China - porta-contêineres - navio cargueiro - navio elétrico -
Descubra o maior porta-contêineres elétrico do mundo, Greenwater 01 da China, liderando a inovação na indústria marítima

Descubra o maior navio porta-contêineres elétrico do mundo, Greenwater 01 da China, liderando a inovação na indústria marítima

A China atingiu um marco significativo na indústria marítima com o lançamento do “Greenwater 01”, o maior navio porta-contentores elétrico do mundo, operado pelo Grupo Marítimo China Ocean Shipping (COSCO).

Este navio inovador não só representa um avanço na tecnologia de transporte marítimo, mas também um grande passo em direção à sustentabilidade ambiental.

Descrição do navio da China

O “Greenwater 01” mede impressionantes 119,8 metros de comprimento, 23,6 metros de largura e 9 metros de profundidade. É o primeiro navio porta-contentores totalmente elétrico do mundo, com 10.000 toneladas, e atinge uma velocidade máxima de 19,4 km/h. O destaque deste navio é a sua enorme capacidade de bateria, que ultrapassa os 50.000 kWh, equivalente à energia necessária para sustentar várias casas durante um ano inteiro.

Tecnologia de baterias

Cada contentor de bateria fornece 1.600 kWh de eletricidade e é utilizado um contentor semelhante aos contentores padrão de 20 pés que o navio transporta. Isso permite que o número de pacotes de bateria seja modificado conforme as necessidades da viagem, ajustando simplesmente a quantidade de contentores de bateria a bordo.

O destaque deste navio é a sua enorme capacidade de bateria, que ultrapassa os 50.000 kWh. Fonte: ShaghaiEye

Impacto ambiental

Navegando entre Shanghai e Nanjing, o “Greenwater 01” da China promete ser uma revolução ecológica nas rotas marítimas. Foi concebido para poupar 3.900 kg de combustível por cada 100 milhas náuticas navegadas, o que se traduz numa redução significativa do consumo de combustíveis fósseis e, consequentemente, das emissões de carbono. Estima-se que o navio possa reduzir as emissões de dióxido de carbono em 12,4 toneladas por mesma distância percorrida, comparativamente aos navios tradicionais.

O lançamento do “Greenwater 01” da China pela COSCO não só estabelece um precedente na indústria de transporte marítimo, mas também reflete um compromisso crescente com a sustentabilidade e a inovação tecnológica. Estes avanços são cruciais para combater as alterações climáticas e avançar para um futuro mais verde e sustentável. O mundo agora observa como este gigante elétrico da China navega em direção a um horizonte mais limpo e eficiente, marcando o início de uma nova era no transporte marítimo.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Noel Budeguer

De nacionalidade argentina, sou redator de notícias e especialista na área. Abordo temas como ciência, petróleo, gás, tecnologia, indústria automotiva, energias renováveis e todas as tendências no mercado de trabalho.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x