Wyoming, nos Estados Unidos, vai contra a tendência mundial de aumentar a demanda por veículos zero emissão
Nos EUA, o estado de Wyoming tem o desejo decepcionante de proibir a venda de carros elétricos. Indo contra a tendência mundial, que visa aumentar a demanda por veículos zero emissão, o estado resolveu introduzir uma lei para limitar gradualmente a compra de veículos eletrificados até 2035. A medida foi criada em resposta às leis implementadas na Califórnia e em Nova York, que proíbem as vendas de carros novos somente a combustão durante 12 anos.
O Comitê aceitou a implementação da lei que limita a compra de carros elétricos?
Inicialmente, o documento feito com a colaboração do senador republicano Jim Anderson teve alguns argumentos válidos. Mesmo assim, como era de se esperar, a resolução caiu durante a reunião do Comitê de Minerais, Negócios e Desenvolvimento Econômico de Wyoming. A proteção da cultura de comunidades rurais da região – que sequer possuem acesso à internet – é um dos argumentos utilizados no discurso para a proibição da venda de carros elétricos.
Argumentos utilizados para a proibição de veículos eletrificados no estado dos EUA
A maior preocupação, nesse sentido, é a ameaça à empregabilidade do local, visto que Wyoming é o oitavo maior produtor de petróleo dos EUA. Assim, a falta da demanda por gasolina criada pela expansão dos carros elétricos afetaria a disponibilidade de empregos no setor de petróleo e gás.
- Evite problemas no motor do seu carro! Saiba quando e como fazer a troca de óleo corretamente e evite dor de cabeça
- Elon Musk disse “não”, mas essa tecnologia está mudando os carros chineses para sempre
- Hyundai Tucson retorna ao Brasil em grande estilo: nova versão surpreende com design arrojado, tecnologia de ponta e preço competitivo
- Procurando um carro usado bom e econômico? O Citroën C3 com motor 1.6, 120 cv, câmbio automático e capaz de fazer 12,4 km/L na estrada, é o modelo certo para você!
Há também o argumento de que a implantação local da cultura de veículos eletrificados seria quase impossível, já que faria necessária a construção de uma infraestrutura de carregamento. Afinal, a região – rodeada por planícies e montanhas rochosas – possui várias comunidades rurais que sequer têm acesso à internet.
De acordo com os legisladores, os Estados Unidos têm suprimento limitado de minerais para fabricação de baterias. E, para completar, o documento acrescenta que os minerais utilizados em baterias não são facilmente recicláveis ou descartáveis. Logo, os aterros municipais seriam obrigados a desenvolver práticas para o descarte das baterias.