Mesmo com o mercado aquecido para utilitários, alguns modelos de diferentes categorias se destacam negativamente nas vendas, tornando-se verdadeiras picapes encalhadas para as fabricantes.
O segmento de picapes no Brasil vive um bom momento, mas nem todos os modelos conseguem acompanhar o ritmo. Diversas fabricantes enfrentam dificuldades com certas picapes encalhadas em seus pátios ou com números de emplacamentos muito abaixo do esperado, levantando alertas sobre estratégias e aceitação pelo consumidor.
Desde compactas tradicionais até gigantes importadas, a lista de picapes encalhadas ou com desempenho preocupante abrange diferentes propostas e faixas de preço. Fatores como projetos antigos, posicionamento de mercado inadequado, concorrência acirrada e até mesmo escolhas mecânicas questionáveis contribuem para este cenário desafiador.
Mercado aquecido, mas nem todos os modelos comemoram
Enquanto algumas picapes batem recordes de vendas, outras lutam para encontrar seu espaço. A análise das menos vendidas em cada categoria revela os desafios específicos enfrentados pelas montadoras, desde a necessidade de renovação até a dificuldade de justificar preços elevados.
-
Volkswagen Tiguan 1.4 Allspace: o melhor SUV 7 lugares que pouco dinheiro pode comprar
-
Passat B8 Highline expõe falha de mercado: melhor sedã de R$ 150 mil segue ignorado por quem paga mais em modelos de luxo
-
Invasão chinesa: Conheça seis fábricas de carros chineses que já produzem ou planejam montar carros em território nacional
-
É possível trocar a correia dentada banhada a óleo por corrente? Adaptação exige engrenagens, guias e polias específicas projetadas pela montadora
Volkswagen Saveiro: popular na venda direta, mas esquecida pelo público geral
A Volkswagen Saveiro, embora figure entre as compactas mais vendidas, enfrenta um dilema. Seu volume de emplacamentos, como as 5.692 unidades em março, é impulsionado por vendas diretas para CNPJ. Para o cliente pessoa física, o projeto antigo, a cabine simples com acabamento básico e a concorrência de modelos como Fiat Strada e a nova Chevrolet Montana, mais modernos e equipados, pesam contra. Visualmente, a Saveiro tenta manter um ar esportivo, mas a idade do projeto é evidente. Seu motor é o conhecido 1.6 MSI de 116 cavalos, com câmbio manual.
Ford Maverick: design interessante, vendas decepcionantes
Lançada com a promessa de ser uma forte rival para a Fiat Toro, a Ford Maverick não atingiu as expectativas. Apesar de um design robusto, opções de motorização interessantes (2.0 turbo a gasolina de 253 cv e uma versão híbrida de 194 cv) e bom espaço interno, o preço elevado e o acabamento com excesso de plástico duro prejudicaram sua aceitação. A ausência de um pacote ADAS completo também é um ponto negativo. No último mês de março, apenas 163 unidades da Maverick foram emplacadas.
JAC Hunter e Jeep Gladiator: estreante e nicho entre as picapes encalhadas
A JAC Hunter é a mais nova picape média a diesel no mercado, mas seu início é preocupante. Com apenas 31 unidades vendidas em seu primeiro mês cheio (março), a chinesa enfrenta desconfiança. Seu visual exagerado, que tenta imitar picapes americanas full size, e a pouca tradição da marca no segmento são barreiras, mesmo com interior moderno e motor 2.0 turbo diesel de 191 cavalos.
Já a Jeep Gladiator, representante das picapes médias a gasolina, é um caso de nicho extremo. Com visual imponente derivado do Wrangler e grande capacidade off-road, seu preço de R$ 499.900 e o alto consumo do motor Pentastar 3.6 V6 de 284 cavalos resultaram em apenas uma unidade emplacada em março.
Chevrolet Silverado: a gigante que não conquistou totalmente o mercado
A Chevrolet Silverado retornou ao Brasil para competir no segmento de picapes full size de luxo. Contudo, a escolha do motor V8 5.3 de 360 cavalos, considerado menos empolgante que o 6.2 disponível em outros mercados ou os propulsores de rivais como RAM 1500 e Ford F-150, comprometeu seu apelo. Apesar do visual imponente, interior luxuoso e recheada lista de equipamentos, a Silverado registrou apenas 45 emplacamentos em março, não conseguindo empolgar totalmente nem os fãs da marca.
Eu acredito se a wolksvagem continuasse com a Saveiro de modelo com cabine estendida, estaria vendendo bem aí colocaram a de cabine dupla ficou bonita , mais o valor chega ser próximo de uma camionete em ficou pesado o valor pr muitos . Agora sobre a Maverick tbem acredito que se continuassem como carro e não uma camionete com nome de um carro popular ,aposto que tbem venderia bem , não sou engenheiro mais vcs (engenheiros) teriam que fazer pesquisas antes de fabricar algum veículo, uma dica assistam o filme Ford vs Ferrari, acho que vcs vão ter conceitos ….
Montadora no Brasil não ouve o cliente, não pergunta sobre questões mecânicas, modelos ou valores dos produtos.
Aqui e Brasil.
A **** que se monta e vem de fora começa pelo combustível,uma mer…oferecida ao cidadão.
Saveiro passou da hora de mudar totalmente, radical, projeto velho e ultrapassado com motor péssimo. Saveiro boa foram as G3 com motor AP.