Modelos com desempenho forte, ótimo custo-benefício e tecnologia, mas que seguem subestimados pelo mercado nacional.
Mesmo entregando conforto, potência e tecnologia, alguns carros turbo excelentes continuam sendo ignorados no mercado brasileiro. Enquanto SUVs compactos e sedãs tradicionais seguem na preferência do público, modelos com motorizações modernas e preços atraentes acabam deixados de lado.
A seguir, listamos cinco carros turbo excelentes que custam menos do que se espera, entregam muito desempenho e seguem esquecidos nas revendas — mas que valem cada centavo.
Citroën C4 Cactus Shine Pack 2020
O C4 Cactus é um dos carros turbo excelentes mais injustiçados do mercado. Mesmo com bom desempenho e visual moderno, sofre preconceito por ser um Citroën. O design ousado traz luzes diurnas em LED, rodas diamantadas de 17” e pintura biton em algumas versões.
-
SUV 0 km por R$ 100 mil: montadora chinesa chega com preço agressivo no mercado global de carros elétricos e dispara 200% na bolsa
-
Melhor hatch automático para comprar em 2025; Confira 5 opções de até R$ 95 mil que oferecem um bom custo-benefício, desempenho, espaço interno e conforto
-
Consumo urbano de até 45 km/l e valor competitivo fortalecem posição de mercado da moto popular por menos de 9 mil reais Shineray Jet 50S
-
Moto popular conquista brasileiros com consumo de até 40 km/l, preço inicial de R$ 17.690 e tecnologia acessível na Yamaha Factor 150 2025
Por dentro, a versão Shine Pack entrega multimídia com espelhamento sem fio, chave presencial, climatização digital e até assistentes de condução como frenagem automática e alerta de mudança de faixa. O motor 1.6 THP flex rende 173 cv e 24,5 kgfm, com câmbio automático de seis marchas. Faz de 0 a 100 km/h em 7,3 s. Custa R$ 81.526 na Fipe.
Chevrolet Cruze LTZ 2017
O Cruze é um sedã médio com ótimo conjunto mecânico e muitos equipamentos. Ainda assim, vem sendo deixado de lado, especialmente em tempos de domínio dos SUVs. O visual é bem resolvido e a versão LTZ traz rodas de 17” e faróis com luzes diurnas em LED.
O motor 1.4 turbo flex entrega 153 cv e 24,5 kgfm, com câmbio automático de 6 marchas. O desempenho é satisfatório (0 a 100 em 9 s), e o consumo é equilibrado. Mesmo sendo mais completo que muitos SUVs de entrada, o Cruze é esquecido. Valor na Fipe: R$ 82.440.
Renault Captur Iconic 2022
O Captur é um SUV com estilo elegante, acabamento interno superior e conjunto mecânico moderno. O visual robusto inclui faróis full LED, rodas diamantadas e pintura biton. O modelo 2022 já traz o painel com materiais emborrachados e detalhes em couro.
A grande surpresa está no motor: o 1.3 turbo flex desenvolvido com a Mercedes-Benz. São 170 cv e 27,5 kgfm, com câmbio CVT de 8 marchas simuladas. Um conjunto potente e econômico para a categoria. Mesmo assim, é ignorado nas lojas e saiu de linha em 2023. Na Fipe: R$ 98.193.
Volkswagen Jetta Comfortline 2018
O Jetta Comfortline é um sedã médio que une discrição e força. O visual é sóbrio, mas moderno, com faróis full LED, rodas de 17” e acabamento interno refinado. Oferece painel digital, climatização automática e excelente espaço interno.
O motor é o consagrado 1.4 TSI com 150 cv e 25,5 kgfm, acoplado a câmbio automático de seis marchas. Vai de 0 a 100 km/h em cerca de 8 segundos e consome pouco. Ainda assim, muita gente só dá atenção à versão GLI. Custa R$ 90.985 na Tabela Fipe.
Chevrolet Equinox Premier 2.0 Turbo 2020
O Equinox é um dos SUVs médios mais potentes do mercado, mas segue ignorado por quem busca modelos como o Compass. A versão Premier traz visual imponente, faróis full LED, rodas de 19”, acabamento refinado e muita tecnologia embarcada.
O motor 2.0 turbo a gasolina entrega 262 cv e 37 kgfm, com câmbio automático de 9 marchas e tração integral. Acelera de 0 a 100 km/h em 7,4 s. Mesmo com esse desempenho de esportivo e conforto de alto nível, o modelo é pouco valorizado. Na Fipe: R$ 135.081.
Qual desses carros turbo excelentes você teria na sua garagem? Já dirigiu algum deles? Deixe sua opinião nos comentários!
O Cruze HB tem uma suspensâo mais firme e volante com resposta mais rapida. Muito bom
O Hb do Cruze é mais firme de suspensão e direçâo mais direta. Ótimo veiculo.