As oportunidades de bolsas de estudos do Senai para cursos técnicos são preenchidas utilizando-se das notas que os candidatos obtiveram no Enem
As inscrições para as 370 bolsas de estudo disponíveis para os cursos técnicos ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) tiveram seu prazo prorrogado. O limite para as inscrições, que acabaria na última terça-feira 8 de fevereiro, foi prorrogado até domingo, dia 13. As oportunidades são para 18 cursos diferentes e estão distribuídas nas unidades do Senai de oito municípios de Pernambuco.
Leia também:
- Vagas de emprego para profissionais com ensino médio e técnico são oferecidas por usina, para o estado de São Paulo;
- Tecnologia da Informação: multinacional Amazon disponibiliza mais de 500 cursos gratuitos nessa área que tem crescido tanto;
- Podendo atuar no Pará, em São Paulo e em Santa Catarina, Hydro oferece vagas para o Programa de Trainee 2022. Confira!
Para que o candidato se inscreva em uma das vagas de bolsas de estudo disponíveis, é preciso preencher um formulário na internet. As vagas de cursos técnicos a serem ocupadas são para unidades do Senai no Recife (Areias e Santo Amaro); em Paulista, no Cabo de Santo Agostinho e em Ipojuca, na Região Metropolitana; Goiana, na Zona da Mata; em Caruaru e Belo Jardim, no Agreste; e em Petrolina, no Sertão.
Candidatos de baixa renda que tenham terminado o ensino médio e que possuírem média de pontuação igual ou superior a 450 pontos nas edições de 2018, 2019, 2020 ou 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão concorrer às bolsas de estudo para os cursos técnicos do Senai. Confira alguns dos cursos disponíveis:
- Como transformar sua carreira em menos de dois anos? O SENAI seleciona alunos para cursos gratuitos! Veja como participar do processo seletivo
- Quer se qualificar de graça? SENAC abre 12 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos! As inscrições vão até 1º de dezembro!
- Que tal um curso gratuito de casa com R$ 2 mil no bolso? Ministério da Cultura oferece 1.000 vagas com bolsa em escrita literária!
- Que tal fazer um curso no Senai? Instituição abre quase 16 MIL vagas para diversos cursos em áreas do conhecimento, como administração, design gráfico, eletromecânica, informática, logística e marketing
Cursos EAD:
- Técnico em Cibersistemas para Automação: Senai Areias,Recife
- Técnico em Manutenção e Suporte em Informática: Senai Areias, Recife
- Técnico em Redes de Computadores: Senai Areias, Recife
- Técnico em Eletrotécnica: Senai Areias, Recife
- Técnico em Automação Industrial: Senai Areias, Recife
- Técnico em Qualidade: Senai Areias, Recife
Cursos presenciais:
- Técnico em Mecânica: Senai Cabo de Santo Agostinho
- Técnico em Manutenção Automotiva: Senai Caruaru
- Técnico em Mecatrônica: Senai Goiana
- Técnico em Plástico: Senai Ipojuca
- Técnico em Administração: Senai Paulista
- Técnico em Química: Senai Paulista
- Técnico em Vestuário: Senai Paulista
No momento da inscrição, é necessário que o candidato indique qual curso técnico, turno e escola tem interesse. As vagas serão preenchidas de acordo com as notas dos inscritos. Segundo informou o Senai, o resultado do processo seletivo de bolsas de estudo tem previsão de ser divulgado na segunda-feira (14) e a expectativa é de que as aulas comecem ainda no mês de fevereiro.
Documentos necessários para a matrícula no Senai
Os inscritos que forem aprovados para as bolsas de estudos nos cursos técnicos deverão se matricular presencialmente na escola do Senai indicada no ato da candidatura, nos dias 15 e 16 de fevereiro. É necessário, também, a apresentação de uma autodeclaração de baixa renda e comprovante com as notas do Enem, além de cópias dos seguintes documentos:
- Certificado de conclusão do ensino médio;
- Histórico escolar ou declaração emitida pela escola;
- Documento de identificação pessoal (RG, carteira de habilitação, passaporte ou carteira de trabalho);
- CPF;
- Comprovante de residência.
Para obter mais informações ou se candidatar para o programa de bolsas de estudo para os cursos técnicos do Senai, basta acessar o site da instituição.