Modelos com assistência ao estacionamento automática aparecem no mercado de usados por valores abaixo de R$ 100 mil e trazem recursos antes restritos a veículos de luxo, com opções que vão de hatch a SUV compacto.
Recursos de assistência ao estacionamento, antes restritos a veículos de alto valor, passaram a equipar modelos de entrada e hoje aparecem em usados por preços mais acessíveis.
Três automóveis disponíveis no Brasil contam com função de estacionamento automático em versões específicas e podem ser encontrados a partir de R$ 60 mil, conforme valores observados no Mercado Livre durante a apuração realizada em outubro de 2025.
Chevrolet Onix Premier: Park Assist entre os hatches compactos
O Chevrolet Onix de segunda geração, lançado em 2019, foi um dos primeiros hatches compactos nacionais a oferecer assistente de estacionamento automático.
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Custando cerca de R$ 55 mil e com motor 1.4, esse sedã da Chevrolet possui câmbio automático, manutenção acessível, 106 cv, 13,9 kgfm de torque e 500 litros de porta-malas; o Prisma LTZ 2016 pode ser uma boa opção no mercado de carros usados
O sistema executa manobras paralelas e perpendiculares, controlando o esterçamento enquanto o motorista administra freio, acelerador e câmbio.
Unidades ano-modelo 2020 na versão Premier foram encontradas por R$ 60.750 no período da pesquisa.
O modelo utiliza o motor 1.0 turbo flex de até 116 cv e 16,8 kgfm de torque, associado ao câmbio automático de seis marchas.
Segundo dados da fabricante, o conjunto prioriza eficiência e bom desempenho urbano.
A versão Premier inclui itens como seis airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e monitoramento da pressão dos pneus.

Há também chave presencial, partida remota, carregador por indução, Wi-Fi embarcado e central multimídia com espelhamento de smartphone.
O sistema de chamada de emergência, que aciona socorro em caso de colisão, completa o pacote de segurança.
Chevrolet Tracker Premier: o recurso em um SUV compacto
O Chevrolet Tracker de terceira geração também oferece o estacionamento automático.
A versão Premier, lançada em 2020, pode ser encontrada em anúncios a partir de R$ 85.990, segundo levantamento realizado em outubro de 2025.
O SUV é equipado com motor 1.0 turbo flex de até 116 cv e 16,8 kgfm, ou com o 1.2 turbo flex de até 133 cv e 21,4 kgfm, ambos com transmissão automática de seis velocidades.
De acordo com a GM, o sistema de estacionamento funciona de forma semelhante ao do Onix, realizando o controle da direção durante a manobra.
O pacote de equipamentos da versão Premier inclui seis airbags, controles de estabilidade e tração, alerta de colisão frontal com frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego e monitor de pressão dos pneus.

Também estão presentes teto solar panorâmico, retrovisor fotocrômico, chave presencial, partida remota e multimídia com espelhamento de smartphone.
Segundo especialistas do setor automotivo, o Tracker Premier está entre os utilitários compactos usados que mais concentram tecnologias de assistência e conectividade na faixa de preço citada.
Volkswagen T-Cross Highline: Park Assist como opcional
O Volkswagen T-Cross, SUV compacto da marca alemã, oferece o Park Assist como item opcional na versão Highline.
É recomendável confirmar a presença do sistema na unidade desejada, já que nem todos os exemplares contam com o recurso.
Modelos 2020 em diante podem ser encontrados a partir de R$ 94.900.
A motorização do T-Cross Highline utiliza o 1.4 TSI de até 150 cv e 25,5 kgfm de torque, sempre com transmissão automática de seis marchas.
Segundo a Volkswagen, o conjunto busca equilibrar desempenho e consumo.
O SUV tem entre-eixos de 2,65 m, medida que contribui para o espaço interno, segundo informações técnicas da fabricante.

A configuração inclui seis airbags, controles de estabilidade e tração, monitor de pressão dos pneus, alerta de fadiga, faróis de neblina, ar-condicionado automático, retrovisor fotocrômico, retrovisores rebatíveis eletricamente e porta-luvas climatizado.
A central multimídia oferece espelhamento de smartphone.
O Park Assist, quando presente, automatiza o esterçamento durante manobras e orienta o motorista por meio de avisos no painel e na tela da central.
O que considerar antes da compra de carros com estacionamento automático
Ao buscar um veículo usado com sistema de estacionamento automático, é importante verificar a versão e o pacote de equipamentos da unidade anunciada.
No caso do T-Cross, por exemplo, o recurso é opcional.
Já nos modelos Onix Premier e Tracker Premier, ele faz parte da configuração de série.
Especialistas em inspeção automotiva recomendam testar o funcionamento do sistema antes da compra e observar se há alertas no painel.
Reparos de funilaria, substituição de para-choques ou desalinhamentos podem comprometer sensores e câmeras que compõem o assistente.
De acordo com técnicos de concessionárias consultadas, é comum que o Park Assist precise de recalibração após manutenção, especialmente se houver troca de sensores.
A análise de histórico de sinistros e laudos cautelares é indicada para evitar veículos com danos estruturais que afetem o funcionamento do sistema.
Os valores de mercado variam conforme quilometragem, ano, estado de conservação e região do país.
Os preços citados foram obtidos em anúncios do Mercado Livre em outubro de 2025 e podem sofrer alteração conforme a demanda.
Com a expansão dos recursos de assistência, até carros compactos passaram a oferecer tecnologias antes exclusivas de segmentos superiores.
Para quem busca um usado com mais comodidade, o estacionamento automático pode representar um diferencial interessante.


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