1. Início
  2. / Economia
  3. / 2020 – Presidente da Petrobras afirma que a venda das refinarias será fechada ainda neste ano
Tempo de leitura 2 min de leitura

2020 – Presidente da Petrobras afirma que a venda das refinarias será fechada ainda neste ano

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 21/02/2020 às 14:27
Petrobras
petrobras, refinarias, presidente
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Roberto Castello Branco, presidente da Petrobras, afirma que as refinarias serão vendidas ainda neste ano e rebate críticas

De acordo com o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, a vendas das oito refinarias da empresa serão finalizadas ainda neste ano, conforme o compromisso da abertura de mercado para investidores privados. O presidente disse que há propostas para todas as unidades: “Ficamos felizes com as propostas, recebemos muitas propostas por cada uma das refinarias. Nenhuma delas ficou órfã”.

Relembrando, a Petrobras colocou a vendas as seguintes refinarias: Abreu e Lima (RNEST), Landulpho Alves (RLAM), Presidente Getúlio Vargas (REPAR), Alberto Pasqualini (REFAP), Gabriel Passos (Regap), Isaac Sabbá (Reman), Unidade de Industrialização do Xisto (SIX) e Lubrificantes e Derivados de Petróleo do Nordeste (Lubnor).

Durante a entrevista feira na sede da Petrobras, no Rio de Janeiro, houveram críticas sobre a capacidade de refino ociosa, e o presidente disse que “Muitas pessoas ainda no Brasil acusam a Petrobrás de ter capacidade ociosa no refino. Em 2013, tivemos o ano de utilização máxima das refinarias – 95%. E foi no ano de 2013 que a Petrobrás mais perdeu dinheiro com refino”.

Já de acordo com a presidente de refino e gás natural, Anelise Lara, sobre o assunto: “Hoje, os derivados escuros, óleo combustível com baixo teor de enxofre e bunker de navios estão bem valorizados. Então, hoje é vantajoso produzir mais essas correntes escuras”. Ela ainda reiterou dizendo que o fator de utilização médio das refinarias em 2019 foi de 79% e em 2018, 77%.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!

Comentários fechados para esse artigo.

Mensagem exibida apenas para administradores.

Roberta Souza

Autora no portal Click Petróleo e Gás desde 2019, responsável pela publicação de mais de 8.000 matérias que somam milhões de acessos, unindo técnica, clareza e engajamento para informar e conectar leitores. Engenheira de Petróleo e pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, também trago experiência prática e vivência no setor do agronegócio, o que amplia minha visão e versatilidade na produção de conteúdo especializado. Desenvolvo pautas, divulgo oportunidades de emprego e crio materiais publicitários direcionados para o público do setor. Para sugestões de pauta, divulgação de vagas ou propostas de publicidade, entre em contato pelo e-mail: santizatagpc@gmail.com. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos