1. Início
  2. / Economia
  3. / 1,6 bilhão de reais é investido pelo Google em novo centro de engenharia no Brasil
Localização MG, SP Tempo de leitura 3 min de leitura

1,6 bilhão de reais é investido pelo Google em novo centro de engenharia no Brasil

Escrito por Roberta Souza
Publicado em 16/06/2022 às 11:05
google, energia, solar
Imagem de Hebi B. / Fonte: Pixabay

No Brasil, este será o segundo centro de engenharia da Google, companhia que possui escritório em Belo Horizonte desde 2006

A empresa Google declarou nesta terça-feira, 14, que destinou cerca de R$ 1,6 bilhão em sua infraestrutura de divisão de computação no Brasil, desde o ano de 2017, e que vai inaugurar, em 2023, um novo escritório e centro de engenharia no país.

No mês de janeiro, o Google – que está com milhares de vagas de emprego disponíveis – tinha publicado a contratação de 200 novos engenheiros no Brasil, com o objetivo de impulsionar as tecnologias de segurança e contra conteúdo abusivo. Com esse novo centro de engenharia, o Google irá dobrar as contratações de engenheiros no Brasil.

Contando com este, O Google vai possuir dois centros de engenharia no Brasil. O outro está localizado em Belo Horizonte, MG, e atua no Brasil desde o ano de 2006.

Os planejamentos de investimento do Google vão ampliar a competição da companhia com a Amazon Web Services, que já possui realizações no Brasil e que no ano de 2020 anunciou que destinaria cerca de R$ 1 bilhão em centrais de processamento de dados no estado de São Paulo.

Nova unidade da empresa ficará no Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo

O novo centro de engenharia do Google ficará localizado no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), integrando o ambiente de inovação do IPT Open Experience como um “palco para desenvolvimento de soluções para setores estratégicos da companhia em nível global”.

O novo centro de engenharia vai será composto por 7 mil metros quadrados, com escritórios que vão poder receber até 400 pessoas para atuar em diversas áreas. A nova unidade do Google é mais um avanço no seu plano de expansão, que tem foco na operação dos centros de engenharia do Google no Brasil.

Google e IPT Open Experience firmam parceria

O novo centro de engenharia do Google vai ser em um dos principais prédios do complexo IPT Open Experience, que foi constituído no ano de 1936. Com isso, a instalação do centro de engenharia vai tentar preservar ao máximo a arquitetura original do prédio, guardando a história do local e utilizando a tecnologia para assegurar o bem-estar do planeta e da sociedade, por meio de um processo administrado por princípios de sustentabilidade e descarbonização do Google.

“A parceria do Google com o IPT Open Experience pode servir como um meio promotor de inovação para o ecossistema, sustentado nos pilares do desenvolvimento tecnológico e de negócios, capacitação de recursos humanos e engajamento com startups”, discursou Liedi Legi Bariani, Diretora Presidente do IPT.

Quaisquer modificações que acontecerem no IPT vão ser sob responsabilidade do Google e a previsão é que o centro de engenharia comece a atuar até o final do ano de 2024.

Com novo centro de engenharia no Brasil, Google poderá ofertar até 500 mil bolsas de capacitação

Com a parceria entre o Google e o IPT e uma sede, como dito acima, que vai contar com mais de 7.000m² e poderá comportar até 400 colaboradores, o novo centro de engenharia do Google no Brasil irá oferecer aproximadamente 500 mil bolsas de capacitação dos Certificados Profissionais do Google.

A partir desta terça-feira, 14, as bolsas disponibilizadas pelo Google começaram a ser distribuídas. Cerca de 30.000 delas foram para jovens do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) e a prioridade dessa distribuição das vagas é para pessoas negras, mulheres, LGBTQIA+ e a para a população de baixa renda.

O Google também vai expandir suas parcerias com alguns veículos de imprensa do Brasil, através da ampliação do Startups Lab, um programa que possui como foco incentivar novas empresas jornalísticas.

Roberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduada em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos

Compartilhar em aplicativos