A obra está orçada em R$ 286 milhões, com previsão de início em março de 2023, gerando cerca de 1.200 empregos entre diretos e indiretos
A Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro assinou contrato para a realização da primeira etapa das obras da Ligação Viária de Campo Grande, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro recentemente, o que vai gerar mais um projeto no portifólio da Construtora OEC e geração de empregos.
A OEC – Engenharia e Construção será responsável pela execução do projeto, que contempla obras viárias ligando a Estrada da Caroba e a Estrada da Posse através da implantação de túnel sob o maciço rochoso Luiz Bom, adequação geométrica de ruas do entorno e execução de mergulhão na interseção da Estrada do Monteiro com a Avenida Cesário de Melo.
Qual o escopo deste contrato que a OEC executará?
O projeto prevê a implantação e adequação de vias, incluindo construção e reurbanização de ciclovia em toda a extensão, novas vias em pavimento rígido e flexível, nova rede de iluminação pública e novos dispositivos de sinalização vertical e horizontal.
- Histórico! Peru fecha acordo para fabricar parte do KF-21 e pode operar caça de 5ª geração antes de toda a América Latina!
- Com investimento superior a R$ 20 BILHÕES, nova fábrica de celulose no Brasil irá gerar 10 mil empregos durante obra e terá uma produção astronômica de 2,8 milhões de toneladas de celulose por ano!
- A MAIOR obra de infraestrutura ferroviária no Brasil alcança 68% de conclusão e já conta com mais de 243 km de trilhos instalados!
- Líbia anuncia avanço nas obras do maior rio artificial do mundo, com impressionantes 2.820 km de extensão e investimento massivo de 27 bilhões de dólares
O Túnel Luiz Bom será executado com método NATM (New Austrian Tunnelling Method), processo construtivo onde o túnel é executado por etapas sucessivas, com utilização de explosivos ou a frio, utilizando escavadeiras. Este método se diferencia do TBM (Tunnel Boring Machine), por exemplo, por se adequar a mudanças de geologia e geometria ao longo do túnel. No caso do túnel de Campo Grande, a geologia varia de rocha sã (classe I) até solo (classe V), o que justifica a escolha desta metodologia.
Métricas deste projeto
A passagem terá duas galerias de aproximadamente 600 metros de extensão, cada, com seção média de 90 metros quadrados. Serão abertas duas frentes de detonação, sendo uma pela face norte e outra pela face sul, com previsão de duas detonações por dia em cada uma das frentes. O volume total de detonações em rocha será de aproximadamente 100 mil metros cúbicos.
O novo mergulhão possuirá 420 metros de extensão, com largura de 13 metros. Serão executados 10 mil metros quadrados de contenções, contidas por mais de 200 unidades de tirantes.
O prazo contratual da obra é de 24 meses. Ela está orçada em R$ 286 milhões, com previsão de início em março de 2023, gerando cerca de 1.200 empregos entre diretos e indiretos.
A obra da Ligação Viária de Campo Grande, vai gerar melhorias na mobilidade urbana para os moradores, não apenas do bairro, mas de toda região Oeste que utilizam as suas vias. Campo Grande é o maior bairro da Zona Oeste do Rio, com aproximadamente 330 mil habitantes.
Obras que a OEC já faturou e concluiu em 2023
Em janeiro deste ano, o governo do estado do Rio de Janeiro deu sinal verde à OEC para a construção do sistema de produção de água em um município da Baixada Fluminense.
Já em fevereiro, a construtora também conseguiu concluir os testes na Usina Termelétrica Santa Cruz, no RJ, juntamente com a Tenenge, braço subsiário da empresa.