A Yacimientos Petrolíferos Fiscales (YPF) fornecerá gás natural para empresas mineradoras de criptomoedas. O fornecimento da YPF será de 1 MW.
A estatal de energia Yacimientos Petrolíferos Fiscales (YPF) Luz, da Argentina, começou um projeto-piloto para disponibilizar gás natural residual da exploração de petróleo, que seria perdido, para ser utilizado na mineração de criptomoedas. Segundo informações, a operação está acontecendo na região de Vaca Muerta, um centro de produção de petróleo e gás natural essencial na Argentina. A Yacimientos Petrolíferos Fiscales atua na região extraindo commodities.
Fornecimento de gás natural residual para mineração de Criptomoedas será de 1 MW
O intuito do projeto é redirecionar parte do gás natural residual do processo de extração de petróleo da Yacimientos Petrolíferos Fiscales, também chamado de Flare Gas, para uma mineradora de criptomoedas da mesma região, permitindo sua operação com uso de energia de baixo custo.
De acordo com informações, o fornecimento da Yacimientos Petrolíferos Fiscales será de 1 MW e a mineradora de criptomoedas é operada por um cliente internacional da YPF.
- Descoberta no Brasil de quarta maior jazida de mineral do mundo fará empresa destinar R$ 5 BILHÕES para extrair riqueza escondida e tornar país protagonista global na mineração
- Mais de 1 milhão de barris: envio de petróleo da Rússia para Coreia do Norte em troca de soldados e armas na guerra contra Ucrânia
- Maior motor do mundo é do tamanho um prédio de três andares e 108.920 cavalos de potência — Potência equivalente a 1200 carros populares
- Bacia de Campos terá R$ 130 bilhões em investimentos, 25 mil empregos e nova era energética para o Brasil
O projeto está em desenvolvimento há cerca de 3 meses. Segundo o CEO da Yacimientos Petrolíferos Fiscales Luz, Martín Mandarano, o objetivo é ampliar o fornecimento para cerca de 8 MW até o final do ano.
Pagamento pelo fornecimento de gás natural poderá seguir um preço do blockchain ligado à atividade
Segundo Mandarano, a empresa começou a desenvolver este piloto de geração para mineração de criptomoedas com foco na sustentabilidade e negócios a partir do gás natural residual, que não pode ser utilizado no momento da exploração e no começo da produção de um campo petrolífero.
O gás natural é uma fonte menos poluente se comparada com o carvão mineral e o petróleo, e o uso por uma mineradora evita os impactos ambientais ligados a ele durante o processo de extração de petróleo. Pelo projeto, as mineradoras de criptomoedas pagarão à Yacimientos Petrolíferos Fiscales pelo fornecimento, e esse pagamento poderá ser realizado seguindo um preço fixo ou seguindo um preço do blockchain ligado à atividade.
Gás natural e energia nuclear ganham espaço no segmento de mineração de criptomoedas
A Yacimientos Petrolíferos Fiscales não especificou quais criptomoedas serão mineradas. De acordo com um estudo feito pela Universidade de Cambridge divulgado em setembro, ainda em 2021, o gás natural e a energia nuclear ganharam espaço como fonte de energia ligada ao processo de mineração de bitcoin.
O carvão continua sendo a principal fonte, com 36,6% do total, enquanto a hidrelétrica chega a 14,9%. Já o gás natural teve uma alta de 12,8% em 2020 para 23% em 2021, enquanto a energia nuclear saiu de 4% para 8,9¨.