Youtuber brasileiro do canal ‘Metal Projetos’ desenvolveu uma bicicleta elétrica com motor de esteira capaz de alcançar 24km/h. o inventor já desenvolveu diversos outros veículos interessantes.
Já pensou em transformar aquela esteira que está parada na sua casa há anos em algo mais interessante? Foi o que o Youtuber brasileiro do canal Metal Projetos, Schirleno Almeida, fez, transformando sua bicicleta comum em uma bicicleta elétrica com motor de esteira. O projeto ganhou destaque nas redes sociais nesta semana.
Youtuber explica como desenvolveu a bicicleta elétrica com motor de esteira ergométrica
Schirleno Almeida relata que inicialmente usou uma roda mais antiga e enferrujada, de aro 20, como tração. Depois de limpar o material, ele removeu todos os raios do aro para fazer furos estratégicos. O aro menor foi acoplado à roda da bicicleta elétrica usando pedaços de borracha.
Com a parte traseira quase finalizada, o desafio subsequente foi determinar o local ideal para instalar o motor de esteira ergométrica. Para apoiar o propulsor, ele soldou duas placas de metal na bicicleta. O motor foi então conectado ao aro menor por meio de uma correia, e uma polia automotiva foi adicionada para aumentar a área de contato da correia, potencializando a força transmitida.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Equipada com um controlador de 450W e uma bateria de 36 volts, a bicicleta elétrica com motor de esteira funcionou de forma exemplar, apresentando excelente potência. No entanto, considerando que o propulsor suporta voltagens mais elevadas, Schirleno optou por uma bateria de 45 volts. Em um teste de velocidade máxima, ele atingiu 24 km/h.
Vale ressaltar que essa velocidade pode ser superior se a bateria fornecer uma voltagem mais alta. Em subidas mais íngremes, é preciso usar os pedais, pois o motor não tem força suficiente para enfrentá-las sozinho.
Outros projetos ganham notoriedade
Além dessa bicicleta elétrica com motor de esteira, o Youtuber já desenvolveu diversos outros modelos com motores diversos. Entre eles está a bicicleta elétrica com motor de makita serra mármore. Com o pneu no ar, essa versão desenvolvida por Schirleno pôde alcançar mais de 100 km/h. Neste projeto foi utilizada a bateria de um carro acoplada na garupa da bicicleta elétrica.
Entretanto, por não possuir tanto torque, em testes realizados na pista, o veículo atingiu um topspeed de apenas 30 km/h, o que é incrivelmente grande se comparado com as bicicletas elétricas vendidas no mercado. Entre outros projetos inovadores desenvolvidos pelo Youtuber estão um carrinho de bebê elétrico, bicicleta híbrida, carro de mão elétrico, bike movida por fricção com roçadeira e muito mais.
Usuário do Reddit desenvolve bicicleta movida a motor de máquina de lavar
Um engenheiro muito criativo utilizou peças de uma máquina de lavar para desenvolver uma bicicleta elétrica moderna com base em um modelo comum, que já possuía há 20 anos. A criação inédita foi postada no Reddit, uma rede social que funciona como uma espécie de fórum, se identificando como Jimminecraftguy. Os modelos elétricos estão na moda atualmente, por estarem fortemente ligados à sustentabilidade e à preservação do meio ambiente.
A bicicleta elétrica, desenvolvida pelo usuário, recebeu o apelido de The Spin Cycle, que traduzido para o nosso idioma fica algo parecido com Centrífuga Bike. Para desenvolvê-la, o inventor utilizou um motor de máquina de lavar de 1.100 W acoplado ao centro do quadro da bicicleta.
Após isso, bastou passar a corrente do veículo pela engrenagem do propulsor que, quando acionado, movimenta a corrente, alavancando a roda traseira do veículo. Segundo Jim, sua bicicleta elétrica consegue alcançar até 110 km/h, o suficiente para fazer o piloto suar frio.