A Yamaha vai revelar em fevereiro do próximo ano seu mais novo motor movido a hidrogênio para o mercado náutico. A expectativa da empresa é contribuir na sustentabilidade de um dos segmentos que mais polui.
A Yamaha Motor Co., LTD anunciou recentemente através de uma nota que exibirá um protótipo de motor movido a hidrogênio de popa no evento Miami International Boat Show. Esta é uma das maiores feiras náuticas do mundo, programada para ser realizada do dia 14 até o dia 18 de fevereiro do próximo ano em Miami, na Flórida, nos Estados Unidos.
Yamaha visa atingir neutralidade de carbono até 2050
Segundo a Yamaha, os produtos marinhos correm por meio da água e, desta forma, estão sujeitos à resistência da água, exigindo muito mais energia para propulsão do que os veículos terrestres. Além disso, os requisitos de desempenho e engenharia para produtos da indústria náutica podem variar amplamente a depender do ambiente de utilização, como o oceano, rios ou lagos, assim como a utilização em si, desde a pesca comercial até à recreação.
Para atingir a neutralidade carbônica com produtos marinhos e, ao mesmo tempo, enfrentar tais desafios, a Yamaha está anunciando este motor movido a hidrogênio, sendo esta uma abordagem de desenvolvimento multidirecional, olhando para outras fontes de energia e tecnologias, além dos seus esforços de eletrificação.
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A Yamaha, com o anúncio do seu novo motor movido a hidrogênio, estabeleceu uma meta ambiental para toda a empresa para atingir a neutralidade de carbono nas emissões de âmbito 3 até 2050. Para desenvolver um mundo mais sustentável, a empresa continuará a promover a investigação e o desenvolvimento de tecnologias que contribuam para a sustentabilidade.
O novo motor movido a hidrogênio apresenta diversas vantagens sustentáveis, principalmente se utilizado o hidrogênio verde, um combustível de baixa emissão de carbono, que reduz a dependência de combustíveis fósseis, promove uma maior versatilidade, armazenamento de energia, redução da poluição local, entre outros.
Yamaha também desenvolve motor movido a hidrogênio para carros
Em janeiro do último ano, a Yamaha lançou o primeiro motor V8 movido a hidrogênio. Com o hidrogênio combustível surgindo como uma forma alternativa aos carros elétricos, a japonesa decidiu modificar seu motor V8 5.0 para queimar o combustível.
A empresa japonesa usou como base o motor do LC-F e do LC500, desenvolvendo novos cabeçotes, coletores de admissão e sistema de injeção. Como resultado, o novo motor movido a hidrogênio da indústria automotiva oferece até 455,5 cavalos e 55,1 kgfm.
Esta potência é suficiente para movimentar o enorme cupê da Lexus, assim como o sedã LS, por exemplo. Este motor movido a hidrogênio gera energia por meio da combustão. O modelo atua de forma semelhante com um motor a gasolina: a célula de combustível é preenchida com gases de hidrogênio, onde a mistura é comprimida pelos pistões de onde vem a energia para as redes.
Outras iniciativas sustentáveis da Yamaha
Em outubro deste ano, a Yamaha Motor Company começou a utilizar nanofibras de celulose desenvolvidas com madeira no lugar de algumas peças de plástico e aço em suas embarcações.
A madeira, que de acordo com a empresa é 5 vezes mais resistente que o aço, é um material de última geração desenvolvido no Japão. Esta madeira mais forte que aço é produzida pela decomposição da polpa de madeira em um nível mínimo.
Atualmente, 26 fábricas geram o produto em todo o Japão. Apesar de possuir uma alta adaptabilidade ambiental, a produção desta madeira ainda é cara. Segundo a Yamaha, a partir de 2024 alguns componentes de seus motores utilizados em motos de água serão produzidos a partir de madeira. Na verdade, não veremos a madeira ser utilizada diretamente nos motores, mas sim, um compósito de resina derivado da madeira.