O inovador motor elétrico da Yamaha promete desafiar a supremacia da Tesla no mercado automobilístico. Compacto, mas extremamente potente, este motor é capaz de entregar até 350 kW de potência, ideal para veículos elétricos de alto desempenho, incluindo hypercars.
Para os que ainda não conhecem a trajetória da Yamaha, a empresa iniciou suas operações com a produção de instrumentos musicais e logo se destacou como pioneira na fabricação de motocicletas, estabelecendo sua primeira fábrica fora do Japão em Guarulhos no ano de 1974. Esta instalação marcou um momento significativo, tornando-se a primeira fábrica da Yamaha dedicada a motocicletas fora do território japonês. Embora amplamente reconhecida por suas motocicletas, a Yamaha também tem uma história rica em projetos relacionados a veículos de quatro rodas. A mais recente dessas iniciativas é o desenvolvimento de um novo motor elétrico, reafirmando a versatilidade e inovação da marca no setor automotivo.
Yamaha desenvolve novo motor elétrico que promete superar carros da Tesla
Um dos seus feitos mais conhecidos é o Lexus LFA com um motor V10 4.8 litros que possui capacidade para fazer 9 mil rotações por minuto, entregando 590 cavalos de potência e emite um som semelhante ao de fórmula 1. Agora a empresa foca em um novo propulsor voltado à sustentabilidade. A principal característica deste novo motor elétrico, que promete deixar os carros da Tesla para trás, são suas medidas compactas e potência.
De acordo com a Yamaha, desde 2020 aceita pedidos para o desenvolvimento de protótipos de motores elétricos de 35 a 40 kW, para automóveis e outras aplicações de mobilidade, entretanto, a empresa também desenvolveu recentemente, uma unidade com potência na casa dos 350 kW, tensão operacional de 800 Volts, destinado à instalação em super carros elétricos e outras aplicações de alta potência.
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O novo motor elétrico da Yamaha está em desenvolvimento intermediário e os números finais estão sujeitos a alterações. O recém desenvolvido motor elétrico refrigerado a óleo é supercompacto e trata os componentes mecânicos e elétricos como uma peça única, integrando a engrenagem e o inversor em uma unidade.
Novo motor elétrico será utilizado pela Subaru
Segundo a Yamaha, o novo motor elétrico que supera os carros da Tesla foi desenvolvido antecipando a instalação e uso de múltiplas unidades em apenas um veículo. A fabricante centenária aproveitará sua tecnologia de produção nas áreas de fundição, montagem e maquinação, que dão à empresa a flexibilidade para se adaptar às demandas das motos e dos seus outros projetos diversos, a fim de desenvolver protótipos de motores e adaptando-se às demandas específicas dos clientes em um curto período.
A Yamaha está explorando o mercado de carros elétricos e fornecerá propulsores Hyper EV para a Subaru. Essa cooperação entre as empresas japonesas é um esforço para equipar o STI Erra EV, até então um carro conceito, mas que deve entrar no automobilismo futuramente.
Com o protótipo neutro em carbono, o veículo dá um passo no quesito de novas tecnologias voltadas ao automobilismo. A energia fica armazenada em uma bateria de íons de lítio com 60 kW hora e ao todo, estão disponíveis incríveis 1087 cavalos de potência.
Novo motor para os carros da Tesla é divulgado pelo Elon Musk
A Tesla não quer ficar para trás e anunciou recentemente seu motor Hairpin, algo totalmente inovador com um design mais compacto, mais leve e avançado. Uma das principais características desse novo motor elétrico da Tesla é o seu fator de preenchimento, que pode chegar a 0,7 em comparação ao 0,4 encontrado nos fios redondos tradicionais. Isso significa que o motor de Elon Musk apresenta um desempenho térmico melhor e possibilita um processo de produção totalmente automatizado.
O novo projeto do motor é revolucionário, visto que é muito mais compacto com um conector de alta voltagem fundido e um conector de dados.
Ao remover a cobertura fundida é possível ver isso por conta própria. A Tesla otimizou o Layout do novo motor e aprimorou a montagem do resfriador. Foi usado uma peça soldada por fricção para uni-los.