O inovador smartphone da Xiaomi com painel solar pode ser a solução ideal para aumento da vida útil da bateria e redução de carregadores elétricos.
É fato que o mundo está cada vez mais conectado, bem como dependente de tecnologia, algo que estimula o aumento da busca por soluções inovadoras e sustentáveis em setores como o de dispositivos móveis, os telefones celulares. Dominando cada dia mais esse cenário, a Xiaomi, globalmente muito conhecida por sua enorme e perspicaz capacidade de inovação, assim como por estar sempre um passo à frente no desenvolvimento de novas tecnologias, veio à público anunciar mais um grande e significativo passo em direção à evolução. Recentemente, a Xiaomi registrou uma patente única – até agora – que, sem dúvida alguma, será capaz de revolucionar a indústria de dispositivos móveis: um smartphone equipado com um painel solar na traseira, simplesmente absurdo!
Xiaomi inova com registro de patente de smartphone com painel solar na traseira
O smartphone da Xiaomi patenteado recentemente não é só mais um celular no mercado, pois esse smartphone representa um grande avanço rumo à sustentabilidade e inovação tecnológica no setor.
De acordo com a Xiaomi, a integração de um painel solar na traseira do smartphone tem como objetivo prolongar a vida útil da bateria, minimizando radicalmente a dependência de uma fonte de carregamento convencional, ou seja, por meio de cabo de carregador ligado à tomada.
- Uma empresa revelou a primeira turbina a gás 100% movida a hidrogênio, inspirada no design de motores de aeronaves
- Um raro “Peixe do Juízo Final” de 3 metros, conhecido por supostamente prever terremotos, foi encontrado em costa dos EUA
- Super ímã 100.000x mais forte que o campo magnético da Terra pode revolucionar a energia nuclear
- Dessalinizador manual transforma água do mar em potável: equipamento dessaliniza até 8 litros por hora
Ao reduzir essa dependência, será possível e minimizar, também, o severo impacto ambiental que está diretamente ligado ao intenso uso de dispositivos móveis pelo ser humano.
Veja como funciona o smartphone da Xiaomi com uma placa solar na traseira
A patente do smartphone da Xiaomi foi descoberta pelo site LetsGoDigital, da Holanda, que deduziu o projeto com base no rascunho do possível modelo, anexado junto à documentação de patente. Segundo a Xiaomi, o smartphone seria equipado com um painel solar que ocuparia toda a parte traseira do celular, e por meio desse painel seria possível captar a energia solar, para gerar energia de recarga para a bateria do celular.
O design específico não somente otimizaria a captação de energia solar, mas também manteria a estética elegante do aparelho, estética pela qual a Xiaomi é reconhecida.
Apesar da ideia ser incrível, ela não é inédita. Em meados de 2009, a Samsung lançou o modelo E1107 Crest Solar, que possuía esse recurso em sua traseira. Infelizmente a ideia não vingou e a Samsung desistiu do aparelho, tirando o mesmo de circulação e nunca mais cogitando refazer o projeto.
O impacto no setor de dispositivos móveis e na natureza
Até o momento não é possível inserir um modelo de celular assim por inúmeros motivos, sendo dois deles: a demora na captação de energia suficiente para carregar o smartphone de forma rápida e a possibilidade de sobrecarga da bateria, após longas horas de captação e envio de toda a energia gerada para recarregar o aparelho.
Inserir um smartphone da Xiaomi com painel solar na traseira no mercado até poderia mudar significativamente o atual cenário da indústria de dispositivos móveis, pois essa tecnologia não somente oferta uma solução mais sustentável para o consumidor, mas também poderia estabelecer um novo tipo de padrão de inovação e responsabilidade da indústria para com o meio ambiente. No entanto, até que todos os ajustes e testes necessários sejam feitos, a ideia continuará somente no papel.
A ideia da Xiaomi de colocar no mercado smartphones com sistema de carregamento a energia solar não é somente uma jogada inovadora, mas também um grande passo rumo a um futuro mais sustentável. Por meio desse avanço, é possível que a Xiaomi eleve ainda mais a marca, além de estimular outras marcas a desenvolverem smartphones mais eficientes – mesmo que seja para ‘disputar’ a atenção dos consumidores.
Energia solar no smartphone da Xiaomi: por que isso mudaria tudo?
Adotar métodos mais sustentáveis em seus smartphones sinaliza a abertura de um novo caminho, em direção a mudanças significativas principalmente no modo como pensamos em relação a tecnologia e ao meio ambiente.
A fabricação de novos smartphones com painel solar fornece uma solução prática e eficiente, promovendo a conscientização das pessoas e indústrias sobre quão importante é a sustentabilidade e o uso correto e responsável dos recursos naturais que o meio ambiente nos oferta.
O registro da patente do smartphone da Xiaomi com um painel solar na traseira do dispositivo é muito mais do que só uma notícia a respeito de um novo dispositivo móvel chegando ao mercado, é, também, a possibilidade de um futuro melhor e mais eficiente na indústria de telefonia móvel.
Ainda não está confirmado que a Xiaomi pretende mesmo lançar um smartphone como esse, tendo em vista que a fabricante chinesa costuma ser bastante cautelosa em todos os seguimentos que ela atua no mercado. Seguimos aguardando quaisquer novidades relacionadas ao possível lançamento desse smartphone considerado revolucionário.
Fonte: LetsGoDigital