1. Início
  2. / Petróleo e Gás
  3. / Wood Mackenzie, grupo global de pesquisa, prevê que ano de 2023 será tumultuado e instável para a economia do mercado de petróleo e gás natural
Tempo de leitura 3 min de leitura

Wood Mackenzie, grupo global de pesquisa, prevê que ano de 2023 será tumultuado e instável para a economia do mercado de petróleo e gás natural

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 18/01/2023 às 12:19
As incertezas econômicas e conflitos geopolíticos continuarão impactando na economia do mercado ao longo desse ano. A Wood Mackenzie projeta um cenário instável quanto ao balanço de oferta e demanda no ramo e petróleo e gás natural global.
Fonte: Além da Superfície

As incertezas econômicas e conflitos geopolíticos continuarão impactando a economia do mercado ao longo desse ano. A Wood Mackenzie projeta um cenário instável quanto ao balanço de oferta e demanda no ramo de petróleo e gás natural global.

Após um ano de grandes conflitos internacionais e impactos no mercado global no setor de óleo e gás, os problemas podem não ser minimizados em 2023. A Wood Mackenzie projeta um ano de instabilidade e tumulto no setor de petróleo e gás natural, principalmente em relação às incertezas na economia e os conflitos na Europa. As questões envolvendo a Rússia e a União Europeia ainda serão pontos centrais no mercado neste ano.

Mercado e economia do setor de petróleo e gás natural podem não se estabilizar no primeiro momento de 2023, como projeta a Wood Mackenzie

O ano de 2022 foi marcado por grandes conflitos geopolíticos na Europa e uma queda na estabilidade da oferta e demanda de petróleo e gás natural em todo o planeta, com fortes impactos na economia interna de vários países.

Apesar de os problemas terem sido minimizados no fim do ano anterior, o ano de 2023, em um primeiro momento, pode continuar com tumulto e instabilidade no mercado global, projeta a Wood Mackenzie.

A consultoria destaca que as incertezas econômicas darão o tom no balanço entre oferta e demanda de petróleo este ano, impactando diretamente o segmento em todo o planeta.

O segmento dos derivados do petróleo e gás natural deve contar com um enfraquecimento do aperto no mercado internacional, assim como o segmento de gás, apesar de estar longe da estabilidade.

As projeções da companhia Wood Mackenzie para os próximos meses dos setores de petróleo e gás natural se baseiam numa perspectiva de que algumas economias importantes entrarão em recessão e a economia global desacelerá em 2023.

A questão geopolítica da Europa, em especial da Rússia, ainda é um problema a ser enfrentado nesse ano de 2023, principalmente quando se fala em oferta de petróleo e gás natural, visto que a nação é uma grande produtora dos combustíveis.

Embora, nesse primeiro momento, as sanções econômicas da União Europeia estejam tendo um impacto mínimo na exportação dos produtos da Rússia, ainda é possível que a economia e o mercado do país sofram as consequências nos próximos meses.

Mercado de refino do petróleo pode ser beneficiado em 2023, diminuindo o aperto deixado em 2022, destaca a Wood Mackenzie

Além do próprio segmento de petróleo e gás natural, a Wood Mackenzie realizou as projeções para o mercado de refino em 2023, com notícias otimistas.

A expectativa é que novas fontes de suprimento ajudem a diminuir o aperto do mercado global, segundo a empresa.

A companhia espera que mais de 1,4 milhão de barris/dia de capacidade de refino seja adicionada à atual ao longo de todo o ano de 2023.

O primeiro semestre do ano, no entanto, deverá contar com margens elevadas para o segmento de refino de petróleo, enquanto o segundo trará uma estabilização maior do segmento. No ano passado, elas atingiram recordes durante o verão.

“Existem, no entanto, diversas incertezas que podem atrapalhar esse panorama, além dos desafios típicos de conclusão e comissionamento de projetos. Isso inclui as políticas de exportação de produtos da China e a proibição de importação de produtos refinados da Rússia pela União Europeia, a ser implementada em fevereiro”, destaca a Wood Mackenzie em seu relatório.

A empresa espera que o mercado e a economia global do setor possam se reerguer e ir contra as projeções ao longo do ano.

Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos