A WEG surpreende o mercado com a aquisição de uma fabricante de motores elétricos na Turquia por US$ 88 milhões, ampliando sua presença global e dominância no setor
A WEG, gigante do setor de equipamentos elétricos, anunciou a aquisição da Volt Electric Motors, uma proeminente fabricante turca de motores elétricos industriais e comerciais, que faz parte do Grupo Saya.
O valor da transação é de 88 milhões de dólares, a ser pago após a conclusão da operação e sujeito a ajustes de preços comuns para esse tipo de negociação. O comunicado oficial da empresa foi divulgado na quinta-feira, 12 de setembro.
Fundada em 1987, a Volt Electric Motors é uma empresa verticalizada com uma capacidade de produção de 1 milhão de motores por ano. Com uma presença significativa no mercado turco e exportações para a Europa, Oriente Médio e Ásia Central, a Volt opera uma fábrica de 27.000 m² dedicada à produção de motores industriais e comerciais com potências de até 450 kW.
-
IBID 2025 fortalece inovação regional com parcerias industriais e políticas públicas em 12 estados brasileiros
-
Amazon dá passo inédito e prepara armazéns totalmente automatizados, colocando mais de 500 mil empregos na linha
-
Afinal, o que os jumentos têm de tão especial para a China — e por que a demanda por eles está levando a espécie à beira da extinção no Brasil e no mundo?
-
Conselho Nacional de Política Mineral fortalece governança e sustentabilidade com atuação do SGB no desenvolvimento geológico e estratégico do setor mineral brasileiro
Em 2023, a empresa alcançou uma receita operacional líquida de 70 milhões de dólares e uma margem EBITDA de 18,5%.
Investimento estratégico da gigante brasileira
A aquisição da Volt Electric Motors permitirá à WEG expandir sua presença e oferta de produtos em mercados altamente competitivos e estratégicos, como o Leste Europeu, Oriente Médio, Ásia Central e Norte da África.
A localização da Volt em Esmirna, Turquia, é um fator estratégico crucial, proporcionando acesso facilitado a esses mercados devido à sua desenvolvida logística rodoviária e proximidade com dois grandes portos. Isso possibilita um tempo de trânsito significativamente mais rápido para clientes e operações da WEG na região.
A conclusão da transação está sujeita ao cumprimento de condições precedentes, incluindo as aprovações regulatórias necessárias.
A WEG esclareceu que a operação não dará direito de recesso aos acionistas, uma vez que não se enquadra nas hipóteses previstas no artigo 256 da Lei 6.404/1976. Além disso, o valor pago pela aquisição não representa um investimento relevante para a WEG e o preço médio de cada ação não se enquadra nas situações descritas no inciso II do referido artigo.
Com esta aquisição, a WEG fortalece sua posição no mercado global e amplia sua capacidade de atender a uma demanda crescente por motores elétricos em diversas regiões estratégicas.