A WEG pretende aumentar a produção de estruturas de energia renovável no Brasil, aumento o uso da energia solar no país
A renomada empresa de equipamentos eletroeletrônicos, WEG, está pronta para ampliar sua atuação no mercado de energia solar no Brasil. Em um esforço para fomentar ainda mais o setor e expandir seu portfólio, a WEG lançará neste ano uma linha de estruturas metálicas de fixação de módulos de marca própria.
Recentemente, a empresa surpreendeu o setor fotovoltaico ao apresentar sua nova linha de inversores monofásicos. Essas iniciativas têm como objetivo principal aquecer o mercado residencial de energia solar, impulsionando a adoção dessa fonte limpa e sustentável.
Atualmente, a WEG ocupa a posição de 5ª maior empresa em valor de mercado e já entregou mais de 4 GW de potência instalada em sistemas fotovoltaicos de energia solar, de acordo com a Status Invest, plataforma de referência para análise de investimentos.
- SolaX Power: Pioneira em Tecnologia de Energia Limpa e Sustentável
- Cafeicultor de Minas Gerais revoluciona com energia solar e reduz 71% na conta de luz com projeto da Solarprime.
- Incrível usina solar no meio do mar: China inaugura megaprojeto de 1,2 mil hectares com quase 3 mil painéis, revolucionando o setor energético
- E se, em vez de pagar, você ganhasse com a conta de luz? Tesla transforma lares em potentes usinas de energia com 7 mil baterias!
Inovação em solo brasileiro
A trajetória da WEG no setor de energia solar tem sido marcada por inovação e compromisso com a eficiência energética, energias renováveis e mobilidade elétrica. Fundada em 1961, a empresa é globalmente reconhecida e possui operações industriais em 15 países, presença comercial em 37 países e vendas para mais de 135 países. Seus mais de 40 mil colaboradores distribuídos pelo mundo são responsáveis pelo faturamento líquido de R$ 29,9 bilhões alcançado em 2022, sendo mais de 50,3% provenientes das vendas realizadas fora do Brasil.
A incursão da WEG no mercado solar teve início em 2012, quando a empresa começou a estudar o desenvolvimento de soluções em inversores solares, baseado na expertise adquirida com seu inversor industrial já consolidado no mercado. Naquela época, no entanto, o mercado brasileiro de energia solar ainda carecia de incentivos e o retorno do investimento não era viável. Portanto, o desenvolvimento da tecnologia ficou restrito ao campo de pesquisa e desenvolvimento em parceria com algumas universidades.
Foi somente em 2013 que a WEG ganhou uma licitação para fornecer uma usina Full EPC de 500 kWp em Fernando de Noronha (PE). Em colaboração com uma empresa alemã, o projeto foi desenvolvido em módulos e inversores string foram importados para a implementação.
Projetos da WEG
Com base no know-how adquirido durante esse primeiro projeto, a WEG participou de outros projetos de energia solar no formato EPC até 2016, quando a parceria com integradores teve início. A partir desse momento, a WEG passou a fornecer os equipamentos, enquanto os integradores assumiram a responsabilidade pelo projeto e instalação.
Em 2019, já consolidada a parceria com diversos integradores, a WEG deixou de participar diretamente de projetos EPC de usinas de Geração Distribuída, focando-se em grandes usinas de energia solar.
Atualmente, a WEG possui uma presença significativa no mercado de distribuição de sistemas trifásicos de médio e grande porte. “O crescimento cada vez mais popular da energia solar no Brasil é resultado da experiência e tecnologia que a WEG dedica à geração de energia solar.”