O VW CrossFox está se destacando como uma excelente opção no mercado de carros usados. Com preços em torno de R$ 30 mil, este carro barato e econômico da Volkswagen oferece diversos atrativos.
Inspirada pelo sucesso do Ford EcoSport em 2003, a Volkswagen, líder em vendas entre as montadoras alemãs, lançou em 2005 o VW CrossFox, um hatch com estilo aventureiro que trouxe várias vantagens em relação aos compactos Fox e Polo, que compartilhavam a mesma plataforma (PQ24). Agora, este carro barato da Volkswagen está dominando o mercado de carros usados, custando cerca de R$ 30 mil.
Principais diferenciais do VW CrossFox
O modelo chegou trazendo diferenciais, a começar pela altura livre do solo de 5,3 cm a mais que ajudava a encarar melhor as esburacadas ruas brasileiras. O carro barato da Volkswagen contava com uma lista de itens de série generosa.
Nela, havia direção hidráulica, rodas de alumínio 205/60 R15, banco traseiro com ajuste longitudinal, fora o kit “off-road”, composto de quebra-mato, estribos, faróis de milha e neblina e rack de teto. De opcionais, havia airbag, ar-condicionado, trio elétrico, alarme, CD Player, comandos de som no volante, entre outros.
- Cuidado, Elon Musk! Um dos projetos mais audaciosos da Tesla pode estar em risco devido a possíveis ações de Trump
- Saiba o único recorde da Tesla que Elon Musk quer que você não saiba
- Luxo abandonado: Bugatti Veyron de US$ 2,6 milhões fica esquecido por 10 anos após prisão do dono russo
- Grave! Caminhoneiro é condenado à prisão após despejar ilegalmente 19 mil litros de óleo diesel no chão, causando danos graves ao meio ambiente
Assim como a base de construção, o VW CrossFox compartilhava a mesma motorização de Fox e Polo, o EA111 1.6 8V total flex que rendia até 103 cv e torque de 14,5 kgfm. Combinado ao bom escalonamento do câmbio manual de cinco marchas, o carro empolgante para uso na cidade, contava com respostas rápidas e diretas.
Até 2017, quando o CrossFox deixou de ser fabricado, houve poucas modificações como a estreia do câmbio automatizado I-Motion (2012) e outra renovação estética acompanhada da inclusão da direção elétrica, transmissão automática de seis velocidades e motor MSI 1.6 16V com até 120 cv de potência.
Qual a melhor unidade do VW CrossFox no mercado de carros usados?
Para aqueles que não abrem mão de um hatch compacto com apelo off-road, mas não podem gastar mais de R$ 40 mil, este carro barato da Volkswagen é o ideal.
Por menos de R$ 30 mil, já é possível andar antenado na modinha dos falsos SUVs, gastando bem menos. Contudo, estamos falando de um veículo mais usado, é fato que a manutenção precisa estar rigorosamente em dia.
Outra dica é fugir dos modelos com caixa automatizada I-Motion, que geralmente dão mais problemas e são caras e difíceis de serem reparadas. A partir de R$ 35 mil, é possível dar uma atenção especial aos modelos 2014/2015 ou 2015/2015 em diante, as quais já passaram a sair de fábrica com motor 1.6 16 V combinando com o câmbio manual de seis marchas, o que na prática ficou mais eficiente.
Além disso, o carro barato da Volkswagen ganhou importantes itens de segurança como controle eletrônico de estabilidade e controle de tração, que ajudam no controle do carro em pisos de baixa aderência. É possível encontrar diversas unidades de carros usados na Plataforma de Vendas OLX.
O que notar na hora de comprar o VW CrossFox no mercado de carros usados
Antes de comprar este modelo no mercado de carros usados é necessário ficar atento a alguns pontos importantes.
Por exemplo, nos primeiros VW CrossFox, é muito comum ruídos internos, uma consequência do excesso de plástico nas portas e painel que não possui o devido isolamento acústico. A solução é levar o carro a oficinas chamadas de “papa-grilos”, especializadas em eliminar os indesejáveis barulhos.
Ruídos gerados na caixa de direção, tanto com sistema hidráulico, quanto elétrico, incomodam bastante. Dependendo do diagnóstico, as trocas das buchas do componente poderiam resolver de vez a barulheira.
Quanto aos recalls, verifique se já foi feita a troca do airbag de algumas unidades produzidas em março e julho de 2014. Já para outras produzidas entre fevereiro de 2013 e janeiro de 2015, o chamado é para a substituição do volante de direção.