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VW Amarok dribla má fama com preço a partir de R$ 70.000 e desbanca picapes atuais no mercado automotivo ao fazer 13KM/L  

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 22/10/2024 às 09:14
VW Amarok dribla má fama com preço a partir de R$ 70.000 e desbanca picapes atuais no mercado automotivo ao fazer 13KM/L  
Foto: OLX

Por cerca de R$ 70 mil, a picape Volkswagen Amarok tem ganhado destaque no mercado de carros usados. Descubra se vale a pena investir em uma VW Amarok usada no Brasil em 2024.

Lançada em maio de 2010, a Volkswagen Amarok marcou a entrada da marca no segmento de picapes médias. Importada da Argentina, a princípio contava apenas com câmbio manual de seis marchas e duas versões, sendo elas a Trendline e Highline. Confira em detalhes para saber se a VW Amarok usada ainda vale a pena em 2024.

História da Volkswagen Amarok no mercado automotivo brasileiro

O motor da VW Amarok era o quatro cilindros 2.0 biturbo diesel de 1633 cavalos, sendo que apenas em 2011 a linha recebeu a adição de uma versão de entrada, com motor turbo de 122 cavalos. Quando se fala em picape média, a caçamba acaba tendo sua importância, tanto em termos de volume como de carga. Neste quesito, a Amarok vai bem, com 1.280 litros e 1.156 kg, respectivamente.

Apenas para efeito de comparação, a Ranger conta com 1.180 litros e 1.001 kg, a L200, 1.046 litros e 1.000 kg, e a S10, 1.061 litros e 1.049 kg. As medidas da caçamba, por sua vez, são de 1,50 m x 1,50 m x 0,55 m de altura.

Ao longo dos anos, as mudanças aconteceram, mas foram bem pontuais, como o câmbio automático de oito marchas em 2012, além do aumento de potência para 180 cavalos, aumento da potência da versão de entrada para 140 cavalos em 2013, reestilização em novembro de 2016, motor V6 3.0 de 225 cavalos em fevereiro de 2018 e aumento de potência do motor V6 para 258 cavalos em 2020, sendo atualmente o mais potente da categoria.

Qual a melhor VW Amarok usada por até R$ 70 mil?

Se você está à procura de uma Volkswagen Amarok usada por até R$ 70 mil, algumas opções interessantes podem ser encontradas no mercado brasileiro. Dentro dessa faixa de preço, a versão mais recomendada é a Amarok 2.0 TDI, especialmente os modelos de 2011 a 2014. Essa picape se destaca por combinar robustez, desempenho e conforto, tornando-se uma ótima opção no mercado de seminovos.

A Amarok 2.0 TDI conta com motor turbodiesel, que oferece bom desempenho tanto em cidade quanto em estrada. Sua potência varia entre 122 e 180 cavalos, dependendo da versão, e a tração 4×4 em algumas configurações garante maior segurança em terrenos desafiadores. Além disso, a Amarok é conhecida por seu espaço interno confortável, ideal tanto para uso pessoal quanto para trabalho.

Porém, antes de fechar negócio, é fundamental verificar o histórico de manutenção do veículo e o estado geral, especialmente o motor e a suspensão, que podem demandar maior atenção em veículos usados. Com os devidos cuidados, a Amarok por até R$ 70 mil pode ser uma excelente escolha, oferecendo um ótimo custo-benefício no segmento de picapes robustas e versáteis no Brasil.

 Vale a pena comprar uma VW Amarok usada em 2024?

Para aqueles que gostam de tecnologia, a Volkswagen Amarok pode decepcionar, visto que não traz várias assistências ao condutor, que seriam normais em um carro deste preço e segmento. Entre os itens que fazem falta na picape estão piloto automático adaptativo, sensor de ponto cego e frenagem autônoma, além da direção ser do tipo hidráulico e não elétrico e de oferecer só quatro airbags.

Sendo boa para uso urbano, embora grande e com peso acima de 2,3 toneladas, a picape VW Amarok usada pode encarar estradas difíceis por conta do bom ângulo de ataque (28 graus) e de saída (23,6 graus), além dos 22,6 cm de vão livre da carroceria em relação ao solo.

As séries especiais da Volkswagen Amarok foram muitas, começando em 2015 com a Dark Label, 1.000 unidades, passando pela Ultimate, em abril de 2016, com base na Highline, Extreme, lançada em novembro de 2016 e, por fim, a Extreme, em julho de 2018.

Pontos a serem observados na VW Amarok usada

O defeito na válvula recirculadora de gases do escape gera perda de potência, elevação de consumo e perda do fluido de refrigeração. Com isso, o superaquecimento é inevitável, podendo ocorrer grandes danos. Sujeira acentua o desgaste da correia dentada, que resseca e pode apresentar rachaduras e até mesmo partir. Trocas periódicas, além de verificação em prazos menores, podem evitar ou reduzir o risco.

Algumas unidades da Volkswagen Amarok apresentam desgaste prematuro da bomba de alta pressão, com produção de limalhas de ferro, danificam o sistema de injeção, incluindo os custosos bicos injetores.

Alvo de recall, os bancos dianteiros passam por uma falha de fixação dos chicotes causa movimentação espontânea dos bancos. Desta forma, verifique se a VW Amarok usada que deseja comprar passou pelo recall, que vai do chassi HA003452 ao HA041564.

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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