1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Volvo revela o primeiro motor de caminhão start-stop do mundo — reduz o consumo de combustível e emissões de CO₂
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Volvo revela o primeiro motor de caminhão start-stop do mundo — reduz o consumo de combustível e emissões de CO₂

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 05/09/2025 às 17:50
Volvo revela o primeiro motor de caminhão start-stop do mundo — reduz o consumo de combustível e emissões de CO₂
Volvo revela o primeiro motor de caminhão start-stop do mundo — reduz o consumo de combustível e emissões de CO₂
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Volvo lança motor inédito com sistema start-stop em caminhões pesados, reduzindo combustível, CO2 e trazendo recursos avançados de segurança nas estradas.

A Volvo Trucks anunciou uma inovação inédita no setor de transporte pesado. A empresa sueca revelou o primeiro motor de caminhão com tecnologia start-stop do mundo. O recurso tem como objetivo reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2, reforçando a estratégia de descarbonização da fabricante.

Como funciona a tecnologia

O sistema se baseia nas tecnologias já conhecidas I-See e I-Roll. O motor é desligado temporariamente em descidas, retomando a operação de forma suave e automática, sem intervenção do motorista. Além disso, a tecnologia analisa a topografia e as condições da estrada para identificar o melhor momento de atuação.

A nova geração dessas tecnologias se ativa em velocidades acima de 60 km/h. Assim, o motor trabalha de forma mais eficiente, aproveitando a energia cinética do caminhão e reduzindo desperdícios.

Detalhes da integração

Segundo a Volvo, o I-See prevê quando uma subida está próxima e ajusta a velocidade antes da inclinação. Durante a subida, o sistema usa informações armazenadas para evitar trocas de marcha desnecessárias, garantindo uma transição mais suave.

Antes de uma elevação, o I-See aciona o Eco-Roll, que desengata a transmissão e permite que o caminhão role livremente. Isso economiza energia e diminui o uso de freios. Ao fim da descida, o sistema aplica o freio-motor no momento ideal ou mantém o impulso, dependendo da estrada.

O sistema também considera curvas, rotatórias e até o trânsito à frente. Para isso, utiliza mapas de alta resolução que permitem calcular a melhor estratégia de condução. Quando o controle de cruzeiro está ativado, o I-See gerencia marchas, aceleração, frenagem e deslocamento em roda livre, fazendo parte do pacote I-Save.

Declarações da empresa

Jan Hjelmgren, Chefe de Gestão de Produtos da Volvo Trucks, destacou a importância da inovação. “Nossos engenheiros fizeram isso de novo – inovando em uma nova tecnologia de motor que contribui para tornar o transporte por caminhão mais eficiente em termos de combustível”, afirmou.

Ele reforçou que a medida integra a estratégia de descarbonização da empresa. “Continuaremos a inovar para tornar nossos motores de combustão ainda melhores e reduzir nosso impacto no meio ambiente”, acrescentou.

Disponibilidade no mercado

O novo recurso será oferecido nos modelos Volvo FH e FH Aero, ambos equipados com motor diesel de 13 litros. A empresa confirmou que os clientes poderão encomendar a novidade a partir de setembro de 2025.

Além dessa inovação, a Volvo lançou recentemente um sistema de direção dinâmica atualizado, voltado para aumentar a segurança dos motoristas. A nova Direção Dinâmica Volvo consegue detectar um furo no pneu dianteiro e mitigar automaticamente o impacto em frações de segundo. Isso ajuda o condutor a manter o veículo estável mesmo em situações críticas.

Segurança nas estradas

Segundo a fabricante, o sistema reduz as forças laterais causadas por uma perda repentina de pressão de ar. Dessa forma, evita riscos de descontrole em casos de pneu furado.

Combinando eficiência energética e segurança, a Volvo reforça sua posição de liderança em tecnologia para transporte pesado. A estratégia segue alinhada com a busca por soluções sustentáveis e mais seguras nas estradas do futuro.

Aplicativo CPG Click Petroleo e Gas
Menos Anúncios, interação com usuários, Noticias/Vagas Personalizadas, Sorteios e muitos mais!
Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x