Volvo lança motor inédito com sistema start-stop em caminhões pesados, reduzindo combustível, CO2 e trazendo recursos avançados de segurança nas estradas.
A Volvo Trucks anunciou uma inovação inédita no setor de transporte pesado. A empresa sueca revelou o primeiro motor de caminhão com tecnologia start-stop do mundo. O recurso tem como objetivo reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2, reforçando a estratégia de descarbonização da fabricante.
Como funciona a tecnologia
O sistema se baseia nas tecnologias já conhecidas I-See e I-Roll. O motor é desligado temporariamente em descidas, retomando a operação de forma suave e automática, sem intervenção do motorista. Além disso, a tecnologia analisa a topografia e as condições da estrada para identificar o melhor momento de atuação.
A nova geração dessas tecnologias se ativa em velocidades acima de 60 km/h. Assim, o motor trabalha de forma mais eficiente, aproveitando a energia cinética do caminhão e reduzindo desperdícios.
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Detalhes da integração
Segundo a Volvo, o I-See prevê quando uma subida está próxima e ajusta a velocidade antes da inclinação. Durante a subida, o sistema usa informações armazenadas para evitar trocas de marcha desnecessárias, garantindo uma transição mais suave.
Antes de uma elevação, o I-See aciona o Eco-Roll, que desengata a transmissão e permite que o caminhão role livremente. Isso economiza energia e diminui o uso de freios. Ao fim da descida, o sistema aplica o freio-motor no momento ideal ou mantém o impulso, dependendo da estrada.
O sistema também considera curvas, rotatórias e até o trânsito à frente. Para isso, utiliza mapas de alta resolução que permitem calcular a melhor estratégia de condução. Quando o controle de cruzeiro está ativado, o I-See gerencia marchas, aceleração, frenagem e deslocamento em roda livre, fazendo parte do pacote I-Save.
Declarações da empresa
Jan Hjelmgren, Chefe de Gestão de Produtos da Volvo Trucks, destacou a importância da inovação. “Nossos engenheiros fizeram isso de novo – inovando em uma nova tecnologia de motor que contribui para tornar o transporte por caminhão mais eficiente em termos de combustível”, afirmou.
Ele reforçou que a medida integra a estratégia de descarbonização da empresa. “Continuaremos a inovar para tornar nossos motores de combustão ainda melhores e reduzir nosso impacto no meio ambiente”, acrescentou.
Disponibilidade no mercado
O novo recurso será oferecido nos modelos Volvo FH e FH Aero, ambos equipados com motor diesel de 13 litros. A empresa confirmou que os clientes poderão encomendar a novidade a partir de setembro de 2025.
Além dessa inovação, a Volvo lançou recentemente um sistema de direção dinâmica atualizado, voltado para aumentar a segurança dos motoristas. A nova Direção Dinâmica Volvo consegue detectar um furo no pneu dianteiro e mitigar automaticamente o impacto em frações de segundo. Isso ajuda o condutor a manter o veículo estável mesmo em situações críticas.
Segurança nas estradas
Segundo a fabricante, o sistema reduz as forças laterais causadas por uma perda repentina de pressão de ar. Dessa forma, evita riscos de descontrole em casos de pneu furado.
Combinando eficiência energética e segurança, a Volvo reforça sua posição de liderança em tecnologia para transporte pesado. A estratégia segue alinhada com a busca por soluções sustentáveis e mais seguras nas estradas do futuro.


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