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Volvo lança cinto de segurança com IA e 11 níveis de retenção após 50 anos de estudos e 80 mil análises de acidentes — estreia será no SUV EX60

Publicado em 22/07/2025 às 15:31
Volvo, Cinto de segurança
Imagem: Divulgação via CNN
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Volvo lança cinto com inteligência artificial e 11 níveis de retenção; estreia será no SUV EX60, previsto para 2026

A Volvo anunciou a criação de um novo cinto de segurança com inteligência artificial. A novidade será lançada no SUV elétrico EX60, previsto para chegar ao mercado em 2026. Reconhecida mundialmente por sua atuação em segurança automotiva, a marca sueca pretende usar o novo dispositivo em outros veículos no futuro.

Tecnologia desenvolvida com base em décadas de pesquisa

Segundo a própria Volvo, o novo cinto batizado de multi-adaptive safety belt é resultado de mais de 50 anos de estudos e análise de acidentes com mais de 80 mil ocupantes.

A empresa relembra que foi responsável pela criação do cinto de três pontos em 1959, tecnologia que teve a patente liberada para que todas as montadoras pudessem adotar.

A estreia da tecnologia será no EX60, um SUV elétrico de porte médio que ficará posicionado entre o EX30 e o EX90.

A expectativa da marca é que o cinto com inteligência artificial se torne padrão em toda a linha de carros nos próximos anos.

Personalização com base em 11 níveis de retenção

Diferente dos cintos convencionais, que contam com três perfis de força, o novo cinto adaptativo da Volvo trabalha com até 11 níveis diferentes de retenção. Isso permite um ajuste mais preciso, de acordo com o tipo de colisão e com o próprio ocupante.

Entre os fatores que influenciam esse ajuste estão a massa corporal da pessoa, a posição no banco e a postura no momento do impacto. Dessa forma, o sistema consegue oferecer mais segurança em diferentes tipos de acidentes.

Sensores e inteligência artificial fazem os ajustes

Para funcionar, o novo cinto depende de sensores localizados dentro e fora do carro. Eles monitoram informações como velocidade do veículo, direção do impacto e movimentação dos ocupantes.

Todos esses dados são processados por um sistema com inteligência artificial, que interpreta a situação e determina o nível exato de retenção que o cinto deve aplicar.

Tudo isso acontece em frações de segundo, para garantir a proteção ideal para cada passageiro, de forma individualizada.

Integração com outros sistemas de segurança

O cinto adaptativo é apenas uma parte de um ecossistema de segurança mais amplo, afirma a Volvo. Ele atua em conjunto com airbags, câmeras, assistentes de condução e sensores de ocupação.

Em caso de acidente, todos os sistemas trabalham de forma coordenada.

A Volvo também destacou que o sistema poderá receber atualizações por software. Assim, com base em novos dados de acidentes reais, o desempenho do cinto poderá ser melhorado ao longo do tempo.

Com informações de CNN.

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Romário Pereira de Carvalho

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