1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Volvo EX30 – chega ao mercado custando menos que BYD e ANDA MUITO! O carro de luxo mais barato do Brasil!
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 0 comentários

Volvo EX30 – chega ao mercado custando menos que BYD e ANDA MUITO! O carro de luxo mais barato do Brasil!

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 27/05/2024 às 00:25
Atualizado em 26/05/2024 às 22:30
Volvo EX30 – chega ao mercado custando menos que BYD e ANDA MUITO! O carro de luxo mais barato do Brasil!
Foto: Insideevs/UOL

Novo carro da Volvo, modelo EX30, chega para se tornar o carro de luxo mais barato do Brasil, oferecendo mais de 330 km de autonomia e 272 cv de potência.

A Volvo estabeleceu uma meta mensal de vendas de mil unidades para o novo Volvo EX30, o carro de luxo mais barato do Brasil. Este SUV compacto totalmente elétrico esteve em pré-venda por alguns meses e começou a ser entregue aos clientes brasileiros há cerca de duas semanas. Se a marca sueca conseguir consolidar seu plano, o mercado brasileiro de carros premium, atualmente liderado pelo Série 3 e o X1 (ambos da BMW e montados no Brasil), terá um novo número um.

Confira todos os detalhes do Volvo EX30: Preço, desempenho, motorização e mais

O Volvo EX30 tem argumentos sólidos para conquistar a marca de carro de luxo mais barato do Brasil. Em primeiro lugar, ele é fabricado na China, um país com extensa capacidade produtiva e excelente logística de entrega, como evidenciado pelo número de unidades que a BYD e a GWM conseguem trazer e vender mensalmente.

No entanto, o principal atrativo é o preço, que torna o Volvo EX30 o carro premium mais acessível à venda no país, superando qualquer modelo a combustão.

Os preços partem de R$ 229.950 em sua versão Core com bateria de 51 kWh. Nas demais versões, essa tem 69 kWh. Nesse caso, a Core custa R$ 249.950.

A Plus acrescenta coisas como rodas de 19 polegadas, ar-condicionado de duas zonas, carregador de smartphone sem fio, abertura elétrica da tampa do porta-malas e sistema de som Harman Kardon de 1.040 W – vai a R$ 277.950.  Por R$ 293.950, a topo de linha Ultra entrega rodas de aro 20, teto panorâmico, bancos elétricos e assistente às manobras de estacionamento.

Interior do novo carro de luxo mais barato do Brasil surpreende

Interior do carro de luxo mais barato do Brasil/Volvo

O Volvo EX30 não conta com quadro de instrumentos atrás do volante. Este está localizado na parte de cima da tela central vertical, de 12,3 polegadas. Ali também temos o mostrador para os sistemas de assistência à condução, que inclui o semiautônomo – tão eficiente quanto em outros produtos da marca.

O novo carro da Volvo conta com internet a bordo, e o sistema operacional é da Google. Desta forma, quem utiliza Android já consegue fazer tudo na própria tela, instalando seus aplicativos, como Google Maps, Waze e Spotify.

O carro de luxo mais barato do Brasil não possui Apple CarPlay, mas a empresa promete agregar essa tecnologia ao carro até o final do ano. No interior, o acabamento é bom, com materiais macios ao toque, a cabine une tecidos, borrachas e, em alguns casos, imitação de couro.

A parte dianteira possui dois porta-objetos. Um está no console central, e esconde as duas entradas USB. O outro fica sob o apoio do braço central. É retrátil e pode se transformar também em um porta-copos.

Volvo EX30 entrega 272 cv de potência

O carro conta com 2,65 metros de entre-eixos e o porta-malas, por sua vez, possui 318 litros. Contudo, por ser fundo, permite a acomodação de mais bagagem que o estimado pela baixa capacidade. Há ainda um segundo compartimento na frente, no qual é possível acomodar uma mochila. A dianteira conta com faróis full-LED, sem grade frontal, com uma carroceria bicolor a depender da versão. A traseira se destaca pelas lanternas com duas interligações.

Os 272 cv de potência e 35 kgfm de torque do carro de luxo mais barato do Brasil levam a um ganho de velocidade eficiente. Na prática, o modelo é mais rápido que o Compass. O Volvo EX30 pode ir de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos nas versões com bateria de 69 kWh, cumprindo a missão em um segundo a menos que o Jeep. A tração, inclusive, é traseira.

Já em relação às baterias, a recarga da versão de entrada pode ser feita em 26 minutos em carregadores rápidos, de até 134 kW. Para as demais, o processo leva 28 minutos em 153 kW. Já em Wallbox de 11 kW, os tempos são de seis e oito horas, respectivamente, de acordo com a Volvo. Vale mencionar que o modelo pode entregar 250 km de autonomia na versão Core e 338 km nas demais versões.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x