Novo carro da Volvo, modelo EX30, chega para se tornar o carro de luxo mais barato do Brasil, oferecendo mais de 330 km de autonomia e 272 cv de potência.
A Volvo estabeleceu uma meta mensal de vendas de mil unidades para o novo Volvo EX30, o carro de luxo mais barato do Brasil. Este SUV compacto totalmente elétrico esteve em pré-venda por alguns meses e começou a ser entregue aos clientes brasileiros há cerca de duas semanas. Se a marca sueca conseguir consolidar seu plano, o mercado brasileiro de carros premium, atualmente liderado pelo Série 3 e o X1 (ambos da BMW e montados no Brasil), terá um novo número um.
Confira todos os detalhes do Volvo EX30: Preço, desempenho, motorização e mais
O Volvo EX30 tem argumentos sólidos para conquistar a marca de carro de luxo mais barato do Brasil. Em primeiro lugar, ele é fabricado na China, um país com extensa capacidade produtiva e excelente logística de entrega, como evidenciado pelo número de unidades que a BYD e a GWM conseguem trazer e vender mensalmente.
No entanto, o principal atrativo é o preço, que torna o Volvo EX30 o carro premium mais acessível à venda no país, superando qualquer modelo a combustão.
- Mitsubishi Triton 2025 chega para virar o jogo e deixar Fiat Titano e Nissan Frontier para trás no mercado brasileiro!
- Com investimento COLOSSAL de R$ 9,5 BILHÕES, Stellantis adquire 20% da Leapmotor e agora pode produzir, vender e exportar os carros elétricos para a Europa e EUA!
- Volkswagen Taos 2025 chegou para roubar a cena: design elétrico, tecnologia incrível e a missão de desbancar Compass e Tiggo 7 no Brasil
- Stellantis revoluciona mercados com NOVA plataforma STLA Frame: Motorização a combustão e tecnologia de ponta em SUVs e picapes
Os preços partem de R$ 229.950 em sua versão Core com bateria de 51 kWh. Nas demais versões, essa tem 69 kWh. Nesse caso, a Core custa R$ 249.950.
A Plus acrescenta coisas como rodas de 19 polegadas, ar-condicionado de duas zonas, carregador de smartphone sem fio, abertura elétrica da tampa do porta-malas e sistema de som Harman Kardon de 1.040 W – vai a R$ 277.950. Por R$ 293.950, a topo de linha Ultra entrega rodas de aro 20, teto panorâmico, bancos elétricos e assistente às manobras de estacionamento.
Interior do novo carro de luxo mais barato do Brasil surpreende
O Volvo EX30 não conta com quadro de instrumentos atrás do volante. Este está localizado na parte de cima da tela central vertical, de 12,3 polegadas. Ali também temos o mostrador para os sistemas de assistência à condução, que inclui o semiautônomo – tão eficiente quanto em outros produtos da marca.
O novo carro da Volvo conta com internet a bordo, e o sistema operacional é da Google. Desta forma, quem utiliza Android já consegue fazer tudo na própria tela, instalando seus aplicativos, como Google Maps, Waze e Spotify.
O carro de luxo mais barato do Brasil não possui Apple CarPlay, mas a empresa promete agregar essa tecnologia ao carro até o final do ano. No interior, o acabamento é bom, com materiais macios ao toque, a cabine une tecidos, borrachas e, em alguns casos, imitação de couro.
A parte dianteira possui dois porta-objetos. Um está no console central, e esconde as duas entradas USB. O outro fica sob o apoio do braço central. É retrátil e pode se transformar também em um porta-copos.
Volvo EX30 entrega 272 cv de potência
O carro conta com 2,65 metros de entre-eixos e o porta-malas, por sua vez, possui 318 litros. Contudo, por ser fundo, permite a acomodação de mais bagagem que o estimado pela baixa capacidade. Há ainda um segundo compartimento na frente, no qual é possível acomodar uma mochila. A dianteira conta com faróis full-LED, sem grade frontal, com uma carroceria bicolor a depender da versão. A traseira se destaca pelas lanternas com duas interligações.
Os 272 cv de potência e 35 kgfm de torque do carro de luxo mais barato do Brasil levam a um ganho de velocidade eficiente. Na prática, o modelo é mais rápido que o Compass. O Volvo EX30 pode ir de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos nas versões com bateria de 69 kWh, cumprindo a missão em um segundo a menos que o Jeep. A tração, inclusive, é traseira.
Já em relação às baterias, a recarga da versão de entrada pode ser feita em 26 minutos em carregadores rápidos, de até 134 kW. Para as demais, o processo leva 28 minutos em 153 kW. Já em Wallbox de 11 kW, os tempos são de seis e oito horas, respectivamente, de acordo com a Volvo. Vale mencionar que o modelo pode entregar 250 km de autonomia na versão Core e 338 km nas demais versões.